Organização

A arte do desapego: saiba o que guardar e o que jogar fora!

Se desfazer de alguns objetos pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas, por isso, ter determinação e disciplina é essencial Provavelmente, em algum ponto da sua vida, você já passou por mudanças ou reformas que pediam o desapego de algumas roupas, móveis e até brinquedos. Para pessoas que moram em casas grandes, essa […]

  • 14 de setembro de 2021

Se desfazer de alguns objetos pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas, por isso, ter determinação e disciplina é essencial

Provavelmente, em algum ponto da sua vida, você já passou por mudanças ou reformas que pediam o desapego de algumas roupas, móveis e até brinquedos.

Para pessoas que moram em casas grandes, essa tarefa é “burlada” com certa facilidade, pois há o famoso quartinho da bagunça. Contudo, ao precisar reduzir o espaço disponível, abdicar das lembranças, saber o que jogar fora e outros objetos vira um transtorno.

Quer saber como estabelecer regras para guardar, o que jogar fora ou como doar seus objetos respeitando seus limites? Confira algumas dicas:

Cronogramas: saiba quando começar a abrir mão

No dia a dia, não temos o costume de observar o que temos em casa e não utilizamos. É fácil passar batido aquele vestido que não cabe mais, uma mesinha de canto que não combina com a decoração ou mesmo um quartinho cheio de brinquedos que as crianças não brincam mais. Por isso, ter um calendário ou um cronograma de organização de toda a casa é o primeiro estágio para conseguir desacumular as coisas.

Estabeleça períodos para fazer uma organização e faxina de cada cômodo. Essa limpeza não é como aquela realizada semanalmente; o objetivo aqui é tirar as coisas do lugar. Com uma atenção especial pegue as roupas, os livros e os brinquedos, assim é possível perceber o que está encalhado em casa.

Esse cronograma pode ser longo ou mais curto, tudo depende do tamanho da sua casa e da rotina de sua família, mas faça esse tipo de atividade pelo menos duas vezes ao ano, assim seu lar terá mais espaço para receber novas lembranças.

Categorização: conheça o que você tem

Saber o que jogar fora não é algo fácil, principalmente quando não se sabe o que se tem em casa. Marie Kondo, famosa personal organizer japonesa, instrui em suas consultorias uma separação de bens por categoria e não por cômodos. Fazendo isso, você tem uma visão clara dos bens que possui e quais não utiliza. Para otimizar seu tempo nessa etapa, temos algumas sugestões:

Roupas

Reúna a família e comece a atividade pelas roupas, pois são peças que temos o maior costume de acumular. Se tem filhos, peça para que eles vistam as peças e veja se estão apertadas, possuem manchas, rasgos ou outras imperfeições. Como o desenvolvimento dos pequenos é rápido, muitos dos modelos podem estar em perfeito estado, por isso considere a doação para familiares ou brechós beneficentes.

Para os adultos, veja o que não serve e o que já não está mais na moda ou não faz mais parte do seu estilo. Alguns personais organizers que indicação a regra dos “seis meses sem uso” para selecionar roupas devem ir embora. Como ainda estamos em quarentena e o home office está cada vez mais estabelecido, o período de reavaliações pode ser maior.

Brinquedos

Muitos pais querem ter o máximo de lembranças e outros suvenires da infância dos pequenos, porém, conforme as crianças crescem é preciso saber desapegar. Nessa seção  indicamos a seguinte separação:

Lixo:

  • quebrados;
  • com defeitos;
  • apresenta risco de acidentes.

 

Doação:

  • já passaram da idade;
  • não brincaram muito;
  • faltam peças.

 

Guardar:

  • o favorito da primeira infância;
  • ganhou de alguém muito especial;
  • boas lembranças.

 

Lembre-se: a categoria “guardar” deve ser a menor de todas. Um bom método para delimitar é pegar uma caixa e só ficar com o que couber nela. Nada além, combinado?

Cama, mesa e banho

Muitos casais ganham um belo enxoval de toalhas, cobertas e eletrodomésticos quando casam, os presentes são sempre ótimos e ajudam a nova família a compor o novo lar. Mas passados cinco ou dez anos, algumas coisas precisam ir embora, pois já não funcionam bem.

Aqui, precisamos fazer uma boa categorização do que jogar fora, pois depois de desapegar, devemos repor em pouco tempo cada item. Os eletrônicos devem ser trocados quando apresentam defeitos ou quando precisam de adaptadores de tomada.

Já as toalhas e os lençóis que apresentam manchas, furos e fios soltos devem ir para o lixo. Ter um toque macio de novos acessórios para banho e cama trazem a sessão de renovação para seu lar.

 

 

 

 

Checklist de pequenas coisas para desapegar

Entre os grandes itens, também há pequenas coisas para serem jogadas fora no seu dia a dia. Confira alguns objetos para desapegar agora mesmo:

  • joias sem par ou com defeitos;
  • CDs e DVDs que não funcionam mais;
  • apostilas e cadernos escolares antigos;
  • cupons fiscais;
  • presentes que não agradaram;
  • jogos de tabuleiro com peças faltando;
  • acessórios de hobbies abandonados;
  • blocos de anotações usados;
  • cabides em excesso;
  • carregadores quebrados.

 

O que é para o resto da vida?

Algumas compras e heranças são para a vida toda, até mesmo para serem repassadas às novas gerações. Por isso, saber separar o que jogar fora e o que guardar é pensar no futuro. Artes, móveis de madeira maciça e outros itens de decoração bem preservados podem (e devem) ser guardados.

Muitas famílias têm o costume de passar móveis antigos para os mais jovens quando esses saem de casa. Além de ser uma iniciativa muito legal do ponto de vista sustentável e econômico, a mobília antiga traz lembranças e boas energias da família para o novo lar.

Contudo, nem sempre é possível levar os móveis em algumas mudanças. O apartamento pode ser pequeno, o local pode ser temporário ou mesmo em outro estado, por isso muitas pessoas ficam com dúvidas do que fazer. Guardar, doar ou mandar para o lixo?

Guarde em um self storage! Preparados para receber seus bens mais preciosos, os boxes são ambientes seguros, limpos e climatizados. A receita certa para preservar tudo com facilidade para você!

A GoodStorage é a maior rede de self storage de São Paulo, com 17 unidades localizadas em pontos estratégicos. A GoodStorage oferece a locação de boxes de 1 m²  a 1.000 m²  para você armazenar o que tem valor para você ou sua empresa pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança.

Para saber mais, acesse o nosso site ou fale com um de nossos especialistas.



    Veja também