Dicas

Como Ter Mais Criatividade na Decoração da Sua Casa

“Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição.” Você não precisa ser um super designer de interiores para ter boas ideias de decoração. Abrir a mente para criar é mais fácil do que você imagina Calma! Não queremos que você saia quebrando as paredes da sua casa. Resolvemos iniciar esse artigo […]

  • 27 de março de 2019

“Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição.”

Você não precisa ser um super designer de interiores para ter boas ideias de decoração. Abrir a mente para criar é mais fácil do que você imagina

Calma! Não queremos que você saia quebrando as paredes da sua casa. Resolvemos iniciar esse artigo com a célebre frase de Pablo Picasso para inspirar você a conquistar ambientes mais criativos, aconchegantes e com a sua personalidade na sua decoração.

Criatividade é uma característica inerente à nossa espécie. No entanto, devido aos condicionamentos, crenças limitantes e desestímulos para uma vida criativa, muitos de nós desaprendemos a criar.

Dizemos “desaprendemos” porque, se você observar uma criança brincando, perceberá que nascemos para transformar ideias em realidades. Usemos isso como exemplo.

Imagine (ou veja!) uma criança brincando com peças de montar. O que ela faz? Monta, desmonta, constrói, desconstrói, monta coisas novas.

Quando termina de brincar, as peças são devolvidas à caixa para, em outra ocasião, ganharem novas formas, novas vidas, novas histórias e novos significados.

Volte a ser curioso

Maria Montessori, médica e educadora italiana, percebeu que o desenvolvimento humano se dá em fases. Ela chamou de mente absorvente o período da infância quando a aprendizagem é natural e orgânica.

Para ser criativo é preciso trazer à tona uma característica fundamental dessa época: a criatividade que nos instiga a questionar, buscar o novo e quebrar conceitos.

Aqui vão algumas dicas para você reeducar sua mente para esse tipo de processo criativo:

  • Aumente seu repertório: acesse portfólios de decoradores (Pinterest e Instagram são ótimas ferramentas), mas saia de casa para visitar centros culturais e exposições de arte;
  • Converse sobre ideias: ouça o que as pessoas têm a dizer; esteja aberto a ouvir críticas e conhecer experiências fora do seu universo; faça mais perguntas do que afirmações e ouça as opiniões com sinceridade;
  • Leia mais: preste atenção aos detalhes descritivos de ambientações e tente criar cenários imaginários para desenvolver seu potencial de mentalização.

Mãos à obra

A ação é a principal forma de criatividade. Com sua mente abastecida por mais repertório, chegou a hora de agir. Só que, tal como um pintor que precisa de uma tela em branco, você conseguirá criar decorações melhores se o seu ambiente estiver vazio.

Por isso, antes mesmo de desenhar suas ideias de decoração no papel (isso é uma ótima estratégia), tire tudo que estiver no local. Deixe-o limpo, pare por alguns momentos no ambiente, medite sobre ele, sem pressa, e veja as possibilidades latentes naquele espaço.

Trazendo novamente nosso amigo Pablo Picasso para o jogo, é como se você destruísse os velhos conceitos para dar chance às novas possibilidades para sua casa.

Novas formas, novas histórias e novos significados nascerão dali, pode ter certeza.



    Veja também