Estoques

O Que Fazer com os Produtos Que Encalham no Estoque

O gerenciamento de um estoque é parte importantíssima do seu negócio. E quando você se depara com produtos encalhados, o normal é fazer a famosa queima de estoque. Esta, no entanto, não é a melhor decisão. Pense em alternativas à liquidação, e boas soluções podem surgir desse problema. Cada produto no estoque é um investimento e, […]

  • 17 de novembro de 2016

O gerenciamento de um estoque é parte importantíssima do seu negócio. E quando você se depara com produtos encalhados, o normal é fazer a famosa queima de estoque. Esta, no entanto, não é a melhor decisão. Pense em alternativas à liquidação, e boas soluções podem surgir desse problema.

Cada produto no estoque é um investimento e, quando fica parado, isso significa que o seu dinheiro não está rendendo. Diante disso, não se apresse em fazer um saldão de qualquer jeito. Cortar o preço dos produtos que encalham no estoque pela metade expressa desespero em se desfazer daquele item. Além disso, passa uma imagem negativa ao consumidor e ainda pode deixar insatisfeitos aqueles que compraram o mesmo produto pouco tempo antes.

Em vez disso, aposte em promoções com valor agregado. Ou seja, venda a peça parada com desconto, mas apenas se o cliente levar um outro item relacionado, em seu preço integral. Por exemplo: na compra de um item para o quarto, ganhe 40% de desconto em um jogo de cama.

Outra boa alternativa é fazer ofertas direcionadas a perfis de clientes específicos. Cruze informações de sua clientela e encontre as pessoas que terão maior interesse nos produtos que encalham no estoque. Aquele seu cliente que já comprou uma impressora em sua loja é um comprador em potencial de cartuchos de tinta que estejam parados, por exemplo.

Negociar com o seu fornecedor é outra opção interessante para se livrar do estoque encalhado. Faça parcerias com ele, crie promoções conjuntas ou negocie a possível troca de seus produtos por outros com maior giro. Além dessas opções, os sites de compras coletivas podem ser uma outra saída para todos esses itens parados.

E você? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe sua sugestão abaixo nos comentários!



    Veja também