Organização

5 passos para ser uma pessoa mais organizada

É possível abandonar a bagunça e ser uma pessoa mais organizada mesmo com a correria do dia a dia? Sim, é possível! Mas estamos falando de um processo que exige disciplina e adoção de novos hábitos. E vale a pena! Quando organizamos a nossa vida, conseguimos definir um planejamento para alcançar as nossas metas, ter […]

  • 15 de novembro de 2020

É possível abandonar a bagunça e ser uma pessoa mais organizada mesmo com a correria do dia a dia? Sim, é possível! Mas estamos falando de um processo que exige disciplina e adoção de novos hábitos.

E vale a pena! Quando organizamos a nossa vida, conseguimos definir um planejamento para alcançar as nossas metas, ter mais tempo livre e aumentar a produtividade. Para que essa transformação aconteça, reunimos 5 passos para você seguir. Acompanhe!

Passo 1: Elenque quais são os problemas da desorganização

A desorganização impede que a nossa vida avance em diversos sentidos, mas isso pode variar de uma pessoa para outra. Antes de tentar solucionar os problemas, é importante entender como eles dificultam a sua rotina. 

Lápis e papel em mãos? Então, é hora de saber quais áreas precisam de mais atenção. Você precisa de mais tempo para descansar? Não consegue encaixar a academia em sua rotina? A casa vive sempre uma bagunça? Anote tudo para saber por onde começar.

Passo 2: Crie um cronograma para resolver todas as suas pendências

Negociar aquela dívida que está parada há meses, fazer a inscrição na academia, entregar as roupas que você não usa mais a uma instituição de caridade… Sempre existem aquelas pendências em nossas vidas que nunca resolvemos porque sempre procrastinamos.

O grande problema é que, cedo ou tarde, precisamos resolver tudo. Muitas vezes, quanto mais demoramos, maiores essas pendências ficam. Se existirem muitas tarefas a fazer nesse sentido, pode ser interessante criar um cronograma. Afinal, não adianta querer resolver tudo de uma vez porque nem sempre temos tempo (e paciência) para isso.

Distribua essas pendências de acordo com o prazo que elas possivelmente têm para serem resolvidas. Para não se sobrecarregar, tente resolver uma pendência por semana. Assim, você consegue ter tempo hábil de se deslocar, se for o caso, e de respirar!

Passo 3: Planeje o seu dia para ser uma pessoa mais organizada

Mapeamento de problemas feito e principais pendências resolvidas? Então, chegou a hora de planejar a sua rotina para que seja possível cumprir os seus principais afazeres. Aqui, vale de tudo: aplicativos de celular, a clássica agenda de papel, ter um painel no cômodo mais acessado da casa… O importante é anotar tudo o que você quer fazer no dia.

Lembre-se também de colocar um horário para que as atividades sejam feitas, até mesmo para saber se é viável realizá-las naquele dia.

Outra dica bacana é fazer esse planejamento na noite anterior. Assim, você já começa o dia sabendo de tudo o que precisa fazer. Ah! Sinalize as prioridades para direcionar o seu foco e esforço. 

Passo 4: Faça a manutenção da sua arrumação

Quando falamos em arrumação, não estamos abordando apenas as bagunças dentro de casa, mas também as que existem em nossa vida! Por isso, é sempre importante checar tudo o que foi feito ao longo da semana para que os próximos dias já estejam planejados.

A dica é parar no final de semana para fazer essa validação. Este é um hábito importante para quem quer ser uma pessoa mais organizada porque a organização não é feita apenas quando existem pendências.

Na realidade, o segredo para que tudo esteja em dia é justamente acompanhar de perto tudo o que precisa ser feito, distribuir da melhor forma e encaixar as novas responsabilidades constantemente.

Passo 5: Não se cobre tanto e respeite os seus limites

Infelizmente, ser uma pessoa organizada não é algo que acontece da noite para o dia. Quem nunca teve o hábito de planejar a rotina, realmente sofre com a falta de processos. Por isso, é normal que todos os seus objetivos não sejam atingidos logo nas primeiras semanas.

Não se cobre tanto. Todo processo tem um tempo de adaptação, e nesse caso não é diferente. Outro ponto de atenção é respeitar os seus limites. Deixar de dormir ou de descansar para ter que realizar alguma pendência, por exemplo, não é saudável. Tenha em mente que tudo pode ser adaptado de acordo com as necessidades do seu dia. Combinado?

Ter uma vida mais organizada é importante para o alcance de nossas metas e dos nossos objetivos. Mas nem sempre é possível seguir à risca o que planejamos todos os dias. E está tudo bem. O importante é manter o foco e não desistir! Aos poucos, ser uma pessoa mais organizada fará parte da sua rotina de um jeito natural e leve.

Curtiu as dicas? Esperamos que sim! E também gostaríamos que deixasse um comentário sobre a sua relação com a organização. Vamos trocar experiências!

GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade. Oferecemos a locação de box de 1m² a 250m² para guardar o que tem valor para você, pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.



    Veja também