E-commerce

Dark Store, uma nova estratégia para e-commerces

As dark stores têm se tornado uma tendência no mundo cada vez mais digital, sendo uma opção extremamente viável para e-commerces. Entre os seus principais benefícios, estão: maior agilidade nas entregas, melhora na gestão de estoque e, principalmente, na experiência do cliente.  Se o perfil do consumidor mudou nos últimos anos, é evidente que para […]

  • 22 de novembro de 2022

As dark stores têm se tornado uma tendência no mundo cada vez mais digital, sendo uma opção extremamente viável para e-commerces. Entre os seus principais benefícios, estão: maior agilidade nas entregas, melhora na gestão de estoque e, principalmente, na experiência do cliente. 

Se o perfil do consumidor mudou nos últimos anos, é evidente que para ter uma vantagem competitiva e prosperar, seu negócio deve estar alinhado com as demais tendências do varejo, como por exemplo, a adoção de novas estratégias logísticas. É nesse ponto que a modalidade da Dark Store se destaca.

A Dark Store é uma loja fechada ao público, que opera como ponto de distribuição e atendimento de pedidos. Uma das suas principais características é estar em localizações estratégicas e próximo à base de clientes para garantir agilidade e satisfação nas entregas.

Ao aderir ao modelo de dark store, varejistas podem perceber ganhos expressivos em:

  • prazos de entrega mais curtos
  • economia em quilometragem, gerando entregas mais sustentáveis
  • redução nos custos do frete, tanto para empresas como para consumidores
  • melhor escoamento das entregas e melhor performance em regiões com alto volume de pedidos
  • redução de custos nas operações e de implantação

 

Como montar uma Dark Store?

Onde não cabe uma loja física, cabe uma dark store (que funciona muito bem como um centro de distribuição). Na prática, é mais ou menos isso mesmo. Tanto que, empresas como Marisa, Carrefour e muitas outras, estão abrindo diversos espaços nesse modelo. Embora seja uma aposta muito interessante, sua operação traz alguns desafios que precisam ser levados em conta na hora de montar uma loja. 

  • Conheça seu cliente

Reúna informações relevantes sobre o comportamento dos seus consumidores. Ao saber suas preferências, você poderá definir qual será a melhor organização do estoque e quais serão os produtos ofertados;

  • Invista em tecnologia 

A tecnologia é uma grande facilitadora no processo de gerenciamento e logística de produtos em uma Dark Store. O uso de tecnologia, tanto na armazenagem como na coleta, permite processar, com boa redução de erros, muitos pedidos com alta agilidade. Além disso, a tecnologia integrada à comunicação omnichanel também possibilita um atendimento de muito mais qualidade. Afinal, quanto melhor for a experiência para o cliente, melhor é o resultado para o seu e-commerce;

  • Invista em comunicação

Priorizar e alinhar a comunicação em todos os canais de contato com o cliente ajuda os funcionários a acessarem informações, agiliza o atendimento ao cliente, e ainda, leva a mensagem adequada;

  • Mantenha o controle dos estoques

Fazer o gerenciamento do estoque é um ponto que não pode ser deixado de lado. Isso inclui o controle da movimentação de mercadorias, a reposição de estoque, a coleta e demais processos. Ter uma visão clara do estoque garante que os pedidos sejam separados e enviados mais rapidamente;

  • Atenção à legislação

As dark stores devem cumprir as regras de armazenamento, manuseio e distribuição do produto, conforme determinado pela Lei;

  • Conte com uma boa solução logística

Ter uma solução logística para oferecer opções de frete mais vantajosas e de diversas transportadoras é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Conforme mencionamos acima, montar e/ou operar uma dark store exige alguns pontos de atenção, sendo o principal deles a entrega de produtos com mais agilidade e precisão. Esse é um dos desafios de todo e-commerce, ainda mais considerando a última milha e seus custos.

Sabia que a GoodStorage pode ser sua aliada na hora de otimizar a sua logística?

E não só para contribuir com a logística, mas, também, o uso de seus espaços como modelo de operação para uma dark store. 

Além de espaços privativos como os boxes nas unidades de self storage, a GoodStorage lançou outros conceitos para atender empresas de todos os portes, independentemente do seu nicho de mercado. 

Conceito Flex

Na unidade Lapa, o conceito de espaço inteligente vai além do tradicional do self storage. São 16 galpões flexíveis e que podem ser unificados, conforme a necessidade da sua demanda.  Os contratos são mensais e sem burocracia.

Espaços Empresariais

Centros de distribuição equipados com espaços corporativos. São galpões de tamanhos variados que podem abrigar diferentes tipos de uso, e permitem viabilizar armazenagens rotativas e até atendimento direto ao cliente, por meio de pick up points. 

Por ser um local flexível e praticamente sem limitações do que pode ser armazenado, os storages trazem inúmeras vantagens para os que optam pelo seu uso. Isso sem mencionar a melhor vantagem que é o custo-benefício da locação, já que os espaços estão prontos para serem utilizados e a manutenção já está incluída na mensalidade.

As estruturas também incluem sistemas de segurança 24 horas, com acesso privativo, paredes divisórias, infraestrutura para carga e descarga, brigadas de incêndio, espaços de convivência com wi-fi e muito mais.

Inteligência e Inovação no Last Mile

 

Não sabe exatamente qual modelo é melhor para você ou de quanto espaço você precisa? Não tem problema!  Fale com um consultor e receba ajuda personalizada.



    Veja também