Dicas

6 dicas para preservar seus quadros

A manutenção de obras de arte pode ser mais desafiadora do que parece, afinal, por se tratar de artigos únicos, todo cuidado é pouco. Conheça alguns segredos para preservar seus quadros e garantir que eles durem por várias gerações. Não armazene em locais úmidos Por falta de um espaço para a exposição, algumas pessoas mantêm […]

  • 18 de março de 2022

A manutenção de obras de arte pode ser mais desafiadora do que parece, afinal, por se tratar de artigos únicos, todo cuidado é pouco. Conheça alguns segredos para preservar seus quadros e garantir que eles durem por várias gerações.

Não armazene em locais úmidos

Por falta de um espaço para a exposição, algumas pessoas mantêm seus quadros em ambientes como o porão ou o sótão, acreditando que estarão bem guardados e protegidos. Entretanto, mesmo que estes espaços sejam higienizados com frequência, são locais com bastante umidade, o que pode causar danos irreversíveis, como a dilatação da moldura e o enfraquecimento da pintura.

Cuidado com ataques de pragas

Já pensou no horror que seria ver pinturas lindas e valiosas desaparecendo por culpa das traças ou cupins? A melhor forma de evitar o ataque de pragas e preservar seus quadros é mantê-los em ambientes arejados, limpos e, preferencialmente, dedetizados. Caso uma obra apresente manchas causadas por fungos ou serragem deixada por insetos, separe-a imediatamente do restante do acervo.

Mantenha os quadros na temperatura ideal

Fontes de calor como lâmpadas, velas, aquecedores, lareiras, entre outros, podem alterar a aparência das pinturas a longo prazo, porém, o vento frio do ar-condicionado também pode ser um vilão. Para preservar seus quadros, o ideal é mantê-los em temperatura ambiente e tomar cuidado para que nunca sejam expostos a mudanças muito bruscas de clima.

Evite iluminação intensa

O excesso de iluminação natural ou artificial em uma pintura pode causar danos irreversíveis à coloração, resultando no desbotamento ou escurecimento da tinta, além do envelhecimento de outros componentes, que deixam a obra com aspecto amarelado e quebradiço. A melhor forma de preservar seus quadros é mantê-los expostos em ambientes com iluminação indireta ou devidamente guardados.

Utilize materiais adequados para cobrir

Caso opte por deixar as obras guardadas por um longo período, jamais coloque-as em contato direto com materiais como jornais, papelão e madeira, pois podem manchar a pintura com o tempo. Também não é recomendável passar fita adesiva diretamente sobre uma moldura ou vidro, afinal, pode deixar marcas permanentes.

O ideal é preservar seus quadros envolvendo-os em plástico-bolha, espuma de nylon ou papel de seda antes de colocá-los nas caixas, reduzindo os possíveis danos causados por vibrações ou impactos diretos. Durante todo o período de armazenamento, as caixas contendo as obras devem estar na posição vertical.

Cuidado com a limpeza dos quadros

É impossível pensar em preservar seus quadros e não levar as condições de limpeza em consideração. Para evitar o acúmulo de poeira, utilize uma trincha macia própria para pinturas, chamada juba, que pode ser encontrada em copiadoras. A limpeza nunca deve ser feita com materiais que podem riscar os quadros ou com um pano úmido.

Por que o self storage ajuda a preservar seus quadros?

No self storage, os quadros são armazenados em um ambiente limpo, com a temperatura ideal, livre de umidade e de luzes intensas. Os boxes privativos garantem que as obras sejam acessadas somente pelo proprietário ou pessoas autorizadas, afinal, todas as áreas contam com um forte e eficiente sistema de segurança.

O tempo de armazenamento é decidido pelo locatário, sendo assim, você pode retirar seus quadros sempre que desejar colocá-los em exposição e depois guardá-los de volta no box, tudo sem burocracia. Além disso, o tamanho do box pode ser alterado sempre que você precisar, desde que haja disponibilidade de espaço no momento da solicitação.

A GoodStorage conta com diversas unidades espalhadas pela grande São Paulo, para trazer comodidade aos nossos clientes. Entre em contato conosco para encontrar o box que oferece as condições ideais para preservar seus quadros



    Veja também