Dicas

10 passeios ao ar livre para curtir com as crianças em São Paulo

Sol, caminhada, atividades ao ar livre e piquenique são algumas opções de lazer para relaxar, gastar a energia acumulada e criar memórias afetivas com as crianças. Nesse contexto, explorar a cidade de São Paulo com os pequenos pode ser uma experiência muito proveitosa e divertida, afinal, são tantas possibilidades de lugares que a única regra […]

  • 16 de novembro de 2023

Sol, caminhada, atividades ao ar livre e piquenique são algumas opções de lazer para relaxar, gastar a energia acumulada e criar memórias afetivas com as crianças. Nesse contexto, explorar a cidade de São Paulo com os pequenos pode ser uma experiência muito proveitosa e divertida, afinal, são tantas possibilidades de lugares que a única regra é se divertir.

Pensando nisso, fizemos uma lista muito especial com 10 alternativas de passeios ao ar livre para fazer em família. De parques a museus a céu aberto, descubra ótimas alternativas para aproveitar o tempo com muita diversão, aprendizado e contato com a natureza.

1. Parque Ibirapuera

Um dos cartões-postais de São Paulo, o Parque Ibirapuera é um ótimo local para aproveitar ao ar livre. Com uma área de, aproximadamente, 1,6 quilômetros quadrados, oferece uma ampla gama de atividades para pessoas de todas as idades, especialmente para os pequenos.

Os lindos gramados e lagos banham o local, tornando-o ótimo para fazer piqueniques e relaxar em meio à natureza. O parque também oferece pistas de caminhada e ciclovia, além de quadras esportivas, campos de futebol e diversas áreas de playground. Nos arredores, você encontrará museus, monumentos e esculturas.

2. Museu do Futebol

Localizado no Pacaembu, o Museu do Futebol é um dos mais populares e importantes da cidade de São Paulo. Inaugurado em 2008, atrai fãs de futebol, estudantes, turistas e visitantes de todas as idades.

O lugar explora não apenas as conquistas e os heróis do esporte, como também as histórias culturais e sociais que cercam o futebol no Brasil. Ele oferece exposições interativas e imersivas com recursos e instalações sensoriais para envolver os visitantes.

O Museu do Futebol abriga um vasto acervo de itens, como troféus, chuteiras, fotografias e vídeos históricos.

Baixe nosso whitepaper e aprenda o segredo para ter mais espaço sem se desfazer do que ama

3. Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico é um tesouro verde localizado no coração da cidade e uma das principais áreas de conservação da flora do estado de São Paulo. O lugar é perfeito para apreciar a beleza das plantas, árvores e flores, além de promover a pesquisa e conservação da biodiversidade.

Um dos destaques do Jardim Botânico é o Orquidário Ruth Cardoso, que exibe uma incrível variedade de orquídeas de todo o mundo. Há também trilhas, atividades educativas para todas as idades, incluindo visitas guiadas, palestras e workshops.

4. Zoológico de São Paulo

Para a criança que é apaixonada por animais, o Zoológico de São Paulo é uma opção de passeio incrível. O lugar conta com mais de 3 mil animais de, aproximadamente, 300 espécies. Entre eles, estão leões, girafas, tigres, aves exóticas e animais nativos do Brasil.

O Zoológico de São Paulo é dividido em várias áreas temáticas, como a Savana Africana, o Pantanal, entre outros. Além disso, o lugar oferece programas educacionais, atividades para visitantes, restaurantes e lanchonetes. É uma oportunidade única para aprender sobre a conservação da natureza.

Baixe nosso whitepaper e aprenda o segredo para ter mais espaço sem se desfazer do que ama

Como guardar o que é importante

5. Museu Catavento

Localizado no Palácio das Indústrias, próximo ao Centro de São Paulo, o Museu Catavento é dedicado a oferecer experiências de aprendizados práticas e interativas, com foco na ciência, tecnologia, cultura e história.

Dividido em quatro espaços temáticos principais: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, cada lugar oferece diferentes exposições e atividades. As exposições interativas são um show à parte, elas permitem que os visitantes participem ativamente por meio de experimentos práticos.

Não podemos deixar de mencionar o famoso planetário, com sessões de observação do céu, e também eventos e programas educacionais.

6. Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê é uma importante área de conservação ambiental localizada às margens do Rio Tietê. Seu objetivo principal é a preservação da flora e fauna da região, além da educação ambiental e recreação ao ar livre.

Sua área de conservação totaliza mais de 14 milhões de metros quadrados, conta com espécies vegetais nativas e animais silvestres. O lugar oferece trilhas e caminhadas, um grande lago que permite passeios a barco, atividades recreativas e muito mais!

7. Museu Aberto de Arte Urbana

O Museu Aberto de Arte Urbana foi o primeiro lugar a representar a Arte Urbana de rua no Brasil e no mundo. É, sem dúvidas, um dos mais originais do país, pois em vez de ser uma instalação construída como todos os museus, este é, na realidade, um conjunto de 66 pilares que sustenta o trecho elevado da Linha 1 – Azul, do metrô de SP.

Esses pilares foram grafitados por jovens de periferias, contribuindo não apenas com a estética do lugar, mas também visando a revitalização da região. Vale a pena conhecer!

8. Aquário de São Paulo

Um lugar mágico para as crianças, o Aquário de São Paulo conta com uma vasta coleção de espécies aquáticas, como tubarões, peixes exóticos e até pinguins. Localizado no bairro Ipiranga, fica próximo ao Museu do Ipiranga, outra sugestão de passeio para fazer com a criançada.

Visitar o lugar é uma oportunidade única para que os pequenos explorem o mundo aquático e aprendam mais sobre a vida marinha, oferecendo uma experiência imersiva e emocionante.

9. Museu da Imaginação

Como o próprio nome sugere, o Museu da Imaginação é um espaço interativo e educativo voltado para crianças e família. Sua missão é estimular a criatividade e a imaginação por meio de atividades lúdicas, exposições interativas que envolvem arte, cinema e tecnologia.

O lugar apresenta exposições interativas, espaços temáticos, atividades artísticas e até laboratórios onde as crianças podem explorar temas como física, biologia e muito mais.

10. Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa

A Estação da Luz é um ponto histórico de São Paulo e abriga o Museu da Língua Portuguesa. Visitar o museu, explorar a arquitetura e história da estação, pode ser uma experiência enriquecedora para as crianças.

O museu conta com exposições interativas, atividades educativas, inovação tecnológica e interação com os visitantes. Infelizmente, ele sofreu um incêndio em 2015, mas foi reaberto em 2020 com muitas atualizações e novidades.

A cidade de São Paulo oferece uma infinidade de opções de passeios ao ar livre para toda a família, seja durante as férias escolares, seja durante os finais de semana. Desde parques tranquilos até museus interativos, a cidade proporciona experiências que unem diversão e aprendizados para a criançada. Anote as dicas e prepare o roteiro para um passeio!

Curtiu as dicas? Então, aproveite a visita em nosso blog e veja também onde guardar os equipamentos de lazer!



    Veja também