Geral

A mobilidade urbana e o meio ambiente

Com as cidades grandes cada vez mais populosas, soluções pensadas em moradia, transporte e equilíbrio com a natureza são cada vez mais importantes No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Atualmente, entre outras pautas, a data traz uma proposta de reflexão sobre a relação da mobilidade urbana e os […]

  • 20 de maio de 2022

Com as cidades grandes cada vez mais populosas, soluções pensadas em moradia, transporte e equilíbrio com a natureza são cada vez mais importantes

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Atualmente, entre outras pautas, a data traz uma proposta de reflexão sobre a relação da mobilidade urbana e os trabalhos feitos para compensação no meio ambiente, ou pelo menos de como podemos trazer menos impacto em nossas atividades rotineiras.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil, cerca de 65% das pessoas que vivem nas grandes capitais utilizam transporte coletivo, ou seja, ônibus, trens e metrôs.

Contudo, essa mesma pesquisa também demonstra haver um carro para cada quatro pessoas nesses espaços, o equivalente a aproximadamente 45 milhões de veículos circulando em todas as cidades do país.

Todos esses veículos, mesmo os coletivos, ainda têm grande impacto no meio ambiente. Por isso é essencial refletir sobre seus hábitos e como eles têm efeito na vida de todos, seja a curto, médio ou longo prazo.

Quer saber mais como encontrar um equilíbrio entre a sua mobilidade, moradia e meio ambiente? Continue a leitura!     

Como equilibrar a existência de cada vez mais carros nas cidades com o meio ambiente?

Mesmo o carro sendo uma invenção essencial na rotina dos seres humanos, continuar com seu uso, ao menos da forma como fazemos atualmente, é um risco muito grande para o futuro de nosso planeta, principalmente com o crescimento de resíduos despejados por eles na natureza.

Em 15 de agosto de 2019, o portal Mobilidade Sampa reportou um estudo sobre o tema, que levantava hipóteses sobre os impactos de um uso mais consciente de carros.

Segundo o site, caso esses veículos fossem usados apenas para trajetos de longas distâncias ou em emergências, os efeitos na natureza seriam extremamente reduzidos. No artigo, os especialistas teriam demonstrado que as maiores taxas de emissões de agentes poluentes vinham de carros parados em congestionamentos.

De acordo com o Inventário de emissões atmosféricas do transporte rodoviário de passageiros no município de São Paulo, um dos levantamentos mais atuais relacionados a esse tema, os carros são os maiores responsáveis pelas impurezas no ar da cidade, chegando a emitir cerca de quatro vezes mais poluição que um ônibus, atingindo 18,5 mg e 4,9 mg, respectivamente.

Em outras palavras, o estudo mostra que automóveis representam a emissão de 71% dos poluentes na cidade, enquanto a opção coletiva não ultrapassa os  25%, mostrando-se uma alternativa muito mais amigável ao meio ambiente e para a mobilidade na capital.

Mobilidade Urbana com transporte coletivo

O alto número de carros nas cidades também tem um grande impacto na questão da mobilidade urbana. Enquanto um carro pode ter no máximo cinco passageiros, um ônibus municipal tem, em média, 37 assentos mais os espaços em seus corredores, que podem elevar esse número ainda mais sem infringir nenhuma lei de trânsito.

Além disso, ao escolher um transporte coletivo a média de quilômetros de trânsito na cidade cai, pois as principais capitais do país, como São Paulo, têm faixas de uso exclusivo para os ônibus, fator que, indiretamente, contribui com a queda na emissão de poluentes.

Só na capital paulista, por exemplo, são mais de 550 km de faixas exclusivas e 131,2 km de corredores, ou seja, faixas que se tornam corredores de ônibus em horários de pico e trânsito na capital.

Logística Verde nas cidades com um Self Storage

Pensar no papel das empresas no combate ao impacto ambiental é essencial para nosso planeta. A logística verde nasce com a necessidade das empresas encontrarem um equilíbrio entre atender as necessidades pessoais de seus consumidores e gerar menos impacto negativo no meio ambiente, pensando no coletivo.

No âmbito geral, a logística verde tem como principais objetivos a diminuição do uso de embalagens prejudiciais ao meio ambiente e a redução de emissões de poluentes na atmosfera. Dessa forma, os danos gerados pelo processo produtivo de toda sua cadeia industrial são controlados.

Leia mais: Confira a entrevista que o CEO da GoodStorage participou sobre mobilidade urbana.

No recorte logístico, é necessário pensar em soluções ligadas ao last mile e como ter um serviço de qualidade sem tornar sua ação prejudicial à natureza. Esse é um grande ponto de reflexão nas empresas, principalmente as que trabalham com vendas pela internet.

Afinal, a cada ano é possível observar o aumento de compras realizadas de forma virtual, impulsionado pela praticidade de não ter que se deslocar nas cidades, ou mesmo pelo oferecimento de ofertas, tudo muito atrativo para os consumidores. O resultado disso, como não poderia deixar de ser, é o aumento do número de entregas e, consequentemente, de viagens e de emissão de poluentes.

Para se ter um paramento, segundo índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), no ano de 2021 as vendas por e-commerce cresceram 35,36%, comparando ao mesmo período do ano anterior, no qual as medidas restritivas contra a COVID-19 estavam em seu auge no Brasil.

E esses impactos não se restringem aos veículos. Afinal, todos os meios de entrega utilizam embalagens constantemente, sendo grande parte delas de plástico e isopor.

Pensando nessa questão, é essencial ter centros de distribuição de produtos em pontos-chave de cada cidade.

Você sabia que o Self Storage pode ser a solução nesse momento?

Além de gerar agilidade no momento de entrega, ter seu estoque perto dos consumidores viabiliza um menor impacto no meio ambiente, pois o espaço de deslocamento de entrega é encurtado.

Outro ponto interessante ao usar um Self Storage, é a questão da não necessidade de criação de novos espaços para venda ou armazenagem nas cidades. Afinal, ao se investir em uma solução como a da GoodStorage, é possível ter um ambiente controlado, seguro, perto dos consumidores e somente quando necessário.

Gostou do conteúdo? Venha conhecer as mais de 20 unidades por toda a cidade de São Paulo!

A GoodStorage é pioneira em oferecer espaços inteligentes voltados a indústrias e empresas​. Fale com nosso time e escolha a melhor unidade em espaço e localização para você! Solicite um orçamento sem compromisso.



    Veja também