E-commerce

Marketing para e-commerce: 4 estratégias fundamentais (com dicas) para aumentar suas vendas

“A boa sorte acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Já ouviu essa frase? Ela é atribuída a Thomas Edson, e começamos esse bate-papo assim porque há muitas oportunidades para aumentar as vendas on-line aparecendo em ritmo vertiginoso. A pergunta é: você tem se planejado?  Se você possui ou administra um e-commerce e quer aumentar […]

  • 27 de abril de 2021

“A boa sorte acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Já ouviu essa frase? Ela é atribuída a Thomas Edson, e começamos esse bate-papo assim porque há muitas oportunidades para aumentar as vendas on-line aparecendo em ritmo vertiginoso. A pergunta é: você tem se planejado? 

Se você possui ou administra um e-commerce e quer aumentar sua lucratividade, mas não sabe muito bem como fazer isso, esse artigo é para você. Aqui, vamos conversar sobre planejamento e dar dicas de ações que você pode desenvolver dentro de 4 grupos estratégicos para destacar sua marca, reduzir custos e aumentar suas vendas. São eles: canais de vendas e publicidade, relacionamento, conteúdo e logística. Pegue papel e caneta porque muitos insights vão pipocar em sua mente empreendedora. 

Preceito básico do marketing do seu e-commerce

Tudo o que você planejar deve ter como alicerce o seguinte pensamento:

É para facilitar o problema do meu cliente.

Muitos e-commerces quebram por não pensarem assim. É necessário se perguntar: quais são os problemas reais do cliente? Comece fazendo uma lista das hipóteses. Converse com as pessoas e coloque essas informações na mesa quando começar a fazer seu plano de marketing.

Preceito básico número 2

Tudo precisa ser mensurado. “Se você não pode mensurar, não pode gerenciar”, ensinou Peter Drucker, o pai da administração moderna. Para cada ação estratégica que tomar, defina metas e seus índices para medir resultados.

Guardou tudo isso? Então, vamos lá.

Estratégia de canais de venda e publicidade

Apostar apenas em ter um site como janela da sua marca para os clientes é um raciocínio do passado. É fundamental, entender o seu site (principalmente a página de conclusão de compra) como a última etapa da jornada de compra de um produto. Hoje, o consumidor é multitela e multicanal. A ideia é: esteja onde seu cliente está. Veja algumas ideias para aplicar no marketing do seu e-commerce:

Redes sociais como gôndolas

Use e abuse delas para vender. O Instagram, por exemplo, oferece uma funcionalidade de marcação de produtos em fotos, com uma etiqueta clicável que destaca o produto, exibe preços e direciona para compra na página do produto do seu e-commerce. Importante: para dar certo é preciso estratégia de conteúdo e relacionamento (já vamos falar sobre isso).

E-mail marketing

E-mail só não funciona para quem não o usa da maneira correta. É fundamental, que use menos e-mails genéricos que vão para toda a base e mais peças personalizadas para cada cliente. Isso porque, ele pode ver os primeiros como spam se o assunto não for de seu interesse (mesmo que ele tenha pedido para receber comunicados). 

Google Ads

Links patrocinados e displays do Google são poderosas ferramentas, mas podem ser custosas se não existir um trabalho para aumento da qualidade do seu site. Resumindo a história, o Google dá “notas” para todos os sites. Quanto maior a relevância, maior sua nota. Assim, quanto maior a nota, menor o custo que você paga por cada clique que seu público-alvo fizer no anúncio. O desafio é fazer seu site ser relevante e a solução para isso é construir uma boa estratégia de conteúdo, de usabilidade e de SEO (abaixo falaremos sobre isso).

Multicanal

Existem inúmeros canais de comunicação, mas, se está começando, opte  pelo básico. Isso porque, o importante é personalizar sua comunicação para cada canal, e não apenas desdobrá-las. As peças devem conversar entre si para que seu cliente tenha uma experiência rica sobre seu produto.

Estratégia de relacionamento

Os consumidores estão mais críticos e exigentes. Ninguém mais aceita ser interrompido com anúncios enquanto consome um conteúdo. Agora, a palavra de ordem é “conversa” e aqui estão algumas dicas para ter bate-papos saudáveis para aumentar as vendas do seu e-commerce:

Influencers

Ter um arauto para defender a qualidade do seu produto sempre vai reforçar o valor da sua marca na mente do consumidor. Os influencers digitais são os arautos na Internet. Vale a pena investir nisso porque eles sabem conversar com o seu público de uma maneira que talvez você não saiba. Um detalhe: talvez seu e-commerce não precise do BBB do momento. Pode ser que um micro influenciador atue melhor com seu público e faça a diferença com um investimento muito menor. Pesquise essas pessoas, converse com elas e esteja aberto para incluir essa ação em seu rol estratégico de marketing.

Nas redes sociais, converse!

Utilize-as para gerar assunto. Faça posts promocionais, mas invista seu tempo em dialogar com as pessoas. Responda prontamente às dúvidas, críticas e sugestões, sempre com um tom positivo. As redes sociais, para o marketing do seu e-commerce, são uma grande fonte de aprendizado e vão ajudar você a construir uma marca forte.

Inbound Marketing

É uma estratégia para atração de prospects e sua conversão em clientes sem interrupção. Nessa metodologia o cliente é convencido a comprar um produto. Ele é conduzido por um funil de vendas no qual vai sendo educado com conteúdo personalizado para solucionar suas dores, até que ele conclua, por si, que seu produto é o certo para sua necessidade. Em outras palavras, prospects e clientes estabelecem um relacionamento com sua marca. 

Estratégia de conteúdo

A conversa acontece se você tiver algo para falar que realmente seja relevante. Veja algumas ações interessantes para sua estratégia de marketing:

Artigos

Tenha um blog em seu e-commerce. Escreva tudo sobre o seu produto, mas procure não vender. Seus textos precisam solucionar o problema do cliente, não só convencê-lo a comprar. Deixe a estratégia agressiva para os anúncios.

SEO

Lembra daquela “nota” que o Google dá para seu site? Essa é a ferramenta para fazê-la melhorar. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para otimizar seu site e melhorar sua relevância nos mecanismos de busca. Algumas dessas técnicas são análise de conteúdo, de título, de responsividade do site, a estrutura das informações, design, links internos e uso correto das palavras-chave. Se o seu negócio é e-commerce, priorize o SEO.

Redes sociais

Procure falar do seu produto, mas faça mais: fale sobre as situações em que eles estão inseridos. Melhor, mostre. Produza fotos reais, de situações reais. O que vale hoje, é o marketing da verdade.

Estratégia de logística

Calcanhar de Aquiles de muitos e-commerces. Você sabe o custo da sua entrega? Sabe como isso impacta na satisfação do seu cliente? Mais do que dar dicas, nessa área a gente pode contribuir, literalmente, para você aumentar as vendas.

Proximidade com o cliente

Sabia que o custo do last mile, a última fase do trajeto do seu produto até o cliente, pode chegar a mais de 50% do valor da entrega? Para reduzir esse custo você não precisa ter uma sede perto de cada cliente. Pode fragmentar seu estoque em diversas unidades de um Self Storage de São Paulo, reduzindo distâncias com vantagens no preço do m². 

Logística reversa

Se a dificuldade de troca é um problema para seu e-commerce, a solução é ter pontos de coleta de seus produtos em locais próximos ao cliente. Você sequer precisa ter uma loja física, basta ter boxes em um Self Storage de São Paulo. 

Click-and-collect

Que tal reduzir a zero o seu custo de last mile? Basta fazer uma estratégia na qual seus clientes tenham vantagem ao buscar suas compras em um dos seus pontos de estoque. Para isso, há dezenas de unidades da GoodStorage Self Storage de São Paulo nos principais pontos da cidade.

Essas ações, pensadas dentro de uma robusta estratégia de logística de armazenamento*, podem ser a maneira de conseguir mais recursos financeiros para aplicar nas demais estratégias de marketing mencionadas nesse artigo. Assim, você pode começar um círculo virtuoso no qual uma estratégia ajuda a outra para aumentar suas vendas crescerem e seu negócio ter o sucesso que você sempre desejou.

Vamos conversar sobre isso?

*Para melhor compreensão, armazenagem é entendido como a alocação dos bens pelo locatário no box locado pela GoodStorage.



    Veja também