E-commerce

Tendências para o futuro do e-commerce

Conheça soluções e tecnologias que vão ser aliadas do e-commerce no futuro O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tem revolucionado o mercado nos últimos anos. Cada vez mais, esse modelo de negócio vem ganhando relevância, tornando-se também uma alternativa segura, prática e ágil para as pessoas comprarem sem sair de casa. No Brasil, o […]

  • 25 de maio de 2023

Conheça soluções e tecnologias que vão ser aliadas do e-commerce no futuro

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tem revolucionado o mercado nos últimos anos. Cada vez mais, esse modelo de negócio vem ganhando relevância, tornando-se também uma alternativa segura, prática e ágil para as pessoas comprarem sem sair de casa.

No Brasil, o crescimento deste canal não para. A perspectiva para este ano, 2023, é de que o faturamento estimado fique em torno de R$180 bilhões, o que mostra muito potencial, mas também exige que os empreendedores busquem se desenvolver e se diferenciar no setor.

Isso porque com essa constante evolução, a competitividade também aumenta para os lojistas. Essa reação se dá muito por conta do alto nível de exigência dos usuários. Em um cenário no qual o acesso à informação é fácil e rápido, é natural que o sucesso do e-commerce seja alcançado a partir de estratégias e diferenciais competitivos.

Diante deste assunto que está bastante em alta, reunimos 4 tendências neste post para o futuro do e-commerce. É interessante acompanhar para poder elevar o patamar do seu negócio e, claro, prosperar profissionalmente. Acompanhe!

1. Inteligência Artificial

Já faz alguns anos que ouvimos falar sobre a Inteligência Artificial (IA), mas foi apenas recentemente que podemos perceber alguns avanços, o que faz com que ela entre na lista de tendências que vão impactar o futuro do e-commerce nos próximos anos. A IA pode ser definida como uma tecnologia que simula a inteligência humana a partir de sistemas e máquinas que aprendem e tomam decisões de forma autônoma, como se fosse uma pessoa.

No contexto do comércio eletrônico, ela pode ser aplicada de diversas formas. Por exemplo, na análise de dados do comportamento do consumidor, na personalização de ofertas, na prevenção de fraudes e, até mesmo, no gerenciamento do estoque. Com essa tecnologia, as empresas podem coletar e analisar dados em um volume imenso, tudo em tempo real, o que faz com que seja possível compreender a melhor forma de atender as expectativas e necessidades dos consumidores.

Ainda nesse sentido, a Inteligência Artificial também pode atuar na melhoria da eficiência logística e operacional, permitindo automatizar a gestão do estoque e de rotas de entrega. Os resultados, além das citadas, envolvem redução de custos, já que evita estoques excessivos ou a falta de produtos.

2. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

Tanto a Realidade Aumentada (RA) quanto a Realidade Virtual (RV) são tecnologias com o potencial de transformar a forma como os consumidores interagem e compram produtos online.

A RA é uma versão aprimorada e interativa de um ambiente real obtido por meio de elementos visuais, sonoros, entre inúmeros outros estímulos. Já a RV cria um ambiente totalmente virtual em 2D. Juntas, essas tecnologias podem ser usadas para criar experiências de compras totalmente imersivas aos consumidores.

Com a RA, os clientes podem ver os produtos em 3D e em tamanho real por meio de um smartphone. Por exemplo, uma pessoa pode usar essa tecnologia para ver como um sofá ficaria em sua sala antes mesmo de realizar a compra, reduzindo a taxa de devolução do produto.

Com a RV, os consumidores podem experimentar virtualmente como roupas e acessórios, em um avatar antes de realizar a compra.

A integração da RA e RV no e-commerce pode aumentar a fidelidade dos clientes e melhorar a taxa de conversão, já que os consumidores contam com uma experiência de compra mais envolvente, realista e satisfatória, aproximando-se cada vez mais da experiência física de compra.

3. Sustentabilidade

A próxima tendência para as lojas virtuais vem crescendo cada vez mais e se tornou uma das principais preocupações das empresas e dos consumidores no mundo todo. No contexto do e-commerce, a sustentabilidade pode ser aplicada em diversas áreas, da produção à entrega dos produtos.

Para o futuro, estima-se que a utilização de embalagens biodegradáveis e compostáveis seja uma tendência forte. O material biodegradável decompõe naturalmente no meio ambiente de uma forma rápida e que não deixa resíduos tóxicos ou poluentes. Já o compostável, além de também ser biodegradável, pode ser usado como fertilizante para o solo.

Apesar de ainda não ser uma tendência muito explorada no comércio eletrônico, esse tipo de prática sustentável pode ser uma grande oportunidade para empresas que querem se destacar no mercado e conquistar consumidores engajados na causa social. Sem contar que o uso dessas embalagens pode reduzir significativamente o impacto ambiental da loja virtual, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outra tendência relacionada à sustentabilidade é a utilização de fontes de energia renovável. É fato que uma loja online consome uma grande quantidade de energia elétrica, o uso de energia solar, por exemplo, também torna o negócio mais sustentável e consciente.

Vale destacar que a sustentabilidade não diz respeito apenas às questões ambientais, pois também envolve questões sociais e econômicas. Ter um olhar atento para as práticas responsáveis na cadeia de produção será um diferencial.

4. Cidades inteligentes

São chamadas de cidades inteligentes aquelas que usam tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando o local mais eficiente, sustentável e conectado. Quando se trata do comércio eletrônico, elas realmente fazem a diferença.

Considerando que a logística é um dos principais desafios do e-commerce e a demanda por entregas rápidas e eficientes só crescem a cada dia, é comum que as empresas enfrentem dificuldades como congestionamento, restrição de tráfego e problemas de segurança. Todos esses desafios aumentam os custos de entrega e reduzem a eficiência da operação.

Nesse cenário, a tendência das cidades inteligentes surge como uma possível solução daqui a alguns anos. Isso porque utiliza tecnologias, como Inteligência Artificial, para melhorar a eficiência da logística. O destaque, aqui, vai para os Espaços Empresariais, que permitem uma entrega mais rápida e eficiente, com o menor custo. As unidades variam de tamanho e têm medidas de segurança reforçadas. A solução é ideal para o e-commerce que precisa otimizar a gestão de estoque, seja sazonal ou não, e melhorar a experiência do cliente e tornar o processo logístico mais eficaz.

Com uma procura constante e crescente por entregas rápidas e eficientes nas lojas virtuais, os Espaços Empresariais funcionam como galpões logísticos e possuem papel fundamental para o futuro do setor, sendo um investimento que garante eficiência e diferencial no mercado de comércio eletrônico.

Conhecer e acompanhar as tendências para o futuro do e-commerce é muito importante para ganhar competitividade e oferecer, cada vez mais, um processo de vendas personalizado aos clientes.

Agora, queremos saber: qual tendência você já está implementando no seu negócio? Responda nos comentários!

Inteligência e Inovação no Last Mile



    Veja também