Logística

Armazéns gerais: saiba como funcionam

O processo de armazenagem faz parte da rotina de muitas empresas. Para melhorar a logística, é comum contar com o auxílio dos armazéns gerais. Esses espaços são bastante confundidos com os depósitos fechados e até com o self storage. Para esclarecer o assunto, desenvolvemos este texto. Continue a leitura e saiba mais! O que são […]

  • 5 de dezembro de 2020

O processo de armazenagem faz parte da rotina de muitas empresas. Para melhorar a logística, é comum contar com o auxílio dos armazéns gerais.

Esses espaços são bastante confundidos com os depósitos fechados e até com o self storage.

Para esclarecer o assunto, desenvolvemos este texto. Continue a leitura e saiba mais!

O que são os armazéns gerais?

De forma simples, os armazéns gerais são estabelecimentos que guardam produtos de terceiros. Ou seja, espaços que armazenam e conservam bens recebidos do contratante.

Nesse caso, o contratante arca com os serviços que foram prestados: guarda, conservação e armazenagem. No entanto, tudo é de responsabilidade da empresa de armazenagem, como equipe de profissionais, equipamentos e infraestrutura.

É importante destacar que os armazéns gerais precisam ter autorização especial do governo e estão subordinados à Junta Comercial.

Armazéns gerais e depósitos são a mesma solução?

Ambas as soluções são confundidas porque, teoricamente, têm a mesma função. Mas é importante esclarecer que os depósitos fechados são instalações para armazenar mercadorias do próprio contribuinte. Ou melhor, é um estabelecimento que pertence à mesma empresa que está guardando os pertences.

Os armazéns gerais, portanto, são empresas com a finalidade de guardar e conservar mercadorias de outras empresas. Esses estabelecimentos precisam satisfazer certas exigências, como seguir os procedimentos para a matrícula de um armazém, modelos de Regulamento Interno, Termo de Responsabilidade e Legislação.

E o self storage, é um armazém geral?

Já faz alguns anos que o self storage está ganhando espaço no Brasil. A solução oferece espaços privativos para a guarda de pertences pessoais e até mesmo o estoque de empresas.

Muitas pessoas confundem o self storage com o armazém e o depósito. Todas as soluções têm a mesma finalidade: o armazenamento. O self storage, por sua vez, tem alguns diferenciais justamente por ser uma versão moderna dos chamados armazéns.

Aqui na GoodStorage, por exemplo, a infraestrutura chama a atenção. O tamanho dos boxes varia de 1 m² e 250 m². Se for necessário alterar o tamanho do box, esse processo pode ser feito a qualquer momento de acordo com a necessidade e disponibilidade da unidade.

Outro ponto que vale mencionar é a qualidade das instalações. Os boxes são devidamente higienizados e têm estrutura completa para carga e descarga, segurança e monitoramento 24 horas por dia. Sem contar os elevadores de carga e Wi-Fi gratuito.

Ah! A contratação também é simples e sem burocracias. Você indica o tamanho do espaço que precisa, o tempo que os itens ficarão no local e pronto! Inicia o contrato, que não depende de fiador e não tem multa de cancelamento.

Vimos, ao longo deste texto, que os armazéns gerais funcionam para armazenar mercadorias de empresas, principalmente grandes varejistas. Os depósitos são extensões da própria empresa com a mesma finalidade: o armazenamento. Já o self storage é uma solução contemporânea e prática para guardar e proteger pertences de todos os tipos, incluindo a mercadoria e o estoque de empresas de diversos portes.

A sua empresa está precisando de mais espaço? O self storage é a solução! Orçamento sem compromisso agora!  A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade.



    Veja também