Logística

Last mile delivery para e-commerce. O que é e qual o impacto?

Nos últimos anos com o desenrolar da pandemia, a sempre complicada entrega de última milha ficou ainda mais caótica. Em um momento em que as empresas estavam lutando para lidar com as mudanças nas necessidades dos clientes, como entrega mais rápida e no mesmo dia, surgiram desafios como a entrega sem contato.  O comportamento de […]

  • 12 de maio de 2022

Nos últimos anos com o desenrolar da pandemia, a sempre complicada entrega de última milha ficou ainda mais caótica. Em um momento em que as empresas estavam lutando para lidar com as mudanças nas necessidades dos clientes, como entrega mais rápida e no mesmo dia, surgiram desafios como a entrega sem contato. 

O comportamento de compra do consumidor mudou, especialmente quando se trata de compras online. Agora, buscam transparência, de ponta a ponta, sobre o status do atendimento e pedido: onde está  e quando o receberá.

Os consumidores também esperam entregas baratas — ou, melhor ainda, gratuitas — e rápidas. Enfatizando: entrega rápida e gratuita. Assim, para se manterem competitivas, os e-commerces precisam encontrar uma maneira de melhorar a eficiência e cortar custos para financiar sua logística de envio.

Uma grande parte disso se resume ao processo do last mile delivery.

O que é o last mile delivery?

Last mile delivery é justamente a última etapa do processo de entrega de um produto, que é quando as encomendas saem do centro de distribuição para o destino final – que pode ser uma residência ou um ponto comercial. Este é o passo mais crítico no processo de entrega e a etapa mais cara da jornada que uma mercadoria percorre.

Os desafios do last mile delivery

Uma entrega de última milha eficiente é essencial para manter seus clientes satisfeitos. Com a facilidade com que os clientes encontram opções alternativas para fazer compras, as empresas não podem se dar ao luxo de decepcioná-los. É aí que começam os problemas da última milha, afinal, ela pode representar até 53% dos custos totais de um envio.

Segundo um estudo feito pelo site Reclame Aqui,  63,9% dos consumidores desistem da compra quando o valor do frete é alto. E, ainda segundo o site, o abandono de carrinho também é gerado pelo prazo de entrega muito extenso, aproximadamente 18,6% desse público. 

A otimização da entrega de última milha pode resultar em economias significativas para empresas e varejistas de e-commerce. Se você não tem uma estratégia de distribuição de varejo otimizada, você está configurando seu negócio para fracassar a longo prazo. Quer ver como?

Custos operacionais mais altos e margens de lucro mais baixas

Entregas com falha, planejamento e cronogramas de entrega não otimizados levam a custos operacionais significativamente mais altos.

Má experiência do cliente e pouca fidelidade à marca

A entrega de última milha desempenha um ponto crucial na satisfação do cliente que compra um produto online. Os clientes esperam receber seus produtos no prazo e em condições aceitáveis. Eles não se importam com o quão complexo o processo de entrega precisa ser para atender a essa expectativa. Em resumo, a percepção do cliente depende da sua experiência na entrega.

Cancelamentos e devoluções

Se um cliente achar que você está demorando demais para entregar o produto que ele comprou, é bem provável que ele cancele o pedido. Há também a chance de cancelar o produto ou devolver depois de comprar uma opção equivalente em algum concorrente

Precisa melhorar seu last mile delivery?

Encurtar as distâncias é o novo objetivo. Hoje em dia, os consumidores são muito mais exigentes sobre o que esperam, já que se acostumaram a serviços de delivery que fazem entregas imediatamente, de comida a mercado.

Com deficiências de infraestrutura – que vão da má-conservação das estradas a pouca variedade de modais de transporte alternativos – muitos players do mercado estão acolhendo aprimorar (e aumentar) os centros de distribuição e sistemas para otimizar a última fase da logística.

Uma empresa de selfstorage é uma excelente opção para ampliar sua rede de distribuição.

A GoodStorage é especialista em espaços inteligentes e encurtar distâncias. Além de democratizar os espaços de armazenamento para torná-los acessíveis a qualquer cliente, do pequeno ao grande porte, eles são flexíveis – com espaços que vão de 1 a 10.000 m2.

Com mais de 20 unidades estrategicamente posicionadas em São Paulo, você posiciona seu estoque nos locais mais adequados, estando a um ou dois pontos de distância de seu cliente, otimizando a logística de envio das suas mercadorias.

Além da segurança feita por câmeras de vigilâncias 24 horas por dia, as unidades possuem wi-fi gratuito e robusta infraestrutura para realizar carga e descarga de produtos.

Diferentes espaços empresariais para diferentes objetivos

Pensando na solução ideal para a sua empresa, a GoodStorage tem dois modelos de espaço empresarial, são eles o Single e o Park. Ambos os modelos são centros de distribuição equipados com espaços corporativos, ou seja, você e seus produtos nas melhores localizações de São Paulo. O melhor é que você pode trabalhar de lá mesmo!

Leia mais sobre eles aqui e descubra qual é o ideal para seu negócio.



    Veja também