BLOG GOODSTORAGE

Logística: o impacto do Coronavírus

Os impactos do coronavírus na logística e no e-commerce durante a quarentena.

Logística o impacto do Coronavírus

O surgimento do novo coronavírus, além de impactar a vida de muitas pessoas, também desafiou o mercado global, incluindo os setores de indústria e transporte. Um dos principais motivos dessas mudanças foi por conta do isolamento social causado pela pandemia. Com as pessoas em casa e parte dos comércios fechados, as compras online tiveram um aumento significativo.

Nesse sentido, o transporte se tornou uma das atividades mais importantes diante dessa crise. As empresas de logísticas tiveram que se adaptar e reinventar nesse cenário, precisaram incluir processos de prevenção e cuidados e, claro, lidar com a alta demanda de pedidos para que os prazos continuassem sendo cumpridos.

Pensando na importância do assunto, principalmente neste momento, reunimos informações importantes neste post sobre o impacto do Coronavírus na logística. Acompanhe!

Veja como a logística mudou as relações de consumo

As relações de consumo foram completamente transformadas com o surgimento do novo coronavírus. O primeiro país a ser acometido pelo coronavírus foi a China. Assim que o governo chinês tomou ciência de que era necessário conter a disseminação de forma imediata, tomou medidas drásticas, como a quarentena (isolamento domiciliar).

Com as pessoas não podendo circular livremente nas ruas, a fim de evitar aglomerações, a forma mais viável para consumir era online. Então, os e-commerces passaram a receber uma grande demanda de pedidos em diversos segmentos: farmácia, mercado, restaurantes etc.

Logo, a logística também foi impactada, pois também não esperava esse aumento em tão pouco tempo. Mas, além do aumento do número de entregas, as empresas de logística também tiveram que se adequar aos cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Conheça os impactos do Coronavírus na logística e no e-commerce

Um relatório divulgado pela McKinsey & Company apontou mudanças significativas no varejo online. A previsão é um crescimento de 25% em compras online de mantimentos. Houve também o aumento de 150% na demanda por remédios contra tosses e resfriados, além de 58% de aumento nos suprimentos de emergência.

No Brasil, estima-se uma redução de 22% na produção do setor eletrônico por conta da dificuldade na logística de recebimento provenientes da China. 80% das peças utilizadas no Brasil são originárias da China.

Vale ressaltar que, em consequência da crise, empresas que dependem muito da China sofrem com a falta de insumos que não chegam aos portos. Isso acontece em diversas indústriasem que os produtos eram importados da cidade Wuhan, epicentro da crise do COVID-19.

Saiba como diminuir o impacto do coronavírus na logística

Como vimos até aqui, muitas mudanças aconteceram com a chegada do coronavírus. A partir de agora, as empresas de logística devem se adaptar às necessidades da situação. Nesse sentido, é preciso investir em soluções que tornem as operações facilitadas e, claro, sem colocar em risco a saúde de ninguém. Veja as principais medidas que devem ser adotadas.

Proteja os funcionários e os clientes

Todas as medidas de segurança e higiene precisam ser seguidas à risca, a fim de preservar a saúde dos profissionais e dos clientes. Esses cuidados devem ser rigorosos. As reuniões e licenças médicas precisam ser adaptadas ao cenário atual.

Prepare-se para as mudanças

Sim, outras mudanças podem aparecer! Por isso, ter flexibilidade e facilidade em se adaptar a novos cenários é essencial em momentos de crise. Logo, é válido traçar estratégias e elaborar planejamentos considerando possíveis transformações no cenário da pandemia.

Acompanhe as atualizações sobre o Coronavírus

Como estamos passando por um momento nunca vivido antes, é comum que as mudanças aconteçam quando menos esperamos. Por isso, é muito importante acompanhar as atualizações do assunto em noticiários e órgãos regulamentadores.

O coronavírus impactou o mundo inteiro. A logística continua sendo essencial para atender às demandas do mercado e das pessoas que estão em isolamento domiciliar. Ter atenção aos cuidados de higiene é muito importante para reduzir a disseminação do vírus e proteger a vida dos profissionais que continuam atuando nessa frente.

E você, gostou das informações deste artigo? Aproveite a visita em nosso blog e baixe gratuitamente o nosso e-book com Técnicas para reduzir custos logísticos. Boa leitura!

 

GoodStorage na mídia

Mais VocêExameEstadãoG1Folha de São PauloJornal da Band
Ligar Faça um orçamento Orçamento Chat Online Chat Online Entre em contato. Email 11941251521 Whatsapp