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Sono e produtividade: entenda a relação

Sabe aquela conversa de “trabalhe enquanto eles dormem”? Na verdade, não é bem assim que o corpo humano funciona. A qualidade do sono está diretamente ligada à produtividade no trabalho, afinal, a falta de descanso pode causar problemas como falta de concentração, estresse e até quadros físicos, como aumento nas chances de contrair vírus e bactérias. Confira como melhorar a relação entre sono e produtividade.

Organize sua rotina

Muitas vezes, nos pegamos resolvendo alguns problemas de trabalho em horários pouco indicados, especialmente com a transição para o home office. O problema é que é impossível se dedicar 100% ao trabalho durante o horário comercial sem ter uma boa noite de sono, ou seja, a privação de sono não impede o acúmulo de tarefas, apenas atrapalha a produtividade no trabalho no dia a dia.

Mas a relação entre sono e produtividade vai muito além do trabalho quando,por exemplo, abrimos mão das preciosas horas em que deveríamos estar dormindo para maratonar uma série, terminar um livro, navegar na internet ou qualquer outra forma de entretenimento. Com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais difícil reter até as informações consideradas divertidas.

Respeite seu sono

Para algumas pessoas, o tempo de sono indicado é a média de 8 horas diárias, mas alguns podem se sentir totalmente descansados com apenas 6 horas de sono, já outros,  podem precisar de aproximadamente 10 horas. Conheça e respeite seu corpo e suas necessidades, aí verá que a produtividade no trabalho terá um aumento considerável.

Adote práticas de higiene do sono

Para melhorar a saúde do sono e, consequentemente, a produtividade no trabalho, existem algumas técnicas rotineiras que podem ser adotadas: dormir o tanto de horas certas por noite, manter as luzes apagadas na hora de dormir, manter o ambiente totalmente sem ruídos, controlar a temperatura do quarto, evitar o consumo de cafeína à noite e definir um horário fixo para dormir e acordar diariamente.

Outra dica valiosa para melhorar a qualidade do sono e ter mais produtividade no trabalho no dia seguinte é se desconectar de aparelhos eletrônicos, no mínimo, 30 minutos antes de dormir, pois a luz azul emitida pelas telas de computador, smartphones, televisores, entre outros, interfere diretamente no tempo que o corpo leva para desligar.

Pratique atividades físicas diariamente

A prática de atividades físicas auxilia na relação entre sono e produtividade, mas também em todos os demais aspectos da vida. Isso acontece porque as endorfinas são neurotransmissores relaxantes que são liberados após o exercício, melhorando a qualidade do sono. O correto é que essas atividades sejam realizadas aproximadamente 3 horas antes de dormir, para não ocorrer interferência da adrenalina.

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