Empreendedorismo

O que é necessário para montar uma loja virtual?

Nos últimos anos, o comércio eletrônico teve uma evolução e a procura por loja virtual foi muito significativa. De acordo com a pesquisadora Retail X (Reino Unido), o e-commerce brasileiro foi o que mais cresceu em 2022, com US$ 49,2 bilhões em receita e 84% da parcela de tráfego web para os varejistas. Com números […]

  • 16 de março de 2023

Nos últimos anos, o comércio eletrônico teve uma evolução e a procura por loja virtual foi muito significativa. De acordo com a pesquisadora Retail X (Reino Unido), o e-commerce brasileiro foi o que mais cresceu em 2022, com US$ 49,2 bilhões em receita e 84% da parcela de tráfego web para os varejistas.

Com números expressivos, montar uma loja virtual é uma das melhores formas de empreender e expandir os negócios. Apesar de parecer uma tarefa difícil, é bem mais simples do que parece, desde que seja feita com cautela.

Por isso, trouxemos neste texto algumas dicas que vão ajudar nesse processo, desde o planejamento até a implementação. Continue a leitura para saber mais!

Comece com um planejamento bem estruturado

Assim como empresas de quaisquer portes e segmentos, criar uma loja virtual exige, antes de mais nada, um planejamento bem estruturado. Por isso, o primeiro passo é organizar as ideias, definir os objetivos e tudo o que envolver o desenvolvimento do negócio.

Pode ser interessante começar traçando o público-alvo, o nicho de mercado e os produtos que serão oferecidos. Nessa etapa, também é importante definir um orçamento, porque mesmo sendo uma forma de ter um negócio sem grandes investimentos financeiros, o processo tem alguns custos.

Considere que a concorrência do comércio eletrônico é grande, então é necessário ter um diferencial, seja com um preço acessível, seja com um atendimento diferenciado ou outra opção. Essa estratégia é uma das mais importantes!

Escolha a plataforma que será usada para vender online

O próximo passo para começar a vender online e ter sucesso nas vendas é a definição da plataforma. Hoje em dia, existem diversas opções, como e-commerce próprio, market place e até redes sociais. Todos esses canais servirão como uma vitrine dos seus produtos. O ideal é que a plataforma escolhida atenda às suas necessidades e ofereça serviços que facilitem a gestão.

É necessário levar em consideração alguns requisitos. Veja os principais:

  • facilidade de uso: é importante que a plataforma seja intuitiva e fácil de usar;
  • personalização: a identidade da marca precisa ter visibilidade e possibilidade de customização;
  • segurança: contar com recursos de proteção aos dados dos clientes é essencial.

Invista em estratégias de marketing digital

E já que estamos falando de características indispensáveis para abrir uma loja virtual, é claro que não podemos deixar de mencionar as estratégias de marketing digital. As técnicas ajudam na atração e fidelização de clientes, fazendo com que mais e mais pessoas conheçam a sua marca e comprem de você.

Se você não tem tanto conhecimento, pode começar de forma simples. Caso o seu planejamento inclua o orçamento para essa etapa, vale muito a pena contratar um profissional. Veja algumas das ações de marketing digital que podem ser aplicadas.

Redes Sociais

Conhecidas e utilizadas no mundo inteiro, as redes sociais, além de servirem como uma vitrine para os seus produtos, ajudam a criar uma comunidade em torno do seu negócio. Com elas, você pode conhecer mais o seu público-alvo, interagir mais com ele e estreitar o relacionamento.

E-mail marketing

Enviar e-mails personalizados e promocionais para a sua base de clientes é uma estratégia de fidelização e ajuda a aumentar as vendas da loja virtual. Lembre-se que, aqui, é preciso elaborar um plano com um objetivo específico para alcançar os resultados desejados.

Mídia Paga

É possível criar o seu e-commerce investindo pouco financeiramente e divulgá-lo de forma orgânica, ou seja, sem comprar um espaço publicitário online. No entanto, as ações de mídia paga ajudam a aumentar o tráfego para a sua loja, por isso são bem-vindas.

Custos Logísticos

Use o self storage para melhorar a logística

Com a loja virtual criada, o próximo passo é definir o espaço para o estoque, onde os produtos que serão vendidos ficarão armazenados. Muitos empreendedores guardam os itens dentro de casa mesmo, no entanto, há uma solução ainda melhor, além de ser econômica e flexível: o self storage.

Os espaços inteligentes de autoarmazenamento são privativos, conferindo segurança para o seu negócio. Na GoodStorage, por exemplo, os boxes são monitorados por câmeras de vigilância e o acesso é feito por biometria ou senha individual.

Outro diferencial interessante é que as unidades estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, ou seja, os seus produtos estarão mais próximo dos centros comerciais e de distribuição, facilitando o acesso. E ainda, há uma unidade em Santo André/ SP.

As vendas aumentaram e você precisa de um espaço maior? Basta entrar em contato e realizar a alteração. O self storage é uma ótima forma de gerenciar o estoque da loja virtual, conta com espaços de diversos tamanhos, está localizado em pontos estratégicos, tem segurança e um ótimo custo-benefício para profissionalizar a sua loja virtual.

Ao longo deste texto, você viu que vender online é um processo relativamente simples, basta ter planejamento e contar com estratégias para a divulgação da sua marca. E, é claro, é extremamente importante considerar a logística do negócio. Nesse caso, você pode contar com a GoodStorage!

Está interessado em saber mais? Fale com um de nossos especialistas e orce seu espaço inteligente.

O conteúdo foi interessante para você? Deixe o seu comentário!



    Veja também