Dicas

Jardim em casa: saiba como ter o seu

Adicionar plantas e flores à decoração é uma forma de dar mais vida e cor aos ambientes. Hoje em dia, é uma tendência ter um jardim em casa. E o melhor: não é preciso ser especialista em cultivos para conseguir ver as flores crescerem. Existem espécies que precisam de cuidados simples e podem se desenvolver […]

  • 27 de novembro de 2020

Adicionar plantas e flores à decoração é uma forma de dar mais vida e cor aos ambientes. Hoje em dia, é uma tendência ter um jardim em casa. E o melhor: não é preciso ser especialista em cultivos para conseguir ver as flores crescerem.

Existem espécies que precisam de cuidados simples e podem se desenvolver em ambientes pequenos e até com pouca luz. Se você é do time que ama a natureza, continue a leitura e veja como ter o seu próprio jardim em casa!

Escolha o local para o jardim

Muitas pessoas acreditam que para montar um jardim em casa é necessário ter um quintal enorme para inserir o gramado. Hoje em dia, devido à alta procura por plantas e flores dentro de casa, inclusive em apartamentos, esse cenário mudou. 

Se você tem um espaço externo, ótimo! Atente para a incidência solar e o clima, garantindo que a vegetação não morra ou não produza o efeito esperado. Se você mora em apartamento ou não tem como cultivar um jardim em uma área externa, não precisa ficar triste!

É possível apostar em uma pequena jardineira ou em floreiras. Há opções que ficam penduradas na parede, formando um jardim vertical. Aqui, também vale escolher o melhor lugar para o jardim ficar.

Como o local é reduzido, priorize um ambiente que receba luz solar e tenha boa ventilação. Sala de estar, quarto, varanda, lavanderia e cozinha são algumas sugestões.

Cultive flores e plantas de diversas espécies

Ao definir quais espécies de plantas e flores farão parte do seu jardim em casa, considere, claro, os cuidados que cada plantinha precisa ter. Se o lugar escolhido é muito perto da janela, prefira espécies mais resistentes e que possam ficar horas no sol. 

Se o jardim estiver na cozinha, pode ser interessante ter espécies que gostam da sombra. Ah! Se você passa muito tempo fora de casa e nem sempre vai conseguir regar diariamente o jardim, opte por plantas e flores que têm a rega mais espaçada.

Existe uma infinidade de plantas e flores, certamente, você encontrará opções perfeitas para compor o seu jardim. Uma sugestão é misturar diversas espécies para deixar o jardim colorido e gracioso. 

Solte a imaginação para decorar o seu jardim em casa

Uma das partes mais gostosas de ter um jardim em casa: a decoração! Libere a imaginação para deixar o local aconchegante, convidativo e com a sua personalidade. Vale a pena investir em vasos com diferentes cores, texturas e tamanhos. Pequenas cercas delimitadoras de bambu ajudam a dar forma ao jardim, bem como caminhos de pedra ou lajota — se for ambiente externo. 

Se tiver espaço, inserir bancos e mesinhas de madeira e, até mesmo, uma rede, ajuda a deixar o local mais especial. Se o espaço for pequeno, não se preocupe. Há diversas decorações para encaixar nos vasos de plantas, que também deixam tudo com um ar mais vívido e alegre!

Ter um jardim em casa é simples, mas requer cuidados. Regar as plantas de acordo com suas especificidades, podar sempre que for necessário, cuidar de possíveis pragas ou flores doentes, trocar de vaso periodicamente… Mas são tarefas tão prazerosas, que envolvem zelo e cuidado, que você vai amar passar um tempinho no seu jardim!

Espero que tenha curtido as dicas e dê início à montagem do seu próprio jardim em casa! Aproveite e leia também 7 dicas para decorar a casa sem gastar muito!

A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade. Oferecemos a locação de box de 1m² a 250m² para guardar* o que tem valor para você, pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.

*Para melhor compreensão, guarda é entendido como a alocação dos bens pelo locatário no box locado pela GoodStorage.



    Veja também