Seu Self Storage

Galpão de armazenamento x self storage: entenda qual é o melhor para você

Com tantas opções disponíveis, saber a diferença entre eles é essencial para fazer a escolhe ideal para seu negócio! Chega um momento em que sua empresa precisa de mais espaço, seja por motivo de mudança física, expansão do estoque ou alteração na cadeia logística. E é nessa hora que surge a dúvida entre optar por […]

  • 21 de dezembro de 2021

Com tantas opções disponíveis, saber a diferença entre eles é essencial para fazer a escolhe ideal para seu negócio!

Chega um momento em que sua empresa precisa de mais espaço, seja por motivo de mudança física, expansão do estoque ou alteração na cadeia logística. E é nessa hora que surge a dúvida entre optar por um galpão de armazenamento ou um self storage.  

Muitas pessoas confundem os dois tipos. Apesar de ambos cumprirem a função de guardar os pertences do cliente, há uma série de diferenças entre as duas modalidades que impactam bastante na decisão por uma ou pela outra. 

Entender entre os diferentes tipos de armazenamento disponíveis por aí pode parecer uma tarefa complicada, mas não é tao difícil quanto parece. 

Nesse post, vamos elencar as principais diferenças entre um galpão de armazenamento e uma unidade de self storage. Continue a leitura e descubra qual das duas modalidades é a mais indicada para você!

Armazém geral

O processo de armazenagem e logística é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do tamanho. Antigamente, era comum investir em galpões para essa finalidade. O self storage, por sua vez, tem alguns diferenciais justamente por ser uma versão moderna dos chamados armazéns.

Um armazém geral é uma empresa privada, responsável por guardar produtos e pertences de terceiros, mediante o pagamento de um valor prefixado ou de um percentual sobre o serviço prestado pela empresa de armazenagem. 

Além de armazenar, ele também pode receber, reembalar, etiquetar e conferir, mantendo um controle físico e fiscal de tudo o que entra e sai do armazém.

É possível encontrar diferentes tipos de galpão de armazenamento, cada um com as suas particularidades e apropriado para uma determinada demanda. Na maioria dos casos, o local acaba sendo um anexo da própria empresa, sendo utilizado apenas por ela.

Self Storage

As unidades de self storage são “galpões” ou boxes individuais e privativos, que podem ser acessados apenas pelos seus contratantes, além de poderem ser personalizados  — como tamanho e espaço — de acordo com as necessidades de cada cliente e perfil de negócio.

Além da flexibilidade em tamanho, a contração da solução também que diferenciada. Na GoodStorage, por exemplo, você só paga o mês que usa. Aqui os contratos são mensais, então todo o processo é mais simples, desde o contrato e o uso.

Saiba mais em nosso post: Como é ter um box na GoodStorage!

Quais as vantagens do self storage em relação ao galpão de armazenamento?

O self storage veio para o Brasil como uma solução inovadora, principalmente se a sua empresa está no processo de expansão e você ainda não precisa de um galpão de armazenamento com pé direito de 12 m² e piso industrial, nem amplo estacionamento para carga e descarga de caminhões com eixo duplo. 

Por essa descrição, fica mais fácil você entender a dimensão de um galpão de armazenamento, certo?

Justamente por isso, é um pouco difícil ver galpões de armazenamento espalhados em pontos estratégicos da cidade. Geralmente, eles estão situados próximo às rodovias e estradas, facilitando o acesso das frotas até as mercadorias. Já percebeu que os grandes parques industriais nunca estão localizados próximos ao centro da capital?

Já as unidades de self storage encontram-se nos mais diversos bairros, inclusive também permitindo o fácil acesso às rodovias, marginais e estradas. É possível ainda contratar boxes em mais de uma unidade, dividindo assim o seu estoque e melhorando o fluxo de saída das mercadorias.

Se a sua empresa fica muito afastada dos centros comerciais de São Paulo, por exemplo, uma boa dica é optar por um self storage perto de centros de distribuição ou de bairros em que há mais vendas.

A opção por um self storage vai além da localização. A limpeza e conservação dos itens é outro ponto a ser considerado. O galpão de armazenamento, por ser um único espaço amplo e aberto, tem mais riscos de pragas, como ratos e insetos, exigindo manutenção constante.  

Nas unidades de self storage, tudo tende a ser mais bem preservado, já que cada box é fechado, e muitos ainda contam com um sistema de climatização, diminuindo consideravelmente a deterioração das mercadorias.

Você também deve estar se perguntando a respeito da segurança. Os galpões de armazenamento possuem sim sistemas de segurança, mas como são espaços geralmente abertos, o acesso a cada prateleira e mercadoria não consegue ser 100% controlado, o que pode acarretar em alguma violação. 

No self storage, além do espaço ser privativo, apenas o contratante (e quem mais por ele autorizado) tem acesso ao box, o que torna o manuseio do estoque muito mais seguro.

O self storage é um curinga para o processo de armazenagem e logística. Desde a flexibilidade na escolha do tamanho do box, até na facilidade de contratação, além das inúmeras vantagens que oferece. 

Na GoodStorage, os espaços têm diversos tamanhos, a partir de 1 m². Os boxes são privativos e seguros, com câmeras de vigilância que funcionam 24 horas todos os dias do ano. Sem contar que não é preciso ter fiador ou assinar contratos de anos. A locação mínima é de um mês e, se você não precisar mais, é só cancelar sem multa (basta avisar com antecedência).

Faça da GoodStorage a extensão da sua empresa. Solicite um orçamento sem compromisso! 

Veja também