E-commerce

5 maneiras de fazer entregas ágeis na Black Friday

Com a data promocional cada vez mais próxima, é preciso começar a otimizar seus processos, principalmente para ter as desejadas entregas ágeis! As entregas são um verdadeiro desafio na vida de todo dono de e-commerce. Muitos recorrem ao uso de terceiros ou internalizam, o que aumenta o valor do serviço. Qual a saída perfeita? Tudo […]

  • 7 de setembro de 2021

Com a data promocional cada vez mais próxima, é preciso começar a otimizar seus processos, principalmente para ter as desejadas entregas ágeis!

As entregas são um verdadeiro desafio na vida de todo dono de e-commerce. Muitos recorrem ao uso de terceiros ou internalizam, o que aumenta o valor do serviço. Qual a saída perfeita? Tudo tem um equilíbrio, principalmente quando se trata de datas sazonais como a Black Friday.

Pensar no futuro e no sucesso do seu negócio requer planejamento, estudo de mercado e constantes reavaliações de processos. Você está pronto para rever como são feitas as entregas dos seus produtos?

Confira as dicas que nossa equipe preparou para você realizar entregas ágeis em todas as épocas do ano:

1. Otimize seu estoque

De nada adianta fazer investimentos em redes sociais, mídia e marketplaces e não estar pronto para realizar as entregas com agilidade após a Black Friday. Por isso, ter um estoque inteligente e moderno é essencial para fazer entregas ágeis em todos os meses do ano. Contudo, nas datas comemorativas voltadas para vendas, o empenho e preparos devem ser dobrados ou triplicados.

Um estoque otimizado e com boa gestão são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Para alcançar essa realização, é preciso fazer bons investimentos e muita organização.

Aqui, recomendamos que seja feita a separação dos produtos que terão descontos na Black Friday e sinalize para seus colaboradores. Esse simples cuidado otimiza o tempo de procura na hora de preparar os  pacotes.

2. Tenha sistemas de organização

Toda empresa um dia já foi pequena, mas para atingir altos níveis de vendas e produção, precisaram passar por um controle financeiro e produtivo. Então, ter um sistema para organização é fundamental.

Antes de contratar softwares dedicados ou solicitar uma consultoria de especialistas, olhe para dentro de seu negócio e elenque quais são os principais dados que precisam ter controle.

Anote quais são e os motivos dessa necessidade, assim, quando for contratar um serviço,  poderá ter uma visão mais clara e objetiva se o sistema atende bem seu nicho.

3. Tenha espaços adequados

Quando as empresas já possuem um alto volume de produtos e/ou rotatividade, um único ambiente simples não é mais suficiente. Sua empresa provavelmente já passou dessa fase, mas vale lembrar que um galpão longe dos grandes centros urbanos não é um espaço adequado quando o assunto é entregas ágeis.

Seu espaço deve ter sempre:

  • fiscalização de entrada e saída de pessoas;
  • climatização para evitar fungos;
  • prateleiras para organização;
  • sistema de controle de mercadorias.

4. Esteja presente em vários locais

Para realizar entregas em poucas horas, como as realizadas pela Amazon, Mercado Livre ou Americanas, é necessário ter locais estratégicos que sirvam  como centros de distribuição e estoques temporários.

Essa estratégia de logística é utilizada para cobrir mais áreas, assim seu estoque fica mais próximo do consumidor. Com ao menos uma unidade em cada região, o entregador não precisa atravessar a cidade ou acumular entregas em uma mesma data, visto que o produto e o destino são tidos como “vizinhos”.

5. Invista no Last Mile

O segredo para economizar e realizar entregas ágeis está no last mile. A “última milha” é aquela mais complicada e é a que gera mais custos para sua empresa.

Se o comprador não estiver na residência, o que acontece muito em grandes cidades, o objeto volta para o estoque. O responsável deve tentar realizar a entrega pelo menos mais duas vezes antes que o prazo estipulado no site expire. Dessa forma, os custos de ida e volta podem ser enormes no final das contas.

Ter pontos de recepção mais próximos aos destinos permite que o trajeto de devolução seja mais próximo, e o percurso para as demais tentativas seja encurtado, economizando tempo e dinheiro para sua empresa.

Bônus: como lidar com os imprevistos?

Caso tenha imprevistos, seja aberto e comunique o mais breve possível para quem realizou a compra. A desinformação pode gerar avaliações ruins, comentários negativos nas redes sociais, entre várias outras ações prejudiciais para seu negócio.

Em casos de problemas que não possam ser resolvidos com praticidade, há algumas atitudes que você pode tomar:

  • oferecer um brinde;
  • enviar um cupom exclusivo para próxima compra;
  • informar um novo prazo e cumpri-lo;
  • ter um pós-venda ativo para sanar dúvidas.

Viu só como é possível fazer entregas ágeis até mesmo na Black Friday? Comece a preparação da sua empresa e equipe agora mesmo e esteja pronto para a época de maior venda do mercado!

As informações deste post foram úteis para você? Aproveite a visita em nosso blog e faça um orçamento sem compromisso!

A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade. Oferecemos  locação de boxes de 1 m² a 1000 m² para guardar o que tem valor para você, pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.



    Veja também