Dicas

Como descomplicar mudanças depois de uma obra

Dicas de mudanças funcionam tanto para arquitetos e designers de interiores quanto para seus clientes Faltando 30 dias para as mudanças O processo de mudança nem sempre é fácil, principalmente depois de uma obra. Para facilitar esse momento, aqui vão algumas dicas do que fazer para deixar essa fase de transição mais fácil. O conteúdo […]

  • 10 de julho de 2019

Dicas de mudanças funcionam tanto para arquitetos e designers de interiores quanto para seus clientes

Faltando 30 dias para as mudanças

O processo de mudança nem sempre é fácil, principalmente depois de uma obra. Para facilitar esse momento, aqui vão algumas dicas do que fazer para deixar essa fase de transição mais fácil. O conteúdo é extraído do nosso e-book Mudança Assertiva. Esse planejamento com certeza vai descomplicar sua mudança.

Pesquise a contrate uma boa transportadora

Faça vários orçamentos, mas não compare apenas os preços. Considere as vantagens que a empresa oferece, como seguro e serviços de carregamento e empacotamento, e negocie valores por antecedência na reserva da data.

Faltando 25 dias: faça a lista dos objetos

Comece a anotar todos os objetos que você quer levar para o novo endereço. Faça também a lista de objetos que vão para self storage e dos quais você vai se desfazer. No entanto, lembre-se: desfazer-se não significa jogar no lixo.

Faltando 20 dias: hora do desapego

Todas as mudanças representação uma época de renovação. Se está mudando de casa, separe roupas boas para doação. Faça uma seleção de objetos que você não usará mais a partir desse dia e direcione-os para novos destinos. Se a mudança é de local do escritório, a mesma coisa. Talvez algum equipamento desatualizado possa ser doado a instituições que precisam de mobiliário.

Faltando 15 dias: embalagens

Com a lista de objetos em mãos, separe-os em categorias (pode ser por ambiente ou utilização) e comece a guardá-los* em caixas. Etiquete cada caixa com sua categoria.

Enquanto o dia da mudança não chega, deixe as respectivas caixas em seus ambientes. Pode ser que você ainda precise abri-las para pegar ou guardar* algum objeto. Evite selar as caixas com menos de 4 dias da data de mudança.

Faltando 10 dias: adiante as burocracias

Solicite desligamentos e transferências de TV a cabo, internet e telefones. Faça a alteração de endereços em instituições importantes, como bancos, planos de saúde, assinaturas diversas, entre outros.

Faltando 9 dias: cuidando dos melhores amigos

Se você tiver animais de estimação, organize locais para que eles fiquem bem acomodados durante o período de viagem. Podem ficar na casa de algum membro da família ou amigo, ou opte por hotéis para pets.

Faltando 8 dias: guarde o que é de valor

Separe todos os objetos de valor em caixas separadas ou cofres para serem transportados por você. É a melhor forma de evitar transtornos com perdas de joias, documentos, cartões de crédito, entre outros objetos de valor para você.

Faltando 7 dias: prepare o kit de utilidades

Separe itens que servirão para o dia a dia do período de transição, seja no antigo ou novo locais. Você vai precisar de escovas de dentes, alguns talheres (apenas o necessário para o número de pessoas que irá se mudar), produtos de limpeza, utensílios de cozinha e banheiro e pratos.

Faltando 6 dias: avise os interessados

Se você vai se mudar para um condomínio, avise zeladores e síndicos. Também vale a pena comunicar vizinhos, pois você fará barulho; deixá-los avisados já cria uma relação de confiança e harmonia do novo local. Verifique os horários permitidos para mudança e respeite-os para não pagar multas ou atritos com os vizinhos mais próximos.

Faltando 5 dias: limpeza

Faça a limpeza geral do local para onde você vai se mudar. Envie roupas de cama, mesa e banho para a lavanderia e organize-se para retirá-los assim que a mudança estiver feita.

Faltando 4 dias: feche as caixas

Sele todas as caixas e deixe-as alocadas em regiões da casa que facilitem o transporte para o caminhão de mudanças. Confira se todas estão identificadas corretamente.

Faltando 3 dias: as responsabilidades da mudança

Faça uma lista de todas as tarefas durante a mudança e defina cada responsabilidade para os participantes da mudança, sejam eles família, amigos ou parceiros.

Faltando 2 dias: apagando a luz

Desligue eletrodomésticos, deixe geladeira e freezers, já vazios, descongelarem; deixe-os com as portas abertas e, no dia seguinte, passe um pano seco para tirar a umidade e evitar mofo.

Retire lâmpadas de ambientes que não serão mais utilizados e guarde-as protegidas com plástico bolha em caixas específicas para isso.

Faltando 1 dia: guardando tudo o que falta

Móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos devem ser fotografados para comprovar o estado de conservação antes e depois da mudança. Assim você tem maiores garantias de proteção com a transportadora. Fotografe conexões de fios para saber a forma correta de religá-los no novo endereço.

O grande dia da mudança: confirmação e organização

Ligue para a transportadora bem cedo, para confirmar a chegada da equipe. Tenha liderança para seguir o seu cronograma e fique de olho em como a equipe da transportadora trabalha com seus pertences. Veja se você está com as chaves do novo endereço e do box do self storage que utilizará para guardar suas coisas que não seguem com você.

Gostou do conteúdo? Acompanhe a GoodStorage no Instagram e no Facebook e veja nossas novidades!

*Para melhor compreensão, guarda é entendido como a alocação dos bens pelo locatário no box locado pela GoodStorage.



    Veja também