Organização

Aprenda como organizar, guardar e conservar os discos de vinil

Frágeis e delicados, os discos de vinil são eternos, mas quando armazenados de forma errada, podem facilmente estragar. Será que você está cuidando deles direitinho? É fácil saber porque de épocas em épocas os discos de vinil voltam à moda. Afinal, as bolachinhas podem ser eternas e passam de geração em geração. Sim, um disco […]

  • 19 de agosto de 2022

Frágeis e delicados, os discos de vinil são eternos, mas quando armazenados de forma errada, podem facilmente estragar. Será que você está cuidando deles direitinho?

É fácil saber porque de épocas em épocas os discos de vinil voltam à moda. Afinal, as bolachinhas podem ser eternas e passam de geração em geração. Sim, um disco de vinil, quando bem conservado, pode durar até 500 anos.

Os motivos para fazerem tanto sucesso vão desde a nostalgia, a qualidade sonora – que é mais alta que a digital – até a arte das capas – que são muito mais legais e ampliadas que no CD (e que na mídia digital nem chegam a ter graça). Quem não se lembra do álbum Dangerous, do Michael Jackson, cuja capa foi criada pelo pintor surrealista Mark Ryden? Para você ter uma ideia, a arte levou mais de 6 meses para ser finalizada!

Hoje, os vinis continuam a ser colecionados no mundo todo e o seu valor, simbólico e de mercado, continua alto. Só que, se organizados e guardados de forma errada, seus discos de vinil podem estar se estragando.

O vinil é feito de PVC, um material super delicado. A forma como você guarda seus discos de vinil impacta o quanto ele pode durar. E é aí que entra o pesadelo de todo colecionador. Discos riscados, arranhados ou amassados e até deformados, podem fazer a música saltar e, no pior dos casos, não tocar!

Tem coisa mais triste que isso?

O ambiente, a temperatura, a umidade e outros diversos fatores são decisivos para garantir a integridade deles. Continue a leitura para saber como armazenar corretamente os discos de vinil para preservá-los e protegê-los, independentemente da idade ou condição.

Os principais vilões

O local que você escolhe para armazenar sua coleção de discos é essencial para a conservação deles. Muitas pessoas optam por deixar jogados por aí os LPs antigos, em um armário, na garagem, mas essa, de longe, não é a melhor escolha.

Existem alguns elementos que precisam ser considerados ao explorar como guardar seus discos de vinil.

Temperatura

O primeiro aspecto é a temperatura ambiente. Os discos de vinil devem ser armazenados em um local fresco – nem muito frio, nem muito quente. Se o vinil for exposto a altas temperaturas por um longo período de tempo, pode deformar.

Umidade

O segundo aspecto é o nível de umidade. Alta umidade pode causar danos significativos aos seus álbuns ao longo do tempo. Tente encontrar um cômodo em sua casa que seja fresco e tenha baixa umidade.

Luz

Isso é algo que muitas pessoas não levam em conta, mas também é importante se você quiser manter seus discos de vinil nas melhores condições possíveis. A exposição excessiva a luzes brilhantes e luz solar direta pode, com o tempo, danificar seus LPs.

Poeira x limpeza errada

A poeira acumulada no vinil, além de dificultar a experiência de ouvir o disco sem que as faixas “pulem”, também aumenta a pressão no braço do toca-discos — impactando sua vida útil. NÃO use uma camiseta para limpar os discos, não importa o quão macia ou limpa você acha que é: as fibras e os vestígios de sujeira podem arranhar e arranhar seu vinil.

Se um DJ falou, então está falado. A forma mais simples de limpar um vinil é com água e detergente neutro. Sem usar a bucha, é claro.

Manuseio

Ao pegar um disco, gentilmente, segure-os pela borda. Ao tocar a superfície do disco, você acaba transferindo para ele óleos ou sujeiras dos dedos e isso afeta a qualidade do disco com o tempo.

Como guardar seus discos de vinil

Depois de cuidadosamente escolher um local, você também precisa guardá-los da maneira mais correta:

Guarde sua coleção na posição vertical

Parece tentador guardá-los de forma horizontal, afinal, eles são leves, mas os discos de vinil precisam ser armazenados na posição vertical para garantir que permaneçam em boas condições. Discos inclinados por um longo período de tempo podem deformar devido à pressão irregular que foi colocada sobre eles. É por isso que geralmente os discos são guardados em caixotes.

Não empilhe os discos uns sobre os outros

Empilhar sua coleção pode danificar permanentemente seus discos, estejam eles em suas capas ou não. O peso levará à deformação do vinil e até mesmo possíveis marcas de rachaduras ou arranhões. Você também está colocando em risco a capa do álbum quando empilha discos.

Escolha prateleiras resistentes

Se preferir armazenar seus discos em um móvel ou estante, certifique-se de que as prateleiras são resistentes e aguentam o peso. Caso contrário, tudo o que você vai encontrar é uma pilha de cacos de vinil pelo chão.

Proteja seus discos em um self storage

Armazenar seus discos de vinil no ambiente certo ajudará a preservá-los a longo prazo. Unidades de self storage são perfeitas, afinal, elas contam com controle climático, sem exposição à luz excessiva, poeira, umidade, frio ou calor.

As dicas de armazenamento continuam valendo para os boxes de self storage: não empilhe os discos uns sobre os outros e guarde-os na vertical. Muito menos, empilhe as caixas de discos.

Os boxes guarda volumes da GoodStorage têm tamanhos flexíveis, que podem comportar móveis e estantes, locais apropriados para você armazenar sua coleção de discos de vinil. Sem mencionar a estrutura de carga e descarga, a segurança do local e os horários de acesso.

Sua coleção cresceu demais ou você precisa de um espaço para organizá-los? Conte com a GoodStorage! Escolha a unidade de guarda móveis mais próxima de você e faça um orçamento sem compromisso.



    Veja também