GoodStorage

Conheça as iniciativas do Projeto Human apoiadas pela GoodStorage

Programa direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social atua em São Paulo auxiliado pela GoodStorage  Desde 2019, a GoodStorage mantém uma parceria com o Instituto Human, uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda indivíduos atingidos pela desigualdade brasileira através de uma abordagem humanizada. Gerando resultados positivos desde seu surgimento, a colaboração entre as marcas […]

  • 14 de dezembro de 2021

Programa direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social atua em São Paulo auxiliado pela GoodStorage 

Desde 2019, a GoodStorage mantém uma parceria com o Instituto Human, uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda indivíduos atingidos pela desigualdade brasileira através de uma abordagem humanizada.

Gerando resultados positivos desde seu surgimento, a colaboração entre as marcas cresce a cada ano, principalmente com a ajuda dos clientes e membros da GoodStorage. 

A seguir, confira um pouco sobre as iniciativas apoiadas pela GoodStorage através de uma conversa com o internacionalista e co-fundador da entidade, Alexandre Del Rei!

O que é o Instituto Human?

Alexandre Del Rei, explica que o Instituto Human é uma ONG com foco em direitos civis para pessoas em vulnerabilidade social, seja ela nas ruas, em comunidades da periferia ou em refúgios em nosso país. Segundo o representante, o “(…) o objetivo do Human é abarcar projetos que se identifiquem que conversem com a cidade de São Paulo e do Brasil.”

Transformar e trazer dignidade para as pessoas a margem da sociedade sempre foi o objetivo de Del Rei. Para realizar isso, o mandatário rascunhou seu primeiro plano em 2017 através da The Street Store. Ele conta que o plano “(…) surgiu de uma ideia de amigos da faculdade. Ali foi a primeira ação do que hoje é o Instituto Human.” 

A primeira ação aconteceu em agosto de 2017 e foi um sucesso. Afinal, “(…) ela permitiu dar roupas para pessoa em situação de rua, mas todas em exposição, como se fosse em uma loja”. Desde a época, o intuito dos colegas e voluntários era dar o poder de escolha para as pessoas vistas a margem da sociedade. 

As pessoas ficaram cada vez mais interessadas na iniciativa, que se fortaleceu através da reunião de companhias parceiras e colaboradores. Del Rei conta que “(…) juntamos muitas empresas e voluntários, depois do evento todos começaram a perguntar quando seria a próxima ação”.

Quatro anos depois do início do sonho, o Instituto Human está presente em mais dois países, no México e na Espanha, com diversas ações para quem precisa de auxílio, “(…) seja de alimentos, educação, atendimento médico, documentação, entre outras coisas essenciais para a dignidade de cada indivíduo”.

Para a fundação, é muito importante ter o trabalho contínuo e contar com parceiros e voluntários mensalmente. Segundo dados oficiais, antes da pandemia, só na cidade de São Paulo, tínhamos cerca de 24 mil pessoas em situação de rua. A piora na crise sanitária e econômico agravaram esses números e, por isso, a ONG continua promovendo pesquisas e novas iniciativas para mapear seus próximos movimentos. 

O preparo para o Projeto Human

O Instituto Human disponibiliza profissionais de apoio emocional para todos os atendidos e voluntários. Segundo Del Rei, “temos que estar bem para ajudar o próximo e realizar boas ações”.

As atividades em volta desse tema são feitas para todos que têm envolvimento com o projeto. Colaboradores das empresas e voluntários assistem palestras para entender como atuar e qual a importância dessa ação social. Tudo é feito com base no trabalho feito no núcleo de pesquisa do Human. 

“Entendemos o porquê de ir para a rua, quais são os problemas de fato. Realizamos estudos sobre políticas públicas no Brasil, dados e origem das desigualdades. Realizamos isso para poder entender a realidade e aplicabilidade adequada para cada indivíduo e coletivo”.

Além disso, os membros da instituição estão presentes em camadas governamentais para dar visibilidade e participar das discussões de ações que o Estado tem e deve ter com as pessoas nessas situações. Conforme explica o co-fundador, “(…) estamos na Secretaria de Direitos Humanos, como parte ativista, para as pessoas em situação de rua do município de São Paulo. Também estamos presentes para discutir o que é feito e por que essas politicas não chegam na ponta, para quem realmente precisa”.

Conheça as inciativas do Instituto Human

  • Human Day

O maior e mais antigo projeto da entidade é uma extensão da The Street Store. As ações são voltadas para atender indivíduos em situação de rua de maneira que eles se sintam mais confortáveis.

