Dicas

Trânsito em São Paulo: Saiba como Driblá-lo

Engarrafamentos quilométricos já se tornaram uma das marcas negativas da cidade de São Paulo. Todos os dias, o trânsito nas maiores e menores vias faz com que as pessoas tenham de sair de casa muito tempo antes e, por vezes, percam compromissos. De acordo com a 8ª Pesquisa Sobre Mobilidade Urbana, o paulistano gasta, diariamente, em torno […]

  • 2 de dezembro de 2014

Engarrafamentos quilométricos já se tornaram uma das marcas negativas da cidade de São Paulo. Todos os dias, o trânsito nas maiores e menores vias faz com que as pessoas tenham de sair de casa muito tempo antes e, por vezes, percam compromissos. De acordo com a 8ª Pesquisa Sobre Mobilidade Urbana, o paulistano gasta, diariamente, em torno de 2 horas e 46 minutos em todos os seus deslocamentos de carro. Imagine o quanto isso representa ao longo de um ano todo! Para sair dessa situação de “escravo do trânsito”, existem diversas atitudes que você pode tomar. Tudo, é claro, dentro de uma lógica inteligente de aproveitamento do espaço urbano. Confira as sugestões que separamos.

Transporte alternativo

A opção por meios de transporte alternativos está no topo da lista de quem busca uma vida mais cidadã e inteligente em meio ao espaço urbano. Por mais conforto que possa oferecer, o carro é um dos principais vilões no aumento progressivo do trânsito das grandes cidades. Sem contar que, na maioria das vezes, não é a solução mais rápida para chegar ao trabalho ou voltar para casa. Célebre por seus altos índices de engarrafamento, São Paulo traz cada vez mais alternativas de transporte para a sua população – com as ciclovias ou faixas de ônibus.

Bicicleta            

Já pensou poder se deslocar para o trabalho e, ao mesmo tempo, praticar um exercício físico? A opção pela bicicleta como meio de transporte ganha cada vez mais força e ajuda a evitar o trânsito de São Paulo.

Transporte público            

Além de ser econômico, o transporte público colabora para a redução do trânsito e favorece o meio ambiente (já que, na prática, significa menos carros circulando e poluindo). Em São Paulo, existem muitas maneiras de se deslocar dessa forma: de ônibus, metrô ou trem. No caso dos ônibus, a agilidade só aumenta, graças à instalação de faixas exclusivas em diversas vias da cidade. Que tal rever o uso do carro no seu dia a dia?

Combinações

Trabalha muito longe para ir pedalando? O metrô fica distante de casa ou do escritório? Sem problemas. Uma das melhores maneiras de aproveitar os meios alternativos de transporte é mesclá-los. Como? Experimente, por exemplo, ir de bike até o metrô e, assim que chegar na estação mais próxima do trabalho, pedalar o restante do percurso. Ou ainda: deixe o carro na estação de metrô mais perto de casa e conclua o trajeto de ônibus ou a pé.

Informação o tempo todo

Seja por meio do serviço jornalístico de rádios, seja nos principais jornais da TV, as informações sobre o trânsito de São Paulo estão cada vez mais fáceis de ser obtidas. Procure se informar sempre antes de sair de casa, principalmente naquelas ocasiões em que atrasos são inaceitáveis, e confira se o seu trajeto está com algum problema.

Rotas alternativas

Está enfrentando muitas dificuldades no trajeto diário? Que tal buscar uma rota alternativa? Ao utilizar recursos simples, como o Google Maps, você poderá descobrir vias diferentes e até linhas de ônibus que você nem conhecia e que podem passar a ser utilizadas. Se for usar o carro, procure memorizar as sugestões de ruas e aproveite as vantagens do novo caminho.

Mãozinha on-line 

Para quem quer um auxílio extra ao enfrentar o trânsito, há uma série de aplicativos e sites disponíveis. Separamos os melhores e que, certamente, deixarão seus trajetos mais ágeis. Você já conhece?

Moovit

Com o Moovit, você fica sabendo rapidamente quais os horários de ônibus em cada ponto, bem como as rotas do metrô e do trem. O monitoramento ocorre em tempo real! Além disso, os usuários podem avaliar motoristas ou até informar atrasos e lotações.  

Waze

Um dos apps de trânsito mais populares, o Waze se tornou praticamente uma necessidade de quem quer evitar o trânsito. Por meio do GPS e de uma constante troca de informações, o aplicativo indica qual é a melhor rota para que você chegue antes e pegue sempre menos engarrafamento.

Fale Trânsito

Por comandos de voz, você pode informar como está o trânsito na sua cidade. Quer saber se há engarrafamento em uma região específica? Basta selecionar a via no mapa e solicitar informações ao aplicativo.

CET

Ideal para ser consultado antes de sair de casa, o portal da CET oferece um informativo completo sobre o estado do trânsito na cidade de São Paulo. O Mapa de Fluidez indica quais as vias estão mais congestionadas. Confira, ainda, o Gráfico de Lentidão, a aba Ocorrências e a de Lentidão por Corredor.

Ecovias

Vai pegar a estrada? Trabalha ou mora no ABC? No perfil do Twitter da concessionária Ecovias (@_ecovias), é possível consultar informações sobre as vias do sistema Anchieta-Imigrantes. O atendimento on-line é 24 horas.



    Veja também