E-commerce

Order Picking: entenda como otimizar suas entregas desde o momento da venda

A separação de pedidos é um dos processos mais importantes dentro do fulfillment (atendimento de pedidos) e está intimamente ligado à satisfação do cliente. Entenda o que é order picking. Recentemente, abordamos o quão essencial é a logística para você ter sucesso no seu e-commerce. Entre os diversos processos existentes no setor, está o order […]

  • 28 de abril de 2022

A separação de pedidos é um dos processos mais importantes dentro do fulfillment (atendimento de pedidos) e está intimamente ligado à satisfação do cliente. Entenda o que é order picking.

Recentemente, abordamos o quão essencial é a logística para você ter sucesso no seu e-commerce. Entre os diversos processos existentes no setor, está o order picking.

Alguma vez você fez o pedido de um determinado produto, mas acabou recebendo um errado no lugar? Caso sim, então você sabe o quão ruim essa experiência pode ser.

Toda vez que um cliente recebe um pedido errado, ele gera um trabalho extra para a loja: trocar os produtos, fazer o reembolso e atualizar o estoque, sem mencionar a queda no nível de satisfação do consumidor. É aqui que o processo de separação de pedidos garante que essa situação não ocorra.

O que é order picking?

Order picking ou separação de pedidos é o processo de coleta de itens de um depósito/estoque para concluir os pedidos dos clientes.

É o primeiro estágio no atendimento do pedido de um cliente e é essencial que o processo seja impecável para que os demais processos de atendimento – embalagem do pedido, envio e atividade pós-venda – também possam funcionar sem problemas.

Um processo eficiente de separação de pedidos deve ser capaz de garantir que o produto certo seja escolhido para cada pedido.

Embora a separação de pedidos possa parecer um processo básico, na verdade custa muito dinheiro. Vários estudos mostram que, de todos os processos, a separação de pedidos é responsável pela maior parte dos custos operacionais.

Tipos de order picking

Picking Discreto

Trata-se da separação de pedido único. O colaborador concentra-se em separar somente um pedido por vez. Como esse método é bem demorado, pois o colaborador faz várias “viagens ao estoque”, geralmente é mais adequado para pequenas empresas. Apesar do tempo longo, focar em um único pedido por vez resulta em um alto nível de precisão.

Picking por Lote

No tipo por lote, os colaboradores completam vários pedidos de uma só vez, reunindo um único tipo de item. Este sistema funciona bem para empresas que têm vários pedidos do mesmo produto. O sistema de separação de pedidos em lote reduz o tempo, pois os colaboradores fazem uma única ida ao estoque para retirar os produtos.

Picking Por Onda

O picking por onda é ideal para empresas que movimentam grandes quantidades de produtos. Os colaboradores coletam apenas um tipo de produto por vez, passando para a próxima categoria até que o lote de pedidos seja concluído.

O picking por onda faz muito sentido se o seu negócio estiver enfrentando uma alta demanda de atendimento aliada a um estoque diversificado. Nesse método, as operações de expedição e separação são maximizadas, o que possibilita que “ondas” de pedidos sejam enviadas e compiladas ao longo do dia, priorizadas por horário e importância.

Picking por Zona

O estoque é organizado em “zonas” em que cada colaborador trabalha selecionando produtos específicos dentro de sua área, e todos trabalham simultaneamente para economizar tempo. Posteriormente, as mercadorias são transportadas até uma área de consolidação, em que ocorre o agrupamento dos itens de seções distintas.

A implementação de melhorias na separação de pedidos é uma das formas mais eficazes de otimizar a cadeia de abastecimento. Dependendo do tamanho do galpão de armazenamento, número e tipos de produtos nele contidos e número total de funcionários, uma estratégia de separação pode ser mais adequada para você do que outra.

Como implementar o order picking no meu negócio?

Quando se trata de implementar um processo de separação de pedidos que funcione melhor para você, é preciso considerar uma série de fatores primeiro. Para implementar um processo de picking bem estruturado, é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Analise seus dados

Você pode analisar os dados de vendas da sua empresa para ajudá-lo a escolher um sistema de separação. É bem útil determinar quantos pedidos sua empresa recebe em média e quantos itens por pedido costuma ser o normal.

Organize seu estoque

Oferecer datas de remessa competitivas e garantidas para seu cliente deve ser uma premissa de seus negócios. Para tornar isso uma realidade sustentável, você deve ter um nível mínimo de estoque por dia, bem como um procedimento de comunicação eficaz para quando você estiver com poucos itens.

Planeje suas rotas de coleta

Só porque as rotas de coleta melhoraram sua produtividade quando foram implementadas pela primeira vez não significa que elas não devam enfrentar reprocessos à medida em que sua empresa cresce.

Considere o tamanho do seu armazém e estoque

Se você tiver um pequeno depósito, considere usar o sistema de separação de pedidos únicos para manter a precisão. Se você tiver uma grande quantidade de estoque, poderá escolher o sistema de separação de pedidos por zona, que pode ajudar os colaboradores a lidar com um grande número de pedidos e itens.

Pense no seu número de colaboradores

O número de operadores para a seleção de pedidos que sua empresa possui também pode influenciar o tipo de picking que você escolhe. Por exemplo, se você tiver vários colaboradores, poderá escolher o método de separação de pedidos por zona.

Como um self storage pode contribuir com a sua logística?

Agora que você já conhece o que é order picking, é hora de entender como um self storage pode desempenhar um papel importante para sua logística, especialmente se a sua empresa não conta com grandes galpões ou depósitos.

Na GoodStorage, você tem espaços privativos para guardar suas mercadorias e

atender às sazonalidades dos negócios.

Os boxes, privativos e seguros, têm diversos tamanhos, que vão de 1 m² a 10.000 m², com Wi-Fi e ambiente tranquilo para você trabalhar lá mesmo, conferir informações, atualizar dados, fazer reuniões, entre outras ações importantes para a logística.

Além da segurança feita por câmeras de vigilâncias 24 horas por dia, outros diferenciais do self storage são a facilidade e a flexibilidade. É possível aumentar e reduzir as metragens conforme a sua necessidade, e as unidades estão localizadas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo.

Escolha a mais perto de você e solicite um orçamento sem compromisso.



    Veja também