Organização

Guardar Documentos: Quando e Como

Guardar documentos ainda é necessário, mas há uma forma melhor de fazer isso Estamos na era digital. Tudo acontece virtualmente, à distância de um clique, por meio do celular que está em nossas mãos o tempo todo. Ainda assim, guardar documentos* é uma necessidade que acaba tomando muito espaço, seja ele gerado por documentos pessoais […]

  • 25 de junho de 2019

Guardar documentos ainda é necessário, mas há uma forma melhor de fazer isso

Estamos na era digital. Tudo acontece virtualmente, à distância de um clique, por meio do celular que está em nossas mãos o tempo todo. Ainda assim, guardar documentos* é uma necessidade que acaba tomando muito espaço, seja ele gerado por documentos pessoais que precisam ser guardados em sua casa ou todo arquivos mortos na sua empresa.

Só que nós também estamos na era do compartilhamento e conseguir espaço também ficou mais fácil. O self storage de São Paulo, com 13 unidades espalhadas em pontos estratégicos da cidade, tem se mostrado uma solução com enorme custo benefício para guardar tudo o que toma espaço, dos documentos ao estoque, dos móveis às lembranças pessoais.

No entanto, nem todos os documentos precisam ficar guardados.

QUAIS DOCUMENTOS GUARDAR? E POR QUANTO TEMPO?

É comum ouvirmos falar que os documentos e comprovantes de pagamento devem ser guardados por 5 anos, mas esse tempo varia de acordo com o tipo de documento. Abaixo listamos alguns dos períodos que o PROCOM-SP recomenda para arquivo de documentos relativos a consumos.

Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais5 anos
Declarações de quitação de pagamento de condomínio10 anos
Declarações de quitação de consórcioAté encerramento da operação do grupo
Propostas, apólices e declarações de pagamento de seguros+ 1 ano após fim da vigência
Recibos de planos de saúde5 anos
Proposta, contrato e comprovantes de pagamento de compra de imóveisAté lavratura e registro imobiliário da escritura
Notas fiscais e certificados de garantia de produtosDurante o prazo de vida útil do produto
Contratos em geralAté desvinculo das partes
Contratos de financiamentoAté que todas as parcelas sejam quitadas

Além desses documentos, outras situações impostas por órgãos governamentais e fiscais tem regras próprias que precisam ser obedecidas.

“TENHO MUITOS DOCUMENTOS PARA GUARDAR. PARA ONDE LEVO?”

Como falamos o self storage de São Paulo é a melhor solução para guardar documentos, pelo prazo que você desejar e sem burocracia. Como assim?

Na GoodStorage você faz aluguel de boxes de 1 a 250 m², sem necessidade de fiador, com contratos mensais sem multa de cancelamento. Empresas que precisam arquivar muitas documentações podem utilizar os boxes maiores, inclusive fracionando os locais. Há casos de empresas com muitas filiais que precisam ter documentos próximos às suas unidades. Assim, por exemplo, fazem locação de boxes de tamanhos variados em unidades do self storage de São Paulo mais próximas à suas filiais. Tal como no fracionamento de estoque para ficar mais perto do cliente, a divisão estratégica de arquivos economiza tempo, distância e dinheiro.

Já que quer eliminar de vez aquela gaveta cheia de papeis e bagunça, pode optar por um box menor. Às vezes a solução de 1 m² é suficiente para ganhar mais espaço em casa e, consequentemente, mais qualidade de vida.

E A SEGURANÇA?

O self storage de São Paulo não é um depósito. É uma solução que compreende toda infraestrutura para estimular a cultura do autoarmazemanto. Uma das premissas é que o ambiente seja extremamente seguro. Além de acesso exclusivo ao box feito apenas pelo locatário, todas as unidades são monitoradas por vídeo durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana. Fora esse fator determinante para a proteção dos documentos, o nível de higiene e limpeza é levado à excelência, o que favorece maior preservação dos documentos guardados nos boxes.

GUARDAR DOCUMENTO E MUITO MAIS

Já que guardar documentos é algo praticamente obrigatório para muitas situações da vida cotidiana, essa atividade deve ser feita com organização e sem causar dores de cabeça. Por isso conhecer o self storage de São Paulo pode, sim, tornar o arquivamento de documentos mais fácil, mas também pode abrir as portas para um novo estilo de vida com mais espaço, menos distâncias e mais qualidade de vida.

*Para melhor compreensão, guardar é entendido como a alocação dos bens pelo locatário no box locado pela GoodStorage.

Que tal visitar uma das unidades?



    Veja também