Dicas

Você sabe o que faz um produtor de objetos?

Seja no cinema, seja no sofá de casa, assistir a um filme é sempre uma experiência única, não é mesmo? Além do enredo, personagens e trilha sonora, outros elementos importantes também fazem parte da produção visual, como os objetos que compõem os cenários. Você já parou para pensar em quem é responsável por essa criação? […]

  • 20 de abril de 2023

Seja no cinema, seja no sofá de casa, assistir a um filme é sempre uma experiência única, não é mesmo? Além do enredo, personagens e trilha sonora, outros elementos importantes também fazem parte da produção visual, como os objetos que compõem os cenários. Você já parou para pensar em quem é responsável por essa criação?

Estamos falando do produtor de objetos, profissão ainda pouco conhecida no Brasil, mas que tem um papel fundamental no desenvolvimento de filmes, fotos e campanhas publicitárias. É ele quem coordena todos os elementos que fazem parte de uma produção para que eles dialoguem visualmente com marcas e roteiros, tornando tudo mais harmônico.

Para conhecer mais sobre o universo de um produtor de objetos, trouxemos neste post detalhes sobre a atuação da profissão, suas principais funções e como a área contribui para a produção visual de filmes, fotos e campanhas publicitárias. Boa leitura!

O que é um produtor de objetos?

Resumidamente, o produtor de objetos é o braço direito da direção de arte de uma produção audiovisual, ao ser o responsável por estruturar o cenário. Ele se dedica à criação e ao desenvolvimento de itens físicos, como móveis, utensílios domésticos e objetos decorativos.

Em um set de filmagem, por exemplo, o profissional deve garantir que todos os objetos que aparecem sejam realistas, autênticos e conforme a mensagem que a cena deseja transmitir. E, para isso, ele atua juntamente ao diretor de arte, seguindo todas as suas diretrizes.

A atuação de um produtor de objetos começa com muita pesquisa. É necessário desenvolver ideias e conceitos para ser possível planejar a estética e as funcionalidades dos itens que farão parte da cena.

Em seguida, acontece a seleção dos materiais e, em alguns casos, a criação de protótipos para testar as possibilidades. Nessa fase, totalmente focada em produção, é importante contar com a atuação de outros profissionais, como designers e especialistas em efeitos especiais. O trabalho em conjunto é fundamental porque é uma forma de garantir que tudo seja produzido segundo as especificações do diretor de arte.

Outra responsabilidade do profissional é a logística envolvida nas produções, ou seja, a compra ou locação dos objetos necessários. O produtor precisa garantir que tudo esteja disponível no momento certo e no lugar certo, sempre supervisionando a montagem e desmontagem dos cenários.

Durante a produção, é comum acontecerem mudanças de últimas horas, então é importante ter um preparo psicológico e emocional para saber lidar com esses imprevistos.

O que estudar para seguir na profissão?

Agora que explicamos as principais responsabilidades de um produtor de objetos, você deve estar se perguntando como seguir na carreira. Existem diversas opções de cursos e formações que podem ajudar a desenvolver as habilidades para quem deseja ser um profissional da área bem-sucedido.

Uma das principais é cursar cinema, que ajuda quem quer desenvolver conhecimentos e habilidades importantes para a criação de objetos e cenários em filmes, campanhas publicitárias, televisão etc. Durante o curso, o aluno pode trabalhar com diferentes técnicas de criação, como modelagem 3D, efeitos visuais e iluminação.

Além disso, ao cursar cinema, o aluno tem a oportunidade de fazer estágios ou trabalhos voluntários em produções audiovisuais, que ajudam a adquirir experiência na área, ampliar a rede de contatos e desenvolver habilidades práticas importantes.

Há também cursos técnicos específicos de produção de objetos, que ensinam como trabalhar com alguns materiais (como madeira, vidro, metal, plástico, tecido) e a criar objetos realistas e funcionais para as produções.

Quais habilidades comportamentais um produtor de objetos precisa ter?

Até aqui, vimos que o produtor de objetos é um profissional indispensável nas produções de audiovisual, já que é o responsável por garantir que todos os componentes dos cenários estejam disponíveis e bem alinhados durante as gravações. Seu objetivo principal é criar um ambiente visual coeso e atraente para quem está assistindo.

Quanto às habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, é importante ser uma pessoa organizada e saber gerenciar projetos, pois uma produção envolve a coordenação de diversos aspectos.

Também é interessante poder resolver problemas de forma rápida e criativa. Como é comum que aconteçam imprevistos nas gravações, é necessário saber como solucionar e contornar essas situações de forma ágil, sem comprometer o andamento do trabalho.

Por fim, mas não menos importante, o produtor de objetos precisa estar antenado em relação às tendências de design e tecnologia. Pesquisar novos materiais, técnicas e equipamentos ajuda no processo de planejar e desenvolver projetos, além de ser uma forma de se destacar no mercado.

10 formas de usar o self storage

Como o self storage pode ajudar um produtor de objetos?

Você sabia que o self storage pode ser muito útil para um produtor de objetos? Na fase de pré-produção de um projeto, por exemplo, é comum ser necessário armazenar itens, cenários e materiais que serão usados nas gravações.

O espaço de armazenamento é uma opção segura que pode ser alugada por curto ou longo prazo. Dessa forma, o profissional pode guardar seus objetos organizadamente, sem se preocupar com espaço em seu estúdio ou escritório.

O self storage é um grande aliado de um produtor de objetos, permitindo o armazenamento com diversas facilidades e opções de tamanho, além de ser uma solução com ótimo custo-benefício para quem precisa de espaço temporário. Apresentamos neste texto o que é um produtor de objetos, como iniciar na carreira, quais habilidades desenvolver e como o self storage pode ser um aliado do profissional. Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre essa área de atuação. Aproveite e compartilhe o post com seus amigos!

E você, precisando de mais espaço também? Conte com a GoodStorageAcesse nosso site e conheça as unidades!



    Veja também