BLOG GOODSTORAGE

4 dicas para melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce

dicas-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario

Um cliente feliz não é só um alguém que compra na sua loja. Quando satisfeito, além da fidelização, ele se torna um promotor da sua marca para amigos e familiares! Quer descobrir como?

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já foi mal atendido em algum estabelecimento e não voltou mais, certo? Mesmo sendo comum, essa má experiência impede o crescimento de empresas de todos os nichos, até mesmo no mundo online.

Saber como oferecer uma experiência do usuário adequada pede atenção em alguns pontos principais. Quer descobrir quais são eles e como ser uma empresa amigável para os usuários? Continue a leitura!

O que é experiência do usuário?

Antes de começar as melhorias, é essencial saber o que é realmente buscado no momento de fazer mudanças ou upgrades no seu negócio.

A experiência do usuário envolve vários sentimentos e percepções da pessoa ao realizar uma interação ou ação no seu site. Os pontos principais são:

  • facilidade para localizar o produto desejado; 
  • velocidade do site;
  • qualidade das imagens e informações;
  • comentários;
  • e a segurança passada. 

Isso irá ajudá-lo a construir sentimentos e uma sensação com relação à sua marca. Sempre teste e vivencie a experiência do usuário antes de lançar algo novo, assim pode verificar falhas e possíveis melhorias.

Vamos ver como melhorar as suas interações com os clientes?

1. Faça otimizações em seu e-commerce

Seu site é sua vitrine, no mundo online ele representa sua localização ideal, atendimento e negociação em um único ambiente. Diferente da loja física, muitos usuários querem ter as informações sobre o que é ofertado sem precisar falar com alguém, mas isso não é sinônimo de frieza, ok? Tenha os elementos descritivos de maneira clara e acessível, além de apostar em uma linguagem acolhedora.

Para ter um e-commerce que atenda as expectativas e proporcione a melhor experiência do usuário possível, as otimizações devem ser periódicas e sempre se adaptar às novidades do mercado.

Seu site deve ser rápido, ter imagens reais dos seus produtos e conter as principais informações de cada item. Os usuários sempre buscam o tamanho, métodos de pagamentos, tempo de entrega e comentários dos compradores anteriores. Por isso, tente deixar tudo bem visível ao seu público. Contudo, esteja pronto para eventuais dúvidas!

2. Treine seu time de atendimento

O time de apoio ao cliente deve estar sempre a postos para resolver os problemas de quem está querendo realizar uma compra ou de quem já realizou e está enfrentando possíveis dificuldades.

Processos podem falhar, a entrega pode ter algum contratempo ou as respostas sobre especificações do produto não estão completas. Esse e outros empecilhos podem acontecer, por isso, ter profissionais capacitados são essenciais para uma boa experiência do usuário.

No treinamento, evidencie que a simpatia e a praticidade devem estar sempre na mente dos colaboradores. Proponha um quadro de perguntas e respostas mais frequentes, um prazo máximo para as respostas e uma troca de conhecimentos para que todos possam se ajudar no dia a dia.

Em épocas de promoções, não se esqueça de passar todas as regras do evento com antecedência e prepare um momento para tirar as possíveis dúvidas da equipe, assim todos estarão capacitados.

3. Tenha ações interativas nas redes sociais

Na internet, muito mais do que preços competitivos, as pessoas buscam também proximidade e isso é um fator essencial na experiência do usuário, por isso quando a pessoa se identifica com o propósito e atendimento da marca, sua relação é de fidelização e promoção da marca.

As redes sociais são excelentes ferramentas para, além de tirar dúvidas e promover produtos, trazer a marca para mais próximo dos seus seguidores. Faça enquetes, abra para perguntas e faça posts com conteúdo que agreguem à  imagem, não só promoções, combinado?

4. Proponha o Same Day Delivery

Comprar na internet é uma maravilha, você pode pesquisar e comparar preços com apenas alguns cliques. Contudo, esperar muitos dias até ter o que tanto  deseja pode ser um problema para os usuários.

Você sabia que 51,2% dos usuários afirmaram que pagariam mais caro por um item desde que tivessem uma boa experiência de compra? Isso inclui todos os itens citados acima e, claro, uma entrega ágil e segura!

A Same Day Delivery é uma proposta de entregar as compras no mesmo dia, ou no dia seguinte dependendo do horário da compra. Tendo um modelo de entregas nessa linha proporciona uma melhor experiência do usuário e pode ajudar no aumento dos lucros. Uma estratégia e tanto, não é mesmo?

A GoodStorage está pronta para te auxiliar nesse momento de melhorias! Somos a maior rede de self storage de São Paulo. Com 17 unidades em pontos estratégicos da cidade, você economiza no Last Mile (um dos pontos mais caros dos fretes)!

Nossos boxes são de 1 m² a 1000 m², você só paga pelo espaço que utiliza e somente nos meses que precisa, sem contratos ou multas. Faça agora um orçamento sem compromisso e receba nossas promoções.

GoodStorage na mídia

Valor EconômicoJovem Pan NewsMais VocêExameEstadãoG1
Ligar Faça um orçamento Orçamento Chat Online Chat Online Entre em contato. Email 1122221220 Whatsapp