Logística

Entenda o que é fulfillment na logística e como aplicar em seu negócio

Ponto crítico para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho, a logística pode determinar o sucesso ou fracasso do seu e-commerce e o fulfillment pode ajudar neste resultado Se você tem um e-commerce, você já sabe que a logística é um ponto crítico do seu negócio. Na logística, usa-se o termo fulfillment para se referir ao […]

  • 16 de fevereiro de 2022

Ponto crítico para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho, a logística pode determinar o sucesso ou fracasso do seu e-commerce e o fulfillment pode ajudar neste resultado

Se você tem um e-commerce, você já sabe que a logística é um ponto crítico do seu negócio. Na logística, usa-se o termo fulfillment para se referir ao atendimento do pedido do que cliente, que inclui diversas etapas desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final.

Gerenciar a logística de atendimento do pedido do cliente pode ser extremamente desafiador. É por isso que muitos e-commerces optam por trabalhar com uma empresa de logística terceirizada. Essa é provavelmente a maneira mais fácil de dimensionar seu comércio eletrônico e vender mais produtos a cada mês. Com a logística cuidada, você pode se concentrar no pleno desenvolvimento de sua loja online.

O que é fulfillment?

Fulfillment é todo o processo desde a consulta pelo consumidor no ponto de venda (físico ou digital) até a entrega do produto englobando as áreas de planejamento estratégico da operação, recepção de pedidos, armazenamento, controle de estoque, distribuição, logística, acompanhamento das entregas através do rastreamento, setor de relacionamento com os clientes, recebimento e análise de feedback dos clientes, entre outros.

O processo de fulfillment pode ser aplicado tanto para pedidos business-to-business (B2B) – em que grandes quantidades de produtos são enviadas para grandes varejistas – quanto para pedidos business-to-consumer (B2C), que são enviados diretamente para a casa do comprador final.

Etapas do fulfillment

Desde o gerenciamento de estoque até a escolha da embalagem correta para o peso dimensional, diversas outras ações compõem todo o processo do order fulfillment.

O fluxo do atendimento de pedidos de clientes inclui recebimento de estoque, armazenamento de produtos, separação de produtos, coleta e embalagem de itens e envio de pedidos, além da importantíssima etapa do pós-entrega.

A maioria dos donos de empresas que gerencia o atendimento de pedidos internamente gasta uma quantidade significativa de tempo gerenciando a equipe, fornecendo suporte ao cliente e supervisionando todo o processo logístico.

Com um atendimento terceirizado, o processo parece bem simples. Na verdade, tudo o que você realmente precisa fazer é ter um estoque suficiente. Contar com uma rede dedicada de centros de atendimento, garante entregas pontuais, custos de envio mais baixos e uma experiência positiva para o cliente.

Terceirizar ou não o processo: eis a questão

A maioria das empresas começa atendendo seus próprios pedidos e, à medida em crescem, adotam a terceirização do atendimento de pedidos.  Alguns sinais podem indicar se essa é a melhor hora para terceirizar como por exemplo:

Suas vendas são cíclicas ou irregulares – Se o número de pedidos que você processa é irregular ao longo de um ano, não compensa administrar nem ter seu próprio armazém. Uma empresa de logística pode ser uma solução muito mais eficaz para suas necessidades. O mesmo acontece com os picos inesperados de vendas, como nas datas sazonais – Dia das Mães, Black Friday, entre outros.  Administrar sozinho pode gerar atrasos nas promessas de entrega dos pedidos, resultando na insatisfação dos consumidores.

Lidar com o atendimento toma muito tempo – Se você está tão ocupado lidando com o atendimento de pedidos e não se concentra no crescimento e expansão do seu negócio, é uma boa hora para ter um parceiro logístico. 

Falta de infraestrutura – O envio para locais em todo o país ou até mesmo no mundo apresenta desafios logísticos que aumentam as despesas e os tempos de envio, entre outras coisas, dificultando o seu crescimento.

Você precisa de mais espaço de armazenamento – Antes de terceirizar a logística de atendimento, geralmente, os produtos ficam acumulados em uma garagem, escritório ou qualquer outro lugar não tão adequado.

A terceirização do fulfillment de um e-commerce tem muitas vantagens, como menores taxas de envios, custos operacionais reduzidos e um alcance mais amplo para ajudá-lo a crescer. O sucesso do seu negócio não depende apenas da qualidade de seu produto, mas também da qualidade de seu serviço de fulfillment, que desempenha um papel crucial na excelência do negócio.

Confira alguns benefícios que a terceirização do fulfillment pode trazer:

Agilidade no envio – Mesmo que você não opere uma loja física, a localização física ainda importa no comércio eletrônico. Como as opções de envio rápido e acessível são importantes para os consumidores, otimizar sua operação de atendimento com base em onde seus clientes residem ajudará você a alcançar o maior número de pessoas da maneira mais econômica.

Reduzir as distâncias de envio dos produtos, normalmente reduz o custo de envio e o tempo em trânsito. Outra solução estratégica para otimizar o atendimento é distribuir o estoque para vários locais próximos de seus clientes.

Frete mais econômico – Com velocidades de envio rápidas, como em 2 dias e até mesmo o same delivery, isso é, o envio no mesmo dia, se tornando mais prevalentes, reduzir o tempo de envio e os custos de frete atrai mais clientes.

Planejamento de estoque – A falta de estoque leva à insatisfação do cliente, falhas na experiência geral do cliente e danos à reputação da marca. Por outro lado, manter um estoque volumoso à mão aumenta os custos de armazenamento e transporte. Também aumenta seu risco, pois a demanda por esses itens pode cair antes de vendê-los. O fulfillment ajuda a prever e planejar cuidadosamente os níveis de demanda.

Juntos somos mais fortes

As entregas são um verdadeiro desafio na vida de todo dono de e-commerce. Mas a GoodStorage pode contribuir para o desempenho do seu negócio. Quer ver como?

São mais de 18 unidades em pontos estratégicos da cidade, para você contar com diversos centros de distribuição de encomendas mais próximo ao consumidor e economizar no last mile, expandir ou reduzir o seu espaço conforme a demanda do seu estoque, wi-fi gratuito, infraestrutura para realizar carga e descarga de produtos; câmeras de vigilância 24 horas por dia.

Nossos boxes são de 1 m² a 1000 m², e você só paga pelo espaço que utiliza e somente nos meses que precisa, sem contratos ou multas.

Faça um orçamento sem compromisso e receba nossas promoções.



    Veja também