Dicas

6 problemas que prejudicam sua organização pessoal (e como se livrar deles)

Manter uma casa organizada te ajuda na construção de uma rotina tranquila Uma casa desordenada nos faz sentir fora de controle e todos nós sabemos o que acontece quando adiamos lidar com a desordem. Ela cresce! Uma pilha se transforma em doze. Os papéis se multiplicam e enchem sua mesa.  Você fica sem espaço para […]

  • 21 de abril de 2022

Manter uma casa organizada te ajuda na construção de uma rotina tranquila

Uma casa desordenada nos faz sentir fora de controle e todos nós sabemos o que acontece quando adiamos lidar com a desordem. Ela cresce! Uma pilha se transforma em doze. Os papéis se multiplicam e enchem sua mesa. 

Você fica sem espaço para as coisas das quais realmente precisa e fica sobrecarregado porque sente que sua casa já não é mais tão aconchegante assim. 

A desorganização interfere na produtividade, prejudica a saúde e causa estresse — fatores que influenciam diretamente no bem-estar e na qualidade de vida. 

Quando tudo está bagunçado, você demora muito mais tempo para encontrar o que deseja, gastando energia à toa. A desorganização ainda contribui para gerar mais ansiedade, mais estresse, e irritação.

Como se manter organizado e transformar seu lar em um ambiente ordenado? A resposta é simples, mas é mais fácil falar do que fazer. Uma vez que entendemos por que a desordem ocorre, as soluções podem ser mais fáceis de resolver do que pensamos.

O segredo para evitar que a desordem assuma o controle é lidar com ela agora, não depois.

Quando você lida com a desordem de forma adequada é muito mais fácil gerenciar sua casa.

Aqui estão alguns problemas e maus hábitos que prejudicam a sua organização:

1 – Você não coloca as coisas de volta no lugar

Pegar um objeto e não colocá-lo no lugar dele após o uso é meio caminho andado para a bagunça. Manter as coisas em seus lugares faz com que você sempre saiba onde as coisas estão.

2 – Você não desapega

Você tem dó de se desfazer daquele livro que ganhou, mas tem certeza de que nunca vai ler. Ou daquele cacareco da festinha do sobrinho do amigo do primo, que não tem utilidade alguma. Que tal doar essas coisas que você realmente não precisa?  Saiba o que jogar fora

3 – Você não vê a organização como um hábito

A organização dos itens é uma tarefa regular e não eventual. A organização não é um projeto único, é um esforço contínuo. Precisa ter paciência, mas lembre-se também que a bagunça é temporária. 

4 – Você tem coisas demais

Esta pode parecer a razão mais óbvia para a desordem, mas geralmente é aquela com a qual temos mais problemas. Não conseguimos encontrar roupas para vestir quando nosso armário está transbordando, então compramos novas, não conseguimos encontrar um objeto, então, compramos um novo, e assim por diante. 

Embora possamos acreditar que a solução é obter organizadores ou caixas para guardar tudo, faz mais sentido eliminar o excesso. Você realmente não pode e não deve organizar um excesso de desordem em sua casa.

Itens para desapegar agora mesmo:

• Revistas e jornais antigos

• Utensílios de cozinha extras e pequenos eletrodomésticos que você não usa

• Artigos de higiene pessoal antigos e vencidos, como maquiagem, esmaltes e remédios

• Qualquer coisa quebrada que você não tenha reparado

5 – Você está em uma fase de transição

Toda vez que mudamos a rotina, passamos por um período estressante ou qualquer outra experiência que altere nossa vida, lá vem a desordem. 

Acabamos deixando as coisas se acumular porque vamos procrastinando para “quando as coisas acalmarem”. Fazer um pouco por dia, nem que seja minutos, não exige muito e contribui para a manutenção da ordem dentro de casa.

6 – Você é perfeccionista

Como um perfeccionista pode ser bagunçado? Exatamente pelo poder que o perfeccionismo tem de nos paralisar. Você sabe que precisa organizar sua casa, sua vida, seu trabalho, seu compromisso, mas não se sente preparado para lidar com isso de forma perfeita. Ninguém é perfeito, a meta é deixar as coisas um pouco melhor do que elas eram, certo?

Já pensou em usar a tecnologia a seu favor e ser uma pessoa mais organizada? A gente fez um conteúdo só sobre isso, vale a pena conhecer algumas ferramentas

Quando você entrar na sintonia do faça agora, perceberá que organizar e arrumar a casa não é apenas possível, mas também é mais fácil do que você pensava!

A prática leva à perfeição. Leva algum tempo para manter bons hábitos e desenvolver habilidades organizacionais; mas para melhorar, você precisa continuar colocando essa tarefa em prática.

Use uma unidade de self storage para organizar a sua casa

Depois de organizar sua casa, você pode descobrir que tem certos itens que ainda despertam alegria, mas você não está totalmente pronto para se desfazer deles. 

Ou talvez você não tenha espaço suficiente em sua casa para guardar decorações de festas, equipamentos esportivos, acessórios de verão, que serão usados em épocas sazonais, mas ocupam o espaço que pode ser usado de uma forma mais produtiva. 

É aí que entra o self storage.  Alugar uma unidade de armazenamento ajuda você quando seu espaço em casa é limitado.

A GoodStorage tem mais de 21 unidades espalhadas por São Paulo, com opções de box de tamanho flexível, conforme sua necessidade. 

Você armazena o que quiser, pelo tempo que quiser, sem burocracia, fiador ou multa de cancelamento. Converse com nosso time de atendimento para saber mais!



    Veja também