Logística

Digitalizando o delivery em São Paulo: 3 estratégias-chave para utilizar a tecnologia a seu favor

Se você acessou a internet nos últimos tempos, certamente, se deparou com o termo: digitalização de serviços. Em um mundo que está em constante evolução, este conceito se tornou uma necessidade para qualquer negócio que deseja permanecer competitivo e sustentável. Vale enfatizar que a transformação digital não se limita apenas à criação de um site, […]

  • 24 de outubro de 2023

Se você acessou a internet nos últimos tempos, certamente, se deparou com o termo: digitalização de serviços. Em um mundo que está em constante evolução, este conceito se tornou uma necessidade para qualquer negócio que deseja permanecer competitivo e sustentável.

Vale enfatizar que a transformação digital não se limita apenas à criação de um site, loja virtual ou à presença nas redes sociais. Estamos lidando com uma grande revolução que redefine a forma como os serviços são ofertados e os produtos são entregues.

Um dos pilares dessa grande mudança está na capacidade de usar a tecnologia para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, prosperar em um mercado de constante movimento.

Neste post, nos aprofundaremos na digitalização do setor de delivery em São Paulo, compartilhando 3 estratégias-chave que podem ser fundamentais para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

1. Tenha um aplicativo de delivery personalizado

O primeiro passo na digitalização do seu serviço de delivery em São Paulo é a criação de um aplicativo personalizado para o seu negócio. Com o crescente uso de smartphones, os consumidores esperam a conveniência e facilidade de poder fazer seus pedidos com apenas alguns toques na tela.

Hoje em dia, existem diversas formas de fazer isso: seja contratando um desenvolvedor, seja usando algum site para isso. O mais importante é priorizar a criação de uma plataforma de fácil acesso, que forneça uma boa experiência ao cliente e que também colete dados valiosos sobre as preferências e hábitos de compra dos usuários.

Essa iniciativa pode parecer complexa à primeira vista, mas é fundamental oferecer uma experiência de excelência aos seus clientes. Alguns pontos que você deve considerar ao implementar essa estratégia:

Etapa de planejamento e desenvolvimento

  • Identifique as necessidades e expectativas do público;
  • Escolha a plataforma ideal (iOS, Android ou ambos).

Funcionalidades essenciais

  • Catálogo online com fotos e descrições dos produtos;
  • Sistema de pedidos intuitivo;
  • Integração de métodos de pagamento seguros;
  • Rastreamento de pedidos.

Design e usabilidade

  • Garanta uma interface intuitiva;
  • Use um visual atraente e coeso.

Lembre-se: o aplicativo será a porta de entrada para a digitalização dos seus serviços e, se bem usado, contribuirá bastante para o crescimento do seu negócio.

Gostaria de aprofundar ainda mais suas estratégias de entrega e logística? Baixe agora nosso whitepaper gratuito: Técnicas para Reduzir Custos Logísticos

Custos Logísticos

2. Integre seu delivery a plataformas do ramo

Embora os aplicativos personalizados de delivery ofereçam um alto nível de gerenciamento em relação à experiência do cliente, eles podem ter um alcance limitado inicialmente, principalmente se o negócio estiver no começo.

Por isso, a integração com plataformas de terceiros expande essa abrangência, atingindo um público maior. Isso acontece porque enquanto o seu aplicativo atrai clientes fiéis e conscientes do seu negócio, as plataformas de terceiros alcançam mais pessoas, incluindo aquelas que procuram opções de delivery, mas não estão familiarizadas com a sua marca.

Empresas como iFood e Rappi são alguns exemplos para conquistar um público mais amplo e diversificado, já que elas têm uma base de usuários estabelecida e, muitas vezes, até fornecem seus próprios serviços de entrega.

As estratégias do aplicativo personalizado e de integração a plataformas de terceiros, apesar de independentes, são complementares. Por isso, estude as opções disponíveis em sua região e expanda o alcance da sua marca!

3. Utilize a modernização e eficiência do self storage

A terceira estratégia não é estritamente uma forma de digitalização do serviço em si, mas é uma importante parte do processo de otimização e modernização das operações de entrega na cidade de São Paulo. Nesse contexto, a infraestrutura de tráfego pode ser desafiadora, tornando a logística de entrega um obstáculo para negócios de delivery. E é aqui que entra o self storage.

Os espaços de armazenamento são seguros e acessíveis. A GoodStorage, por exemplo, conta com unidades espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Ao alugar um box ou galpão em um desses espaços, você pode otimizar a logística, permitindo estoques próximos aos locais de entrega, reduzindo os tempos de trânsito e melhorando a eficiência e modernização da sua operação.

A moderna tecnologia da GoodStorage oferece controle de acesso digital, o que significa que você e sua equipe podem acessar os produtos de maneira conveniente e segura. Além disso, por ser um contrato de tempo flexível, a locação pode ocorrer, por exemplo, nos períodos do ano que acontecem mais pedidos, como a Black Friday ou semana do consumidor. Isso é especialmente útil para garantir que os produtos estejam prontos para entrega com muito mais agilidade.

Gostaria de aprofundar ainda mais suas estratégias de entrega e logística? Baixe agora nosso whitepaper gratuito: Técnicas para Reduzir Custos Logísticos

A digitalização do serviço de delivery é essencial para se manter competitivo em São Paulo. Ao criar seu próprio aplicativo, fazer integração a plataformas do setor e utilizar a solução do self storage, você pode alcançar um público mais amplo e simplificar o processo de entrega, além de, claro, melhorar significativamente a eficiência das operações de entrega na cidade.

Tenha em mente que a chave para o sucesso também está na adaptação às necessidades e expectativas do cliente. Acompanhe as últimas tendências tecnológicas para garantir que seu negócio permaneça relevante em um mercado que está em constante evolução.

Aproveite para ler também: como reduzir os gastos da sua empresa com o self storage.



    Veja também