Estoques

Como expandir seu estoque para datas sazonais sem gastar muito

Economia é a palavra de ordem nos últimos tempos, então como preparar o comércio para as vendas das datas festivas e poupar recursos? A GoodStorage tem as dicas certas para você! O estoque para datas sazonais é essencial para atender a alta demanda de produtos, pois, além de bons preços, os consumidores buscam entregas ágeis, […]

  • 19 de outubro de 2021

Economia é a palavra de ordem nos últimos tempos, então como preparar o comércio para as vendas das datas festivas e poupar recursos? A GoodStorage tem as dicas certas para você!

O estoque para datas sazonais é essencial para atender a alta demanda de produtos, pois, além de bons preços, os consumidores buscam entregas ágeis, com qualidade e de baixo custo.

As vendas perto das datas comemorativas tendem a serem maiores e bem diversas, por isso, saber o que seu público-alvo busca é fundamental para planejar a expansão adequada do estoque, compra de embalagens de envio e, claro, também para organizar as promoções!

Quer saber como ter um estoque grande, só para as datas sazonais, e ainda gastar super pouco? A gente te ajuda!

O que é um estoque sazonal?

O estoque para datas sazonais é o conjunto de itens ou produtos que tem como objetivo o atendimento de uma demanda fora do padrão do dia a dia. Essas datas englobam a maior parte dos feriados nacionais, datas comemorativas e o período entre o final e início de cada ano. 

O Carnaval, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal e o Ano Novo, são algumas das datas que devem estar sempre no planejamento de gerentes e lojistas, por serem oportunidades excelentes de aumentar as taxas de vendas e de adquirir novos clientes.

Por isso, para ter sucesso, é de extrema importância ter um planejamento antecipado e um acompanhamento de gestão durante o período de planejamento, execução da promoção e no pós vendas. 

Planeje as promoções

Antes de abastecer seu estoque, saiba o que realmente será necessário comprar a mais para atender seus clientes na data que se aproxima. 

Veja o histórico de comportamento de compras dos consumidores e como foi o desempenho das últimas campanhas promocionais, assim você será mais assertivo na hora de recolocar produtos nas prateleiras e quais deve colocar em evidência nas promoções, desta forma seu planejamento trará mais resultados positivos.

Caso nunca tenha monitorado as ações que os usuários estão realizando no seu site, confira se há dados no servidor, se você tem colaboradores voltados para a manutenção da página, eles facilmente saberão buscar as informações necessárias.

Nessa primeira etapa é fundamental saber a quantidade de itens que irá comprar para ofertar na data sazonal, pois, só assim será possível saber quanto de espaço será necessário para poder armazenar e distribuir tudo.

Não se esqueça de considerar o tempo de espera entre fazer suas compras, receber e organizar cada produto. Além de ponderar também o período em que seus clientes irão realizar as compras para poder receber antes do dia comemorativo. Em geral, o público começa suas pesquisas de preços e prazos com semanas de antecedência, sempre pense nisso!

Abasteça o estoque com antecedência

Quem se programa, sempre economiza! Por isso, faça os orçamentos, pedidos e negociações com máxima antecedência aos seus fornecedores, ter uma boa relação é muito importante para garantir o sucesso da parceria entre as duas empresas. 

Além de economizar fazendo as encomendas antes dos concorrentes, você também garante o estoque dos itens que serão mais buscados na loja.

Ter um estoque para datas sazonais é essencial para quem deseja oferecer as melhores promoções e experiência ao usuário. Você sabia que a propaganda feita pelo “boca a boca” é o melhor marketing para seu negócio? Saber atender bem é essencial para conquistar fãs e promotores da sua marca!

Não se esqueça de seguir o volume planejado na dica acima; assim como o varejo é mais procurado nas datas sazonais, a indústria é disputada e ambos têm seus períodos de baixa. Seguir seus cálculos é uma maior garantia de sucesso, afinal, ninguém conhece melhor seu fluxo de caixa do que você e sua equipe. Além disso, comprar mais do que o  necessário, pode gerar um estoque parado e prejuízos ao invés de lucros. 

Cresça o espaço do seu estoque

Entender os ciclos do seu negócio é essencial para expandir seu estoque físico de produtos, seja de forma temporária ou permanente. 

Mesmo com um nicho de trabalho amplo, e-commerces têm épocas de baixa e alta de vendas e rotatividade. Por isso, conhecer o perfil dos clientes é o ponto chave para saber em quais períodos do ano você precisa de grandes estoques. Com  esses dados em mãos, é possível calcular se a expansão deve ser somente em algumas semanas específicas ou se o melhor é ter um espaço em crescimento todos os meses.

Caso seu espaço seja muito pequeno, uma excelente sugestão é a locação flexível de boxes. Na GoodStorage, por exemplo, é possível simular o tamanho ideal, realizar um orçamento e pegar somente para o período que precisar usar. Nada de taxas de cancelamento ou contratos complicados e cheios de burocracia. Somos seus aliados na hora de conseguir descontos e encontrar o local ideal em São Paulo!



    Veja também