Empreendedorismo

Empreendedorismo na terceira idade: como dar o primeiro passo

A aposentadoria deixou de ser sinônimo de descanso para se tornar a oportunidade de investir em novos objetivos e sonhos, o que falta para você começar seu novo negócio? O movimento de empreender está cada vez mais em alta no  mundo todo. Jovens, adultos e seniores estão buscando a criação de novas oportunidades de emprego, […]

  • 30 de novembro de 2021

A aposentadoria deixou de ser sinônimo de descanso para se tornar a oportunidade de investir em novos objetivos e sonhos, o que falta para você começar seu novo negócio?

O movimento de empreender está cada vez mais em alta no  mundo todo. Jovens, adultos e seniores estão buscando a criação de novas oportunidades de emprego, geralmente atreladas à realização de sonhos e boa qualidade de vida.

Por isso, saber como e quando dar os primeiros passos para o empreendedorismo na terceira idade é fundamental para quem busca uma maior satisfação na vida pessoal e profissional.

Pronto para começar a investir? Acompanhe nosso conteúdo!

O que levam as pessoas a empreender na terceira idade?

Segundo os estudos realizados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), atualmente,  existem 53,4 milhões de brasileiros à frente de atividades empreendedoras. Por isso, não é nenhuma surpresa que cada vez mais pessoas queiram se reinventar.

Com a expectativa de vida cada vez mais alta, homens e mulheres não querem ficar em casa com tempo ocioso. Acostumados com a vida cheia de afazeres, os seniores buscam no empreendedorismo a oportunidade de manter seu padrão de vida e ainda realizar sonhos adiados na juventude. Ter mais experiência, tanto de vida quanto profissional, é um diferencial para essa faixa etária, pois com essa maturidade as chances de cometer erros é menor. 

Afinal, o que motiva as pessoas deixarem de lado o descanso e apostarem parte de suas economias em um novo sonho? A mesma pesquisa realizada pela GEM aponta alguns motivos:

  • necessidade de uma renda complementar a aposentadoria, na busca de uma melhor qualidade de vida;
  • pouca oportunidade de emprego, porém com dívidas a pagar;
  • propósito, não querem mais fazer pelos outros, mas sim para seu futuro e da família, agora com mais segurança;
  • ocupar a mente e ainda poder participar ativamente da vida dos filhos e netos.

Conheça as características dos empreendedores na terceira idade

Representando quase 8% dos empreendedores do Brasil, os investidores com mais de 65 anos, são pessoas que possuem grande conhecimento de mercado. Por isso, muitos optam por apostar em nichos nos quais já trabalharam, pois, assim aproveitam contatos e experiência.

Outra característica do empreendedorismo na terceira idade, é estar aliada a trabalhos mais intelectuais do que os braçais. Para preservar a saúde e o bem-estar, quem investe após a aposentadoria busca negócios e posições para ser um administrador e/ou consultor. 

Muitos que não possuem uma educação formal em administração, por exemplo, buscam cursos ou mesmo universidades para aprenderem melhores formas de liderança e controle financeiro do novo negócio.

Então saiba, se pretende fazer novos negócios, esteja aberto a buscar cada vez mais conhecimento e parceiros comerciais.

Modelos de negócios para considerar no empreendedorismo na terceira idade

Há várias formas de ser um empreendedor no Brasil, cada uma tem prós e contras, mas tudo depende dos objetivos traçados e investimento disponível para dar início a este sonho. Conheça agora algumas opções:

  • MEI: Microempreendedor Individual

O pequeno empresário, ou MEI, pode atuar em diversos nichos e pode ter até um funcionário com salário mínimo e registro em carteira. Contudo, os lucros só podem ser de até R$ 81 mil ao ano e não pode atuar como sócio em qualquer outra empresa.

  • Franquias

Não há necessidade de criar uma marca, todos os processos tanto de regras quanto criativos já estão estabelecidos, o que é uma grande vantagem no empreendedorismo na terceira idade, pois não há inovações, mas sim um investimento e gerenciamento. Contudo, lembre-se: você deverá seguir as regras e padrões mesmo sendo dono.

  • Startups

É a opção para quem deseja criar uma empresa diferente das que conhece. Há riscos de investimentos, porém a liberdade criativa e de atividades é maior e mais satisfatória. Se você sempre quis ditar as regras e ter responsabilidade, uma startup pode realmente ser a realização de um sonho!

  • MMN: Marketing Multinível

Esse é um modelo de negócios para quem ama e domina a arte das vendas. Aqui não há a necessidade de investir em pontos de venda ou estoque, porém,  há a necessidade de saber onde encontrar novos contatos e estar sempre atualizado.

O que fazer para possibilitar a abertura de um novo negócio

Para dar o primeiro passo no empreendedorismo na terceira idade, é essencial que você:

  • compartilhe sua ideia com a família, amigos e possíveis investidores;
  • valide suas hipóteses, como as opções de modelos de negócios e o que pretende fazer;
  • procure investidores ou aceleradoras para realizar seu sonho, sempre com um plano de negócio já estruturado;
  • tenha foco, abrir um novo negócio não é simples, mas se essa é a possibilidade de realizar seus planos, não desista.

Quais os desafios do empreendedorismo na terceira idade?

Especialistas em gestão empresarial apontaram os principais fatores limitantes e desafiantes para novos empreendedores:

  • Gestão de pessoas

Independentemente do seu modelo de negócio, saiba que a gestão de pessoas é real e deve ser uma das prioridades para quem busca sucesso. Busque cursos, palestras, livros e afins para se preparar para esse desafio.

  • Complexo sistema tributário e burocracias

Mesmo os mais experientes podem ter dificuldades em contratos e impostos para empresas e microempresas, por isso é essencial ter contatos de advogados e contadores para consultorias e aprendizagem.

  • Marketing e vendas

Saber conversar é muito importante, mas estar no mundo digital é essencial em tempos de modernização. Esteja aberto a novos modelos e investimentos no marketing; caso nunca tenha atuado na área ou áreas correlacionadas, faça um preparo prévio com cursos gratuitos e considere a contratação de um profissional para dar início às atividades.

  • Parceiros comerciais

Não importa o nicho em que pretende atuar, ter parceiros é essencial para alcançar  mais pessoas e driblar os desafios que citamos acima. Por isso, vá em busca de empresas que conversem com o seu negócio e podem ser a solução para problemas do dia a dia de sua empresa.

A GoodStorage, com 18 unidades na cidade de São Paulo, é a parceira de soluções ideal para e-commerces, lojistas com grandes estoques e todos aqueles que precisam de mais espaço, com  preços justos e sem burocracia. Venha conversar com a nossa equipe e faça um orçamento sem compromisso!



    Veja também