BLOG GOODSTORAGE

Prepare-se para 2020 e fature com as vendas sazonais o ano todo

Entenda a melhor forma de lidar com a sazonalidade de vendas em favor do seu negócio

Prepare-se para 2020 e fature com as vendas sazonais o ano todo

Preparar-se para vender bem é um diferencial necessário para qualquer empresário. E as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para o comércio. Com um bom planejamento e criatividade, as chances de ampliar o faturamento são grandes. Mas e nos demais períodos do ano? Para não ser surpreendido é preciso ter atenção e compreender sobre a sazonalidade do seu negócio.

Mas o que é isso?

A sazonalidade refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, de acordo com datas comemorativas atreladas ao ato de presentear, ou também por conta de alguma característica específica do seu produto/negócio. Ou seja, há meses em que um produto ou serviço possui mais vendas e também há períodos em que elas são menores.

Portanto, é importante que você possa identificar a sazonalidade das suas vendas. Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores. E não há como negar o fato de que os períodos que antecedem as datas comemorativas têm grande representação no varejo e, muitas vezes, são fatores determinantes no que se refere à lucratividade da loja.

Cada negócio tem seu perfil de cliente e é também influenciado pelo setor de atuação. Entender os ciclos do setor, analisar o histórico das vendas e compreender o comportamento dos consumidores são ações que ajudam a entender sobre as vendas sazonais.

Como posso tirar proveito da sazonalidade?

E para lidar com a sazonalidade muitas empresas buscam oferecer produtos e serviços diferenciados, inclusive por meio da criação de novas ofertas. Além de expandir o portfólio, trabalhar na precificação ajudará a organização a se manter saudável o ano todo.

Confira 7 estratégias infalíveis para a venda de produtos sazonais no ano todo:

#1 – Planeje-se com antecedência

Um bom planejamento é a melhor maneira de conseguir vender produtos sazonais. O segredo para tornar o planejamento da sazonalidade mais fácil é adotar práticas inteligentes e fazer a projeção de faturamento que, por sua vez, está totalmente relacionada com o planejamento orçamentário.

É preciso ter bem claro que em algumas épocas do ano eles terão maior saída, enquanto em outras o consumo será reduzido. Fazer isso vai ajudá-lo conseguir ter um bom giro no seu estoque o ano todo.

#2 – Pense fora da caixa e reinvente seu produto

Muitas vezes os consumidores não veem motivos para comprar os produtos fora de época. Então cabe a você criar uma demanda ou necessidade. Quer um exemplo disso? Pensa na venda de sorvetes. Essa ação está muito ligada ao verão, época na qual as temperaturas são maiores, e os sorvetes podem refrescar o público.

Mas existem receitas de sorvete quente, por exemplo, que seriam atrativos para o inverno e em temperaturas mais baixas em outras estações. Desta forma, é possível driblar a sazonalidade do produto e estimular o consumo dele o ano todo.

#3 – Expanda sua linha de produtos

Se sua empresa sofre baixas com os produtos sazonais, talvez esteja na hora de ampliar seu mix de produtos. Empresas que vendem jaquetas, por exemplo, podem começar a produzir coletes e outras peças de roupa mais frescas, para tentar driblar a sazonalidade. Identifique quais produtos podem ser anexados ao seu mix e comece a introduzi-los aos poucos para verificar a viabilidade.

#4 – Promoções específicas para a baixa temporada

Talvez uma promoção mais agressiva seja uma boa opção para limpar o seu estoque do ano passado. Para isso, faça um planejamento adequado e veja até onde pode chegar o desconto oferecido.

Fazer a combinação de dois ou mais produtos que estão correlacionados em um mesmo kit com um preço um pouco mais acessível quando comparado à soma do valor total dos produtos individuais é uma excelente forma de aumentar as vendas dos produtos sazonais. Além disso, você poderá comprar novas mercadorias para a época de maior venda deste ano.

#5 – Aposte no relacionamento com o cliente

Investir na comunicação com os consumidores do seu produto ou serviço é um grande diferencial dentro do cenário das vendas sazonais.

As mídias sociais, por exemplo, pode ser excelentes vitrines do seu produto sazonal, pois divulgam a marca, fidelizam clientes, criam identificação do público com o produto. Sem contar que as pessoas podem compartilhar seu conteúdo, aumentando ainda mais a visibilidade.

#6 – Faça um histórico de vendas

Como saber qual estratégia funcionou ou não para contornar as vendas sazonais? A resposta está no histórico de vendas. O ideal para calcular a sazonalidade é que sejam analisados dados de vendas de anos anteriores e, a partir deles, trabalhar para que a flutuação de demanda não afete a lucratividade da empresa.

Por isso, é tão importante manter as informações registradas. Dessa maneira, você poderá analisar o termômetro do mercado de acordo com o seu produto e a melhor época de venda. O que funcionou no ano passado, pode funcionar neste ano. E o melhor: você terá a oportunidade de aperfeiçoar técnicas para a realidade atual.

#7 – Estruture a logística e a gestão de estoque

A logística pode ser um fator determinante para os resultados do seu negócio, por isso é essencial se planejar adequadamente. É importante garantir que toda a operação logística esteja em pleno funcionamento e atenda o consumidor dentro do período máximo de entrega. Caso contrário, isso poderá gerar insatisfação com a sua marca.

E não é só com os prazos que se deve ter cuidado, mas com a organização do estoque também. Imagine que seu e-commerce ou sua loja física tem os melhores preços, mas, por algum motivo, o produto mais vendido não está disponível? Esse é o tipo de transtorno que você deve evitar.

É aí que o self storage aparece como uma solução flexível que uma gestão eficiente de estoque precisa. A empresa pode alugar quantos metros quadrados precisar em boxes de 1m² a 250m². O modelo de locação mensal e sem fiador permite a ampliação ou redução do espaço em ciclos mensais de acordo com a sazonalidade e o fluxo de recebimento e venda de produtos.

A GoodStorage é o maior rede de self storage de São Paulo, com 13 unidades localizadas em pontos estratégicos. A GoodStorage é a alternativa em estoque, especialmente, para os negócios que precisam ter pontos de distribuição dentro da cidade e economizar tempo e investimento na última milha da logística. E pode ser o parceiro ideal para guardar o que tem valor para você e para a sua empresa pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança. Solicite o seu orçamento.

 

selfstorage, guarda-moveis, armazenamento

 

GoodStorage na mídia

Mais VocêExameEstadãoG1Folha de São PauloJornal da Band
Ligar Faça um orçamento Orçamento Chat Online Chat Online Entre em contato Email 11941251521 Whatsapp