Livros que inspiram a cuidar do meio ambiente

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, separamos, para quem tem ou não filhos, três dicas de livros inspiradores que envolvem o tema e que irão manter você em sintonia com o nosso planeta.

Mar sem Fim, de Amyr Klink

"Mar sem fim" começa quando Amyr Klink deixa Paraty para realizar o grande projeto de sua vida: sua primeira volta ao mundo, realizada nas águas da Convergência Antártica: notável e precisa fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica. Ali estão os mares mais perigosos do planeta. Amyr foi o primeiro a realizar o desafio, navegando sozinho no veleiro Paratii. Foram 141 dias no mar. Um verão inteiro viajando em latitudes onde o sol nunca se esconde, enfrentando um mar temperamental, às vezes violento, com períodos de nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, e o tempo todo submetido a uma rotina que não permitia mais do que cinco horas de sono não contínuo por dia. 18 mil milhas navegadas, 12.240 das quais sem pisar em terra e com muitos sustos. O réveillon de Amyr, em meio a uma tempestade aparentemente eterna, tem um sabor de pesadelo. E, ao mesmo tempo, o deslumbramento: miragens de ilhas, a visão de um cachalote e da rica fauna marinha.

Se eu fosse uma árvore, de Talita Nozomi

Esse livro para criança, transforma o leitor em uma árvore. Por alguns momentos, ele cresce, atrai passarinhos e suas sementes voam por aí. Ele passa por todas as estações do ano e se transforma em cada uma delas.

Natureza Radical

Escrito com a ajuda de mais de 150 cientistas, este livro traz curiosidades da vida animal que nem mesmo os mais criativos escritores de ficção científica poderiam imaginar. qual a planta mais mortífera? Qual o animal que suporta a temperatura mais baixa? E qual o mais dorminhoco? As criaturas mais bizarras e os comportamentos mais estranhos do planeta foram selecionados em Natureza Radical.