Dicas

Veja nossas dicas para organizar ferramentas

Confira algumas recomendações para guardar e organizar suas ferramentas com mais eficiência e segurança Organizar ferramentas pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente para pessoas que não possuem os espaços adequados para realizar essa atividade. Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas dicas bastante úteis para que você possa arrumar seus objetos com mais eficiência […]

  • 27 de maio de 2022

Confira algumas recomendações para guardar e organizar suas ferramentas com mais eficiência e segurança

Organizar ferramentas pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente para pessoas que não possuem os espaços adequados para realizar essa atividade.

Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas dicas bastante úteis para que você possa arrumar seus objetos com mais eficiência e segurança e, ainda, vamos destacar como a GoodStorage pode te ajudar com isso.

Como organizar ferramentas em casa?

Apesar de não ser a maneira mais eficiente de se organizar ferramentas, algumas soluções caseiras podem ajudar a tornar os ambientes em que esses produtos estão armazenados menos caóticos e, ainda, preservar a integridade desses itens.

Categorizar objetos por tamanho, formato, utilização e outras características nesse sentido pode ser útil para indivíduos que possuem poucas unidades. No entanto, pessoas com acervos mais completos e com tipos mais variados podem optar por saídas, tais como:

  •  Usar caixas apropriadas

Apesar de parecer óbvia, essa solução não é tão popular quanto deveria. Buscando economizar dinheiro ou mesmo por desconhecimento, muitas pessoas adotam estratégias improvisadas para organizar ferramentas, tais como caixas de papelão, sacolas plásticas entre outras.

Como já citamos acima, além de não serem nada práticas, essas alternativas podem danificar esses objetos, fazendo com que a economia de outro momento seja revertida e até ultrapassada.

Por isso, caixas apropriadas são uma opção bastante viável. Projetados especialmente para essa função, esses produtos são mais resistentes e podem ser guardados de forma mais otimizada.

  •  Criar painéis organizadores

Mesmo que improvisada, essa é uma das soluções mais eficientes nesse sentido. Não há uma regra universal para se confeccionar esses itens, mas, em geral, se recomenda a utilização de MDF, pelo valor, e de ganchos metálicos.

Essa alternativa ainda pode ser adaptada para diferentes formatos, tamanhos e, a depender do gosto pessoal de cada indivíduo, de cores, texturas e até novas funcionalidades, como suportes metálicos.

O resultado é extremamente positivo, tanto por sua funcionalidade quanto pela sua estética, bastante chamativa para ambientes domésