Geral

Sustentabilidade: o que é e qual é a importância?

Hoje em dia, a palavra sustentabilidade faz parte dos discursos de muitas pessoas. Seja ao comprar uma roupa, seja ao escolher itens de supermercados, a preocupação com a natureza é algo que, cada vez mais, faz parte da nossa rotina.  Mas o que de fato é a sustentabilidade? E por que é um assunto importante? […]

  • 19 de novembro de 2020

Hoje em dia, a palavra sustentabilidade faz parte dos discursos de muitas pessoas. Seja ao comprar uma roupa, seja ao escolher itens de supermercados, a preocupação com a natureza é algo que, cada vez mais, faz parte da nossa rotina. 

Mas o que de fato é a sustentabilidade? E por que é um assunto importante? Além disso, como ser uma pessoa mais sustentável? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas acerca do tema!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem que isso afete as gerações futuras. Sustentável é uma palavra derivada do latim sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar, cuidar… 

As bases do conceito surgiram em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. As questões sobre degradação ambiental e poluição chamaram atenção internacional. 

Um pouco mais tarde, já em 1992, houve uma Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro, e consolidou-se o conceito de desenvolvimento sustentável. Assim, este foi compreendido como o desenvolvimento em longo prazo, de maneira que não fossem esgotados os recursos naturais utilizados pela humanidade.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

A sustentabilidade é baseada em três princípios, também conhecidos como o tripé da sustentabilidade. Eles precisam estar sempre integrados para que, de fato, sejam efetivos. Sem eles não há sustentabilidades. Sendo:

  • social: envolve pessoas e suas condições de vida, como saúde, educação, lazer, etc.;
  • ambiental: refere-se aos recursos naturais do planeta e como eles são usados pela sociedade (pessoas e empresas);
  • econômico: está relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Qual é a importância da sustentabilidade?

Apenas com a explicação do conceito já é possível compreender a sua importância, principalmente nos dias de hoje. Graças às ações sustentáveis que temos hoje em dia, é possível garantir que as próximas gerações possam viver em um mundo mais equilibrado.

E isso inclui pessoas e empresas em constante evolução sem que o planeta seja afetado. É uma forma de garantir que as próximas gerações, dos nossos filhos e netos, possam ter recursos para viver.

E como ser uma pessoa mais sustentável?

Em nossa rotina, é possível inserir hábitos e ações que visam contribuir com a sustentabilidade. Veja alguns para você começar a praticar hoje mesmo:

  • optar por transportes menos poluentes, como bicicletas;
  • consumir alimentos orgânicos, inclusive para incentivar produtores locais;
  • promover a coleta seletiva no lugar onde você mora;
  • evitar o consumo desenfreado e começar a consumir de forma consciente;
  • preparar as próprias refeições;
  • congelar alimentos para evitar que eles estraguem;
  • usar canudos de inox, ecobags, copos reutilizáveis, etc.

A sustentabilidade já existe há um tempo e é muito importante que o assunto continue em pauta. Como vimos, é uma forma de poupar recursos para que, futuramente, todas as gerações possam viver bem e o planeta continue preservado.

Agora que você entendeu o que é e qual é a importância da sustentabilidade, veja também sobre a sustentabilidade em ações promocionais!

A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com dezenas de unidades localizadas em pontos estratégicos pela cidade. Oferecemos a locação de box de 1m² a 250m² para guardar o que tem valor para você, pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.



    Veja também