Logística

Utilizando a Inteligência Artificial (I.A) para operações de transporte mais seguros

No cenário dinâmico da indústria do transporte, marcado por desafios como segurança, eficiência e custos, a Inteligência Artificial (I.A) surge com uma perspectiva revolucionária e otimista, prometendo transformar radicalmente as operações logísticas. À medida que essa demanda se desenvolve, a I.A se destaca como uma força propulsora capaz de redefinir os padrões tradicionais. Atualmente, podemos […]

  • 22 de novembro de 2023

No cenário dinâmico da indústria do transporte, marcado por desafios como segurança, eficiência e custos, a Inteligência Artificial (I.A) surge com uma perspectiva revolucionária e otimista, prometendo transformar radicalmente as operações logísticas.

À medida que essa demanda se desenvolve, a I.A se destaca como uma força propulsora capaz de redefinir os padrões tradicionais. Atualmente, podemos ver as tecnologias sendo aplicadas de maneira estratégica para diversas finalidades, principalmente no aprimoramento da segurança, prevenção de acidentes e mitigação dos riscos inerentes ao transporte de mercadorias.

Dessa forma, a tecnologia com Inteligência Artificial desempenha um papel crucial na construção de operações de transporte mais inovadoras. Neste post, abordaremos como a I.A tem impactado e aprimorado o setor. Acompanhe a leitura!

Saiba qual é o papel da I.A na segurança rodoviária

Nos últimos anos, a I.A vem proporcionando avanços consideráveis em termos de segurança, tornando a estrada um local melhor para todos que a usufruem. Com sistemas avançados de assistência ao motorista, veículos modernos e equipados com essa tecnologia demonstram uma notável redução nas taxas de acidentes, marcando um progresso significativo. Veja:

Automação de veículos: automóveis autônomos são equipados com sensores e câmeras que permitem que percebam o ambiente ao seu redor e tomem decisões de direção sem intervenção humana.

Assistentes de direção: são tecnologias que ajudam os motoristas a manter o controle do veículo e evitar acidentes, como frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa.

Monitoramento de fadiga: esse sistema usa câmeras e sensores para detectar sinais de cansaço excessivo em motoristas, alertando-os quando precisam descansar e evitar dirigir.

Aumente sua eficiência logística! Baixe nosso whitepaper para aprender técnicas comprovadas e reduza significativamente os custos operacionais da sua empresa.

Custos Logísticos

Veja como a I.A é usada para prever e prevenir acidentes

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes e ferimentos no mundo. No Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um levantamento feito entre 2010 e 2019, registrando um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito.

A boa notícia é que a tecnologia está sendo desenvolvida para ajudar a prevenir acidentes de trânsito. E a Inteligência Artificial tem o potencial de revolucionar a segurança rodoviária.

Análise de dados de segurança: empresas de transporte podem usar a I.A para coletar e averiguar dados a fim de identificar tendências e padrões que podem levar a acidentes, desenvolvendo medidas preventivas para reduzir os riscos.

Simulação de acidentes: feita em ambiente virtual com auxílio da I.A, a simulação pode ser usada para treinar motoristas e funcionários de emergência para lidar com acidentes.

Prevenção de colisões com pedestres e ciclistas: usada para identificar pedestres e ciclistas no caminho de veículos para alertar motoristas e reduzir os riscos de atropelamentos.

Entenda como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada na proteção de cargas

Quando falamos sobre o uso de I.A na carga do trânsito, a tecnologia pode ser usada de diversas maneiras. Os sensores, por exemplo, podem ser acionados para medir a temperatura, umidade, vibração e outros fatores que podem afetar a carga. Esses dados indicam riscos de danos ou condições inseguras.

Já as câmeras instaladas são usadas para visualizar e monitorar as cargas em tempo real, prevenindo acidentes e prejuízos à carga antes que se agrave, evitando que elas se tornem inutilizáveis.

A I.A também é aplicada para prever condições meteorológicas adversas, como tempestades e chuvas fortes. Essas situações podem causar atrasos ou interrupções de transporte, o que pode levar a perdas financeiras para as empresas.

Conheça o papel da I.A na redução de prejuízos financeiros

Como vimos, a aplicação da Inteligência Artificial (I.A) nas operações de transporte não apenas eleva a eficiência operacional, mas também atua como um escudo protetor contra prejuízos financeiros. Ao incorporar algoritmos avançados para a prevenção de acidentes, a I.A desempenha um papel fundamental na redução de custos associados a danos em veículos, mercadorias e, consequentemente, na diminuição de sinistros e reclamações.

Aumente sua eficiência logística! Baixe nosso whitepaper para aprender técnicas comprovadas e reduza significativamente os custos operacionais da sua empresa.

A capacidade da I.A de analisar dados em tempo real permite a identificação precoce de potenciais problemas, como desvios na rota, condições de tráfego adversas ou situações que possam levar a danos nas cargas. Essa antecipação permite a implementação imediata de medidas corretivas, evitando atrasos, perdas e custos adicionais. Além disso, ao prever áreas de alto risco e atuar na prevenção de acidentes, a I.A contribui para a redução de custos com reparos e seguros.

Com a otimização de rotas, gestão eficaz de frota e alocação precisa de recursos, as empresas de transporte conseguem reduzir gastos desnecessários, maximizando sua rentabilidade. Assim, ao atuar como uma ferramenta estratégica na mitigação de riscos e na gestão eficiente de recursos, a I.A não apenas aprimora a segurança e eficiência, mas também se revela como um aliado poderoso na preservação do resultado financeiro das operações de transporte.

E você, já conhecia todos os impactos proporcionados pela I.A? Nós, da GoodStorage, sempre acompanhamos essas inovações. Se você quer reduzir custos e prazos ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência do seu negócio, conheça o nosso Espaço Empresarial.



    Veja também