Logística

Logística reversa: otimize com o Self Storage

O que antes era visto como uma dificuldade para encantar clientes, hoje passa a ser um mecanismo de fidelização Ainda que exista um grande crescimento na quantidade de pessoas que compram pela Internet no Brasil, nosso país precisa dar muitos passos para alcançar índices onde a compra via e-commerces já faz parte do dia a […]

  • 18 de março de 2019

O que antes era visto como uma dificuldade para encantar clientes, hoje passa a ser um mecanismo de fidelização

Ainda que exista um grande crescimento na quantidade de pessoas que compram pela Internet no Brasil, nosso país precisa dar muitos passos para alcançar índices onde a compra via e-commerces já faz parte do dia a dia. Isso é possível, através de uma logística reversa.

A confiança tem aumentado; uma pesquisa da Ebit/Nielsen, apresentada no 38º Webshopper, mostrou que o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017.

No entanto, uma pesquisa não muito anterior apontou que 47% dos clientes passaram a comprar menos pela Internet após terem dificuldades na troca.

De acordo com as leis do e-commerce, todo consumidor que fizer uma compra pela Internet tem o direito de troca do produto comprado, desde que a troca ocorra no prazo de sete dias a partir da chegada do produto à sua casa.

Muitas lojas virtuais têm dificuldades para desburocratizar esse processo, mas é preciso lembrar que a principal função da logística reversa é o encantamento do cliente.

Ponto de entrega como vantagem para os dois lados

Há algumas formas de operacionalizar a logística reversa, sendo que a retirada no local do cliente é a mais usual. No entanto, a forma mais rentável e interessante para o empresário é o recebimento no ponto de entrega, que geralmente é uma loja física ou centro de distribuição.

O problema: isso se torna um transtorno para o consumidor e o objetivo de encantar o cliente com um atendimento superior é sabotado. Só que há uma alternativa para transformar esse problema em uma ferramenta de fidelização.

Com o uso do self storage de São Paulo o e-commerce pode ter diversos pontos de coleta espalhados por pontos estratégicos da cidade. As unidades da GoodStorage transformam-se em suas extensões físicas para recebimentos de produtos.

Como existem muitas unidades ativas e outras em processo de abertura, é certo que sempre existirá um ponto de logística reversa próximo ao cliente.

A logística reversa com uso de self storage elimina um fator da complexa equação logística, o operador de transporte, permitindo ao e-commerce reduzir gastos e controlar a operação de perto, com menos riscos, menos perdas de produtos e maior contato com os clientes.

Gosto do nosso conteúdo? Acompanhe nosso Facebook e Instagram para ver novidades todas as semanas!



    Veja também