Conheça as tendências da logística reversa e entenda como elas podem fazer o seu negócio crescer

Atualmente, implantar um sistema bem-sucedido para efetuar trocas, coletar descartes e gerenciar devoluções é tão importante a uma empresa quanto uma boa distribuição.

Tema cada vez mais relevante no mundo corporativo, a logística reversa tem importância dupla para as empresas na atualidade. Além de reforçar a imagem da corporação como aliada da sustentabilidade, ela traz vantagens financeiras: economiza-se com a reutilização de produtos, embalagens, componentes, matéria-prima. E ainda há o ganho competitivo, já que ser eficiente quando o cliente precisa trocar ou devolver uma mercadoria coloca você muito à frente da concorrência, sobretudo nos inconsistentes serviços prestados pelo e-commerce brasileiro.

Existem duas áreas de logística reversa: a de pós-consumo e a de pós-venda. A primeira lida com bens que os consumidores descartam; já a segunda é focada em produtos pouco ou nunca usados, que devem ser retornados. Gerenciar canais de coleta e distribuição, fazer a triagem dos itens devolvidos e enviá-los a um endereço específico – de lojas físicas e fornecedores à fábrica ou ao centro de distribuição – viraram funções estratégicas.  

Estas são algumas das principais tendências da área:

Investimento em tecnologia

Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data... Para onde quer que se olhe, o futuro está ligado à tecnologia. Investimentos tecnológicos já impactam de maneira decisiva a logística reversa de inúmeros negócios, reduzindo custos, otimizando a performance em diversos elos da cadeia de abastecimento, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e melhorando a experiência do consumidor. Não deixe para surfar a onda amanhã: mantenha-se atualizado, aberto a inovações e à frente dos concorrentes.

Adoção de sistemas mais inteligentes

Na logística reversa, falhas podem causar grandes danos à empresa, que precisa lidar com obrigações jurídicas, responsabilidade ambiental e o estresse de consumidores – ser obrigado a devolver ou trocar um produto, afinal, sempre provoca aborrecimento. Adote sistemas inteligentes, capazes de oferecer um controle de estoque seguro. Assim, você monitora corretamente saídas e entradas, identificando com rapidez cada ponto de origem. Todos os processos de retorno e reenvio terão muito mais agilidade, aumentando as oportunidades de fidelização dos clientes.

Expansão da geolocalização

Elas alteram a velocidade de processos logísticos e aprimoram os serviços de transporte. As tecnologias de geolocalização estão se tornando protagonistas no setor e oferecem uma série de benefícios, como identificar e apontar rotas inteligentes para recolher materiais ou mercadorias. Escolhendo trajetos mais rápidos e seguros, seu negócio será mais competitivo.

Inovação nas parcerias comerciais

Outro movimento em alta no mercado são parcerias e colaborações firmadas com transportadoras para a aplicação da logística reversa. A empresa pode aproveitar os itinerários de entrega para coletar produtos, poupando o consumidor de burocracia e otimizando os gastos com frete, já que os veículos não voltam vazios.

Se você precisa de pontos de distribuição dentro de São Paulo para planejar, operar e controlar o fluxo de retorno de mercadorias, faça um orçamento com a gente. Temos 11 unidades espalhadas pela cidade, prontas para te ajudar a estocar material e abastecer toda a cadeia produtiva com rapidez, eficiência e economia.  

 

A GoodStorage é o maior rede de self storage de São Paulo, com 11 unidades localizadas em pontos estratégicos. A GoodStorage oferece a locação de box de 1m² a 100m² para armazenar o que tem valor para a sua empresa pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança. Solicite o seu orçamento.