Dicas

Trabalho remoto: 5 dicas para manter a produtividade

Por conta da pandemia da COVID-19, o trabalho remoto foi adotado por muitas empresas. Trata-se de um modelo em que é possível trabalhar de qualquer lugar: casa, café, coworking… A flexibilidade de espaço e até de horário realmente são benéficas tanto para a empresa quanto para o funcionário. O nível de estresse tende a diminuir […]

  • 21 de novembro de 2020

Por conta da pandemia da COVID-19, o trabalho remoto foi adotado por muitas empresas. Trata-se de um modelo em que é possível trabalhar de qualquer lugar: casa, café, coworking…

A flexibilidade de espaço e até de horário realmente são benéficas tanto para a empresa quanto para o funcionário. O nível de estresse tende a diminuir e o tempo é otimizado, visto que não é preciso se deslocar até a empresa diariamente.

Apesar de o trabalho remoto existir há um bom tempo, nos últimos meses ele esteve em alta. Algumas pessoas se viram diante de um desafio: como manter a produtividade neste modelo de trabalho? Confira cinco dicas para você aplicar em sua rotina hoje mesmo!

1. Tenha um espaço para o trabalho remoto

Temos aqui uma das dicas mais importantes para manter a produtividade no trabalho remoto: ter um espaço específico. Há quem não veja problema em trabalhar na cama ou no sofá. Mas há quem prefira não ter distrações e gosta de se sentir em um espaço de trabalho.

Para este último caso, é importante investir em uma mesa e uma cadeira própria de escritório. Atente também para a iluminação e para os ruídos. O mais recomendado é ter um cômodo exclusivo para o trabalho, longe de distrações e barulhos externos — fatores que contribuem para a baixa produtividade.

2. Tente estabelecer uma rotina para o trabalho remoto

Um dos grandes diferenciais do trabalho remoto é justamente a flexibilidade de horários. Então, o colaborador consegue distribuir as suas horas da forma que achar melhor. Mas isso não significa que a rotina deve ser deixada de lado. 

Quando inserimos alguns hábitos em nossas vidas, conseguimos driblar a procrastinação e atingir melhor os nossos objetivos. Dessa forma, vale a pena definir como será o dia, colocar um horário fixo para acordar e dormir, sempre fazer uma pausa para o almoço, etc. 

E claro, aproveite que não é necessário gastar tempo de deslocamento para inserir algumas atividades físicas ou algum hobby.

3. Organize as atividades diárias em agendas, aplicativos ou lembretes

Contar com alguns recursos para manter a produtividade também é interessante. Por isso, vale a pena investir em agendas, lembretes ou aplicativos com a lista de tarefas que precisam ser realizadas naquele dia. 

Essa é uma forma de você conseguir visualizar tudo o que está sob a sua responsabilidade, determinar os prazos para a entrega e saber o que deve ser priorizado. Isso serve tanto para trabalhos grandes quanto para pequenos projetos. 

4. Mantenha um canal de comunicação com o restante da equipe

Apesar de todas as vantagens do trabalho remoto, a solidão é um ponto que muitas pessoas questionam. Não fazer reuniões presenciais, não sair para almoçar e não ter as famosas conversas de corredor, de fato, pesam na rotina de quem gosta de ter essa troca.

Por isso, ter um canal de comunicação com as pessoas da empresa e da equipe é fundamental. Se for possível, fazer reuniões com a câmera ligada e até mesmo um happy hour online são formas de minimizar essa solidão e melhorar o engajamento com o time, favorecendo a produtividade.

5. Faça acordo com os familiares ou com quem mora na casa

Vamos a um fato: nem sempre a família entende que o trabalho remoto exige atenção, silêncio e respeito à carga horária. É comum que as visitas e os amigos também pensem dessa forma e proponham almoços fora ou até mesmo saídas rápidas para a rua.

Como dissemos, a flexibilidade é uma vantagem, mas ela não pode atrapalhar a produtividade. Então, converse com as pessoas que moram ou costumam frequentar a casa. Deixe a porta fechada quando estiver em reuniões e explique a importância do silêncio e de evitar distrações. Com todos alinhados fica muito mais fácil executar um bom trabalho e manter a produtividade.

Se você já trabalhou remotamente ou está adotando esse formato agora, com certeza essas cinco dicas ajudarão. Aproveite as vantagens desse modelo e bom trabalho!

Como estamos falando de trabalho remoto, sabia que é possível montar um escritório no self storage? Acesse o post e confira!

A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade. Oferecemos a locação de box de 1m² a 250m² para guardar o que tem valor para você, pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.



    Veja também