BLOG GOODSTORAGE

A melhor maneira de guardar seu equipamento de fotografia

A melhor maneira de guardar seu equipamento de fotografia

Equipamentos caros não podem ficar armazenados de qualquer forma, por isso, conferir as dicas de profissionais é essencial para preservar seu equipamento.

Guardar corretamente seu equipamento de fotografia é indispensável para conservar suas lentes, luzes, câmeras e demais acessórios, com máxima qualidade, por mais tempo. Caixas de papelão, armários improvisados e prateleiras que pegam poeira constantemente não são os locais ideais para objetos caros.

Ficou preocupado com o que pode acontecer com suas coisas? Confira algumas dicas de como guardar seu equipamento de forma segura agora mesmo!

Os 3 fatores essenciais

Antes de mais nada, pense nos três fatores essenciais para preservar seus objetos:

  1. Proteger de impactos;
  2. Manter longe de sujeiras e água;
  3. Impedir a presença de fungos.

Dentre os três, o último é o mais perigoso de todos, pois em dois ou três dias os fungos se instalam e se espalham por toda parte. A umidade do local afeta diretamente essa possibilidade, por isso acompanhe as dicas e sempre que for escolher um novo local para suas lentes, pense nesses três fatores e as chances de errar serão mínimas.

Limpeza periódica em tudo!

É primordial que seu equipamento esteja sempre limpo a cada vez que utilizar, principalmente quando for armazenar por um período mais longo.

Separe algumas horas do seu dia para fazer esse processo com calma e segurança, assim nada passa despercebido e os equipamentos ficarão sempre impecáveis. Com um pano limpo, seco e macio, faça a limpeza conforme as orientações do fabricante e lembre-se de que o pano não pode soltar fios!

Prepare seu equipamento para ser guardado

Mais do que limpeza, o preparo para guardar o equipamento de fotografia faz toda a diferença para a durabilidade de cada acessório. Antes de armazenar, desmonte cada parte necessária.

Com a câmera sempre separada da lente, coloque cada um deles nas cases corretas. Também retire as baterias, cartões de memórias, flash adicionais… Tenha sempre uma organização e rotina, assim você evita problemas futuros.

Quais são os materiais que devem ser usados para armazenar os equipamentos de fotografia?

São vários os materiais que podem ser utilizados para a confecção de caixas e bolsas voltadas para a fotografia, porém alguns só são indicados para transporte, enquanto outros são ideais para guardar tudo por mais tempo.

Materiais que atraem fungos:

  • Estantes de madeira;
  • Estojos de couro;
  • Tecidos de algodão.

Materiais ideais para longos períodos:

  • Vidro transparente, como aquários totalmente secos;
  • Plástico transparente, como caixas organizadoras.

Mochila: a pior e mais usada maneira de guardar

Ideal para um transporte seguro, as mochilas não são as mais indicadas para armazenar seu equipamento de fotografia, pois elas não protegem as lentes e câmeras dos três fatores essenciais que citamos acima.

Fornecendo escuridão, material orgânico e umidade, as mochilas são os grandes inimigos dos fotógrafos, pois facilitam a proliferação de fungos. Além disso, dependendo do material da sua mochila, a proteção contra acidentes, como água, não está garantida.

Sempre que for utilizar a mochila para transporte, não se esqueça de escolher as que são feitas de tecidos impermeáveis, limpos e com uma camada macia para a proteção de impactos. Seu equipamento de fotografia merece esses cuidados extras!

Caixas plásticas: alternativa aos armários profissionais

Existem armários do tipo desumidificadores profissionais, porém seus preços elevados fazem com que o fotógrafo tenha que escolher entre uma nova lente ou câmera e esse equipamento elétrico. Por isso, as caixas organizadoras plásticas podem ser utilizadas de forma prática e simples.

Contudo, saiba que não é qualquer caixa que irá subir as suas necessidades. A primeira característica essencial é a transparência, pois assim é permitido que a luz passe pelo reservatório e ajude na prevenção aos fungos.

Além disso, coloque alguns saquinhos de sílica gel ou um desumidificador comum que você encontra em mercados, garantindo o controle de umidade, com gasto mínimo para você. 

Outro equipamento necessário é o higrômetro. Fáceis de encontrar na internet, os higrômetros certificam a umidade e temperatura do local. Ter um equipamento que faça esse tipo de função é essencial.

A umidade deve estar sempre entre 30% e 70%, pois abaixo de 30% os mecanismos das lentes podem ressecar nas partes de borracha e as engrenagens podem apresentar defeitos; já acima de 70% os fungos encontrão o ambiente ideal para proliferar.

Self storage: um local seguro para seu equipamento

Uma excelente alternativa para quem quer ter o espaço adequado é buscar um box em um self storage. A GoodStorage disponibiliza boxes privativos de 1 m² a 1.000 m², sendo flexíveis, e você pode guardar, além das caixas com máquinas e lentes, os tripés, equipamentos de iluminação, como kits de softbox e os painéis de LED.

Outro ponto positivo ao escolher um self storage é a proteção contra  mudanças bruscas de temperatura. As câmeras costumam apresentar problemas caso essa situação seja constante, por isso, em nossos espaços a temperatura é sempre controlada. A climatização garante um menor choque, mesmo que na parte externa a temperatura varie muito.

Todas as unidades da GoodStorage podem ser acessadas a qualquer momento, com todo o conforto e tranquilidade; somente quem tem a chave poderá ter acesso ao seu interior.

Outro benefício do box da GoodStorage é que não há burocracia para realizar a locação e você não precisa se comprometer com meses de pagamento. O valor do box é descontado mensalmente, de forma automática e simples e, caso queira aumentar ou diminuir o espaço, não existem multas. 

Viu só como essa solução é prática e perfeita para você? Solicite agora um orçamento sem compromisso!


GoodStorage na mídia

Valor EconômicoJovem Pan NewsMais VocêExameEstadãoG1
Ligar Faça um orçamento Orçamento Chat Online Chat Online Entre em contato. Email 1122221220 Whatsapp