BLOG GOODSTORAGE

3 técnicas de organização para apartamentos pequenos

Técnicas de organização

Com espaços caros e mais tempo em casa, a organização tornou-se um ponto essencial para ter um ambiente lindo e funcional!

Não é de hoje que os apartamentos têm ficado menores. Com o metro quadrado nas grandes cidades brasileiras cada vez mais alto e a necessidade de mais moradias crescendo, essa tem sido a alternativa para conseguir mais espaço urbano.

Contudo, saber como encaixar a  vida e toda a família dentro de poucos metros quadrados é um verdadeiro desafio, principalmente quando se sai de uma casa maior. Para não se desfazer de móveis e objetos com valor sentimental é importante fazer um bom planejamento.

Quer aprender as melhores técnicas de organização para seu apartamento pequeno? Continue a leitura!

Preparação

Antes de começar a organizar as roupas, livros, decoração e afins, pense no espaço que tem disponível. Caso seja um apartamento novo, vale listar tudo e medir os cômodos antes da mudança, assim você leva só o essencial. No entanto, se você já está morando, reserve um dia da sua semana e tire novamente as medidas, assim você tem uma nova visão do quanto de espaço realmente tem disponível.

Com as medidas em mão, faça uma planta baixa do seu apartamento, não se preocupe em contratar um profissional, o desenho só precisa ter a disposição dos seus cômodos e as medidas reais para auxiliar na hora de escolher o posicionamento dos objetos. Se você já tem os móveis que pretende utilizar, meça-os e os desenhe nos possíveis locais.

Fazer esse estudo simples, visualizando se realmente há espaço adequado para seus armários, camas e decoração, economiza tempo e esforço na hora de movimentar as coisas. Já imaginou mover uma estante super pesada de um lado da casa e ela não couber lá?

Não se esqueça de considerar a abertura de portas, armários e a circulação. Para o último item, é recomendado pelo menos 60 centímetros quando não há obstáculos, caso contrário,  aumente alguns centímetros para maior conforto. Vamos às técnicas de organização?

1. Categorização: lixo, doa e fica

Saber desapegar é essencial quando se mora em um apartamento pequeno. Então, na etapa de planejamento, separe seus pertences em três categorias: as que vão para o lixo; as boas, mas que não fazem mais sentido para você e vão para a doação; e as que vão ficar, pois você ainda usa e cabe dentro do imóvel.

Para móveis de família, com grande valor sentimental, e que não cabem no seu novo lar,  você pode optar por locais de autoarmazenamento (como a GoodStorage!), assim suas lembranças ficam seguras em um ambiente planejado para tal finalidade e você pode usar a mobília no futuro. Uma dica e tanto, não é mesmo?

2. Método KonMari

A guru da organização japonesa, Marie Kondo, é o sonho de profissional para todos que tem um apartamento no tamanho mini. Seu método de arrumação chegou a níveis tão altos que, em janeiro de 2019, a personal organizer ganhou sua própria série na Netflix. 

Em “Ordem na Casa com Marie Kondo”, você vê as técnicas de organização colocadas em prática em diversos ambientes. Pegue uma pipoca e confira casas pequenas, apartamentos com pets e crianças, e muito mais, sendo organizados com maestria.

Quer aplicar em seu apartamento? É simples: mantenha só o que te faz feliz. Marie garante que se você usar essa frase no momento de decidir sua organização, sua casa ficará impecável. A consultora resume sua técnica em quatro passos principais:

  1. Defina seu estilo de vida ideal e como gostaria que fosse sua casa;
  2. Arrume tudo de uma vez só (em um único dia!);
  3. Organize por categoria, não por localização;
  4. Livre-se dos excessos.

Sempre se pergunte: isso me faz feliz? Se sim, mantenha. Caso contrário, doe ou jogue fora. Sabemos que abdicar de algumas coisas é difícil, mas se é algo que realmente importa e não cabe, considere o aluguel de um box em um self storage para manter, mesmo que temporariamente, seu objeto guardado.

3. Tudo sobe!

As cozinhas pequenas sempre foram otimizadas com armários altos em todas as paredes e há alguns anos ela também tem sido integrada com mais ambientes da casa. Por que não fazer isso com os demais cômodos?

Calma, não estamos falando para acabar com as paredes do apartamento. Contudo, é preciso saber como ampliar ainda mais a metragem, com marcenaria e acessórios inteligentes. A personal dos famosos, Carol Rosa, conta que para manter uma organização e utilidade das coisas é preciso ter tudo sempre à vista.

Não é só desapegar de algumas coisas, como falamos nas dicas anteriores, podemos aproveitar as paredes para além de decorações ou apoio dos móveis. Utilize ganchos, prateleiras altas e muita criatividade para transformar objetos do seu dia a dia em um ornamento.

Suba também suas roupas! Sabe aquela parte de nichos pouco usada no guarda-roupas? Faça uma espécie de vitrine ou “biblioteca” das suas peças. Empilhadas de forma visual e prática, você sabe tudo o que tem, não faz compras desnecessárias, e não ocupa muito espaço ou precisa de novas gavetas.

Bônus

Aqui vão alguns truques que você pode aplicar para ampliar, otimizar ou limpar seu espaço atual:

  • Comece pelo pouco, retire ou reorganize botões soltos, pilhas espalhadas e pequenos objetos que ficam naquela caixa da bagunça;
  • Guarde bolsas uma dentro  da outra, sabe aquelas que são pouco usadas? Deixe-as juntas e ocupando menos espaços;
  • A decoração é fluida e construída gradualmente, não compre coisas em uma única saída ou mesmo época do ano;
  • Presentes que não foram usados devem ir embora, é difícil, mas ele já cumpriu seu papel;
  • Cabos, carregadores e fones quebrados ou antigos vão para o lixo, você não vai utilizar se não funciona, não é mesmo?
  • Manuais de instruções: você ainda tem dúvidas de como utilizar um eletrônico que tem há anos? Cada vez mais as dúvidas são respondidas no site da empresa do próprio produto.

Viu só como é possível deixar seu apartamento pequeno bem organizado com as técnicas de organização? Acompanhe a GoodStorage nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e confira novas dicas diariamente!

GoodStorage na mídia

Valor EconômicoJovem Pan NewsMais VocêExameEstadãoG1
Ligar Faça um orçamento Orçamento Chat Online Chat Online Entre em contato. Email 1122221220 Whatsapp