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5 passos para ter uma alimentação saudável

5 passos para ter uma alimentação saudável

Com a correria do dia a dia, ter uma alimentação saudável não é prioridade para muitas pessoas. Infelizmente, as consequências afetam diretamente a saúde e qualidade de vida. Fazer refeições nutritivas e equilibradas é muito importante e não exige tantos esforços.

Pensando na relevância do assunto, trouxemos 5 passos para você começar a ter uma alimentação saudável e levar uma vida mais leve e feliz. Continue a leitura!

Passo 1: Saiba como está a sua saúde

Geralmente, associamos a alimentação saudável ao emagrecimento. Então, começamos a fazer dietas restritivas e sem nenhum acompanhamento médico. Isso é um perigo! O ideal é sempre buscar ajuda médica.

Se você quer começar a se alimentar melhor, procure um nutricionista. O profissional avaliará as suas condições de saúde e indicará tudo o que o seu organismo precisa.

Passo 2: Faça substituições

Não é fácil trocar uma porção de batatas fritas por um prato de salada. Mas mudanças radicais nem sempre levam à mudança definitiva. Para ter uma alimentação saudável, comece aos poucos.

E uma boa dica é fazer substituições. Se você ama arroz branco, que tal trocar pelo integral? Adora um chocolate depois do almoço? Pode ser a hora de optar por uma barra de cereal.

Não resiste a um copo de refrigerante? Que tal preparar um suco natural com a sua fruta predileta? Tente substituir alimentos calóricos e gordurosos por opções mais leves, nutritivas e saudáveis. Aos poucos, esses alimentos passarão a fazer parte da sua rotina.

Passo 3: Reserve um lugar agradável para se alimentar

Parece pouco relevante, mas este passo faz toda a diferença na vida de quem deseja ter uma alimentação saudável. Não ter um horário e um ambiente apropriado para comer torna a experiência ruim. Então, a tendência é mastigar pouco, comer rápido, ter uma digestão ruim e perder a noção de saciedade.

Evite distrações na hora das refeições, como assistir televisão ou mexer no celular. Este é um momento tranquilo, que deve ser apreciado. Por isso, sempre que possível, reserve um lugar calmo e silencioso para apreciar a refeição.

Passo 4: Hidrate-se todos os dias

Outro fator que muitas pessoas deixam de lado quando tentam ter uma alimentação saudável é em relação à hidratação. 

Beber água pura, ou seja, que não é disponível apenas em sucos e demais bebidas, ajuda no funcionamento do organismo e faz parte dos cuidados para ter uma alimentação saudável.

Especialistas indicam, em média, oito copos de água ao longo de todo o dia. Sendo assim, tenha sempre uma garrafa com água e, se for o caso, coloque lembretes no celular para que você não esqueça de se hidratar.

Passo 5: Seja persistente

Por fim, mas não menos importante: tenha persistência. Como falamos, a adoção de novos hábitos é um processo que requer tempo. É normal falhar algumas vezes, não conseguir dizer “não” a algum alimento processado. O importante é manter o foco.

Uma boa dica é usar o equilíbrio. Se você comeu algo que não devia na hora do almoço, procure se alimentar bem no lanche da tarde. A alimentação saudável não envolve restrição, mas sim a inserção de opções menos calóricas e mais nutritivas em seu dia a dia.

Com esses 5 passos, o seu processo para se alimentar melhor será muito mais fácil. Caso tenha muitas dificuldades, conte com a ajuda de um médico especialista. Ele é a melhor pessoa para orientar nesta situação. 

E você, como costuma se alimentar? Sentiu falta de alguma dica neste post? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião!

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