Dicas

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020

Confira as 10 principais tendências Globais de Consumo 2020 e fique alinhado com o mercado atual Tendências Globais de Consumo Anualmente, a Euromonitor International identifica tendências que fornecem insights sobre os valores dos consumidores que estão mudando. Acompanhar as novidades é importante não somente para as marcas, que precisam compreender o comportamento do público, mas […]

  • 23 de abril de 2020

Confira as 10 principais tendências Globais de Consumo 2020 e fique alinhado com o mercado atual

Tendências Globais de Consumo

Anualmente, a Euromonitor International identifica tendências que fornecem insights sobre os valores dos consumidores que estão mudando. Acompanhar as novidades é importante não somente para as marcas, que precisam compreender o comportamento do público, mas também para o próprio público, que consegue exigir das marcas um posicionamento de acordo com aquilo que acredita.

Hoje, trouxemos neste post as 10 principais tendências Globais de Consumo 2020 contidas na Euromonitor International. Vale a pena prosseguir e ficar por dentro de tudo. Boa leitura!

1. Mais que humanos

A proposta “Mais que humanos” está ligada ao uso de robôs, estamos falando sobre o conceito de robôs para o nosso próprio bem-estar, conveniência e conforto. A geração Alfa (filhos da geração milênio, nascidos a partir de 2010) não distinguirá mais o digital do físico. A aceitação dos robôs e de outras inteligências artificiais (IA) está cada vez maior pelos consumidores.

2. Conquiste-me em segundos

Com o acesso facilitado à informação e ao uso aprimorado de tecnologia, é possível acessar uma quantidade imensa de informações. As marcas e plataformas precisam produzir conteúdos ainda mais relevantes em 2020 para conquistar destaque e atenção do leitor.

3. Mobilidade sem limites

A liberdade de locomoção também faz parte das tendências globais de consumo. Em 2020, os consumidores querem transportes modulares e personalizados de acordo com as suas necessidades.

4. Inclusão para todos

Finalmente chegou o momento de empresas e produtos inserirem a acessibilidade para indivíduos com deficiências físicas ou mentais. Ao representar essas pessoas, ajudam a reduzir o preconceito relacionado à diversidade. E não é à toa que a inclusão está na lista de tendências globais de consumo!

5. Cuidando de mim mesmo

O consumidor atual, em sua decisão de compra, não se preocupa mais com qual produto ou ingrediente ele quer, mas sim com o resultado específico e a forma que ele se sentirá com isso. Ou seja, é a busca por resultados para lidar com necessidades específicas de bem-estar.

6. Casas multifuncionais

Em época de incertezas políticas, econômicas ou pessoais, os consumidores são atraídos para o conforto de seus lares. Por isso, contar com um espaço seguro, que tenha conexão à banda larga e que possibilite fazer diversas atividades sem a necessidade de sair de casa é uma tendência. E é aí que as casas multifuncionais ganham destaque.

7. Personalização privada

A próxima tendência é a personalização privada, ou seja, os consumidores querem que as marcas invistam na customização para eles. Dessa forma, eles cedem informações pessoais e recebem uma experiência completamente otimizada e personalizada.

8. Orgulhosamente local, ganhando o mundo

Em 2020, orgulho e poder em culturas locais serão definidos de forma mais relevante. A tendência chamada de “Orgulhosamente local, ganhando o mundo” é, basicamente, o apelo pela individualidade em sintonia com a identidade nacional. Ela impulsiona o crescimento de locais de consumo.

9. Revolucionários da reutilização

Revolucionar é o novo reciclar. Os modelos de negócios circulares, ou seja, que geram impactos positivos para a economia, para o meio ambiente e para a sociedade, pois eliminam o desperdício, querem oferecer produtos ou serviços por meio do compartilhamento, da reutilização, da reposição e do aluguel. Tudo isso graças ao aumento da conscientização ambiental, que impulsiona a tendência “Revolucionários da reutilização”.

10. Queremos ar puro por toda a parte

Em 2020, a preocupação com o meio ambiente e bem-estar pessoal está em alta. Nesse sentido, a poluição do ar ganha as manchetes. A tendência “Queremos ar puro por toda parte” tem foco na conscientização quanto à poluição do ar e na forma que as marcas estão se posicionando para atingir os consumidores mais conscientes.

Como vimos, as 10 tendências globais de consumo têm foco em conscientização, respeito ao meio ambiente, personalização e compartilhamento. O mais interessante (e legal) é que se antes o público se adaptava ao que a empresa oferecia, hoje, as empresas buscam entender o que o público quer para oferecer soluções eficientes.

Você gostou de conhecer as 10 tendências globais de consumo? O ano de 2020 promete muitas novidades na forma em que os consumidores buscam produtos e serviços. Compartilhe este post em suas redes sociais e informe os seus amigos!



    Veja também