Trimestral, o Human Day acontece em locais com maior necessidade. No ano de 2021, por exemplo, foram realizadas três ações nas regiões do Bom Retiro e Mooca. O quarto encontro será um especial de Natal, com data prevista para o dia 19 de dezembro, e será realizado no Brás.

“Dentro do evento temos o bazar em formato de loja, assistência médica, psicológica e outros cuidados, como o corte de cabelo. Nisso juntamos sempre muitas empresas e voluntários que queiram fazer algo legal para essas pessoas”, explica o ativista.

Mais informações em: @projeto.humanday

  • Human Entrega

O Entrega é como um braço do Human Day, pois ele “(…) fortalece ações dentro de comunidades carentes para que não tenham novas pessoas nas ruas por conta da sua condição financeira”, como explica Alexandre.

O trabalho é feito de acordo com o que cada comunidade precisa, assim como nas ações do Human Day. A pandemia exigiu, além de mais cuidados, um planejamento maior nos momentos de coleta de distribuição dos alimentos, pois não é permitido o armazenamento de perecíveis em self storages.

“Doamos kits emergenciais para o que as pessoas necessitam. Hoje, por exemplo, temos o foco em alimentação, pois o Brasil voltou para o Mapa da Fome [da ONU]”, explica Alexandre sobre o arrecadamento feito por voluntários e empresas parceiras. Em seguida, ele completa afirmando que “(…) dentro desses conjuntos temos cestas básicas, roupas, kits para higiene pessoal e tudo mais que conseguimos arrecadar.” 

O trabalho feito em lugares vulneráveis vem da vontade de mudar o mundo de hoje e do futuro. Segundo ele, “(…) o foco é fazer projetos estruturais. Sempre nos perguntamos o que é falta na comunidade: é educação? Saúde? Lazer? E pensamos em como podemos viabilizar isso”, conta Del Rei.

Mais informações em: @projeto.humanentrega

  • Human Sem Fronteiras

O Human Sem Fronteiras (HSF) é a ideia mais recente, sendo trabalhada para possibilitar que mais pessoas possam ter dignidade em nosso país. Conforme explica o co-fundador do instituto, esse é “(…) um projeto voltado para refugiados na cidade de São Paulo. Ele tem o intuito de ser uma rede de apoio para as pessoas que chegam no Brasil”, conta.

A organização visa atender os três principais problemas que qualquer imigrante tem quando chega ao novo país: a moradia, o idioma e o emprego. Sobre ese tema, Del Rei explica que “(…) nosso objetivo é entender e acolher essas pessoas para ajudar da melhor forma possível. Sendo vida a vida acompanhando a trajetória de cade um”.

O HSF atende diariamente os imigrantes, estando presente em tudo o que for necessário, seja com documentos, pois a ONG disponibiliza advogados especialistas, doações de roupas, móveis ou mesmo aulas de português para dar todo o respaldo necessário.

Essa iniciativa ajudou os outros projetos do instituto a chegar a diversos países, dentre eles o México. Por lá, o Human Entrega realizou várias ações para a população local e, mesmo sendo recente, já possui previsões para novas atuações. 

Mais informações em: @hsf.brasil

Como a GoodStorage apoia essas iniciativas?

A GoodStorage entrou como parceiro e apoiador do Instituto Human há pouco mais de três anos, através da iniciativa “In Company”. Nela a ONG mostra qual a importância do trabalho social e a relevância de ter uma empresa como parceira nesses momentos.

No momento inicial são feitas palestras, cursos e rodas de conversa para apresentar aos colaboradores o propósito do trabalho social e como a empresa pode ser um grande apoio a comunidade. Conforme conta Del Rei, “(…) a intenção é entregar oportunidades de engajamento social para as empresas, que é o que a GoodStorage esta fazendo”. 

A responsabilidade social empresarial é uma dor que vários negócios sentem, e na GoodStorage isso não foi diferente. 

Querendo atuar mais nas pautas sociais, em cada uma das 19 unidades da GoodStorage há espaços de divulgação do Instituto Human e seus projetos, além de um box para o armazenamento temporário de tudo que é doado, tanto por parte dos usuários, quanto dos colaboradores. Segundo o co-fundador, “(…) a parceria é uma ‘mão na roda’, pois assim conseguimos organizar tudo de forma muito prática”. Com a colaboração de voluntários, todo esse processo é realizado nos finais de semana.

Seja você um agente transformador!

Fale com a Human e seja voluntário! O projeto abraça toda a ajuda possível, seja como colaborador nos dias de ações ou no atendimento ao público. Todas as etapas são divulgadas nos perfis do Instagram da Human.

Além disso, você pode apoiar cada projeto no Catarse da Human. Confira como e quando ajudar os próximos e como foram os anteriores em: https://www.catarse.me/



    Veja também