Dicas

A melhor maneira de guardar seu equipamento de fotografia

Equipamentos caros não podem ficar armazenados de qualquer forma, por isso, conferir as dicas de profissionais é essencial para preservar seu equipamento. Guardar corretamente seu equipamento de fotografia é indispensável para conservar suas lentes, luzes, câmeras e demais acessórios, com máxima qualidade, por mais tempo. Caixas de papelão, armários improvisados e prateleiras que pegam poeira […]

  • 27 de julho de 2021

Equipamentos caros não podem ficar armazenados de qualquer forma, por isso, conferir as dicas de profissionais é essencial para preservar seu equipamento.

Guardar corretamente seu equipamento de fotografia é indispensável para conservar suas lentes, luzes, câmeras e demais acessórios, com máxima qualidade, por mais tempo. Caixas de papelão, armários improvisados e prateleiras que pegam poeira constantemente não são os locais ideais para objetos caros.

Ficou preocupado com o que pode acontecer com suas coisas? Confira algumas dicas de como guardar seu equipamento de forma segura agora mesmo!

Os 3 fatores essenciais

Antes de mais nada, pense nos três fatores essenciais para preservar seus objetos:

  1. Proteger de impactos;
  2. Manter longe de sujeiras e água;
  3. Impedir a presença de fungos.

Dentre os três, o último é o mais perigoso de todos, pois em dois ou três dias os fungos se instalam e se espalham por toda parte. A umidade do local afeta diretamente essa possibilidade, por isso acompanhe as dicas e sempre que for escolher um novo local para suas lentes, pense nesses três fatores e as chances de errar serão mínimas.

Limpeza periódica em tudo!

É primordial que seu equipamento esteja sempre limpo a cada vez que utilizar, principalmente quando for armazenar por um período mais longo.

Separe algumas horas do seu dia para fazer esse processo com calma e segurança, assim nada passa despercebido e os equipamentos ficarão sempre impecáveis. Com um pano limpo, seco e macio, faça a limpeza conforme as orientações do fabricante e lembre-se de que o pano não pode soltar fios!

Prepare seu equipamento para ser guardado

Mais do que limpeza, o preparo para guardar o equipamento de fotografia faz toda a diferença para a durabilidade de cada acessório. Antes de armazenar, desmonte cada parte necessária.

Com a câmera sempre separada da lente, coloque cada um deles nas cases corretas. Também retire as baterias, cartões de memórias, flash adicionais… Tenha sempre uma organização e rotina, assim você evita problemas futuros.

Quais são os materiais que devem ser usados para armazenar os equipamentos de fotografia?

São vários os materiais que podem ser utilizados para a confecção de caixas e bolsas voltadas para a fotografia, porém alguns só são indicados para transporte, enquanto outros são ideais para guardar tudo por mais tempo.

Materiais que atraem fungos:

  • Estantes de madeira;
  • Estojos de couro;
  • Tecidos de algodão.

Materiais ideais para longos períodos:

  • Vidro transparente, como aquários totalmente secos;
  • Plástico transparente, como caixas organizadoras.

Mochila: a pior e mais usada maneira de guardar

Ideal para um transporte seguro, as mochilas não são as mais indicadas para armazenar seu equipamento de fotografia, pois elas não protegem as lentes e câmeras dos três fatores essenciais que citamos acima.

Fornecendo escuridão, material orgânico e umidade, as mochilas são os grandes inimigos dos fotógrafos, pois facilitam a proliferação de fungos. Além disso, dependendo do material da sua mochila, a proteção contra acidentes, como água, não está garantida.

Sempre que for utilizar a mochila para transporte, não se esqueça de escolher as que são feitas de tecidos impermeáveis, limpos e com uma camada macia para a proteção de impactos. Seu equipamento de fotografia merece esses cuidados extras!

Caixas plásticas: alternativa aos armários profissionais

Existem armários do tipo desumidificadores profissionais, porém seus preços elevados fazem com que o fotógrafo tenha que escolher entre uma nova lente ou câmera e esse equipamento elétrico. Por isso, as caixas organizadoras plásticas podem ser utilizadas de forma prática e simples.

Contudo, saiba que não é qualquer caixa que irá subir as suas necessidades. A primeira característica essencial é a transparência, pois assim é permitido que a luz passe pelo reservatório e ajude na prevenção aos fungos.

Além disso, coloque alguns saquinhos de sílica gel ou um desumidificador comum que você encontra em mercados, garantindo o controle de umidade, com gasto mínimo para você. 

Outro equipamento necessário é o higrômetro. Fáceis de encontrar na internet, os higrômetros certificam a umidade e temperatura do local. Ter um equipamento que faça esse tipo de função é essencial.

A umidade deve estar sempre entre 30% e 70%, pois abaixo de 30% os mecanismos das lentes podem ressecar nas partes de borracha e as engrenagens podem apresentar defeitos; já acima de 70% os fungos encontrão o ambiente ideal para proliferar.

Self storage: um local seguro para seu equipamento

Uma excelente alternativa para quem quer ter o espaço adequado é buscar um box em um self storage. A GoodStorage disponibiliza boxes privativos de 1 m² a 1.000 m², sendo flexíveis, e você pode guardar, além das caixas com máquinas e lentes, os tripés, equipamentos de iluminação, como kits de softbox e os painéis de LED.

Outro ponto positivo ao escolher um self storage é a proteção contra  mudanças bruscas de temperatura. As câmeras costumam apresentar problemas caso essa situação seja constante, por isso, em nossos espaços a temperatura é sempre controlada. A climatização garante um menor choque, mesmo que na parte externa a temperatura varie muito.

Todas as unidades da GoodStorage podem ser acessadas a qualquer momento, com todo o conforto e tranquilidade; somente quem tem a chave poderá ter acesso ao seu interior.

Outro benefício do box da GoodStorage é que não há burocracia para realizar a locação e você não precisa se comprometer com meses de pagamento. O valor do box é descontado mensalmente, de forma automática e simples e, caso queira aumentar ou diminuir o espaço, não existem multas. 

Viu só como essa solução é prática e perfeita para você?



    Veja também