Dicas

5 exercícios para fazer em casa

Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental. E não é preciso ser nenhum “maromba” para conquistar os benefícios das atividades físicas. Ao incluir na rotina alguns exercícios, já é possível perceber as mudanças positivas no humor, no apetite e até na hora de dormir. Também não é necessário investir em academia. […]

  • 23 de novembro de 2020

Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental. E não é preciso ser nenhum “maromba” para conquistar os benefícios das atividades físicas. Ao incluir na rotina alguns exercícios, já é possível perceber as mudanças positivas no humor, no apetite e até na hora de dormir.

Também não é necessário investir em academia. Existem exercícios para fazer em casa que são simples e podem ser realizados em pequenos espaços. Garrafa de água e música animada a postos? Confira agora 5 exercícios para realizar no conforto do seu lar!

1. Polichinelos

Vamos começar com um exercício fácil e bem conhecido. O polichinelo trabalha a capacidade cardiorrespiratória e a coordenação motora. Fique em pé, com os pés unidos, a coluna reta e as mãos apoiadas na lateral do corpo. Ao abrir as pernas, jogue os braços e bata palmas no alto.

Em seguida, feche as pernas e volte os braços nas laterais do corpo. Repita esses movimentos de forma rápida por, aproximadamente, 30 segundos. O ideal é fazer algumas séries até começar a suar e ficar ofegante. Lembre-se: utilize tênis para evitar escorregões e acidentes.

2. Flexão de braço

A flexão de braço não poderia faltar em nossa lista de exercícios para fazer em casa. A atividade trabalha tríceps, ombros e peitoral. Deite de bruços com as pernas esticadas e os pés juntos. Coloque as mãos espalmadas no chão, mantendo-as alinhadas ao eixo dos ombros, embora distantes do tronco.

Sem dobrar as pernas, erga o corpo com os braços, flexionando-os na sequência. Repita os movimentos durante 30 segundos. Uma dica para quem está iniciando: realizar o exercícios com os joelhos dobrados enquanto o corpo sobe e desce.

3. Agachamento tradicional

O agachamento trabalha, principalmente, quadríceps, glúteos e estabilizadores da coluna. Para realizá-lo, fique em pé com os pés posicionados na linha dos ombros. Sem tirar o calcanhar do chão, jogue as nádegas para trás. Agache até o joelho, formando um ângulo de 90 graus, e deixe o corpo ereto novamente.

Repita o movimento por 30 segundos. Para facilitar, ao descer o corpo, os braços podem ir para a frente sempre que as nádegas forem para trás. Atenção! A coluna precisa estar sempre reta.

4. Extensão dos pés

O próximo da nossa lista de exercícios para fazer em casa é o famoso “gêmeos em pé”, também conhecido como extensão dos pés. Ele fortalece as panturrilhas e é bem fácil de fazer.

Fique em pé com o corpo ereto. Em seguida, erga-se na ponta dos pés, subindo e descendo, sempre com a coluna reta. Para dificultar, pode adicionar pesinhos, um em cada mão enquanto realiza os exercícios.

5. Corrida com joelhos altos

Este exercício simula uma corrida com o corpo no mesmo lugar, mas com uma leve elevação dos joelhos. O objetivo é trabalhar pulmões e o coração. É possível colocar caneleiras fitness ou segurar halteres com as mãos. Assim, os músculos também são estimulados.

O ponto de atenção é com a postura. Se for pegar pesos, segure-os com firmeza para evitar acidentes e não comprometer a execução do exercício.

Existem diversos exercícios para fazer em casa. Trouxemos os cinco mais simples e que podem ser executados em qualquer lugar. Lembre-se: é sempre importante consultar um médico para avaliar o seu nível de saúde e indicar uma alimentação saudável.

Curtiu as dicas? Esperamos que sim! Confira também como guardar equipamentos de academia!



    Veja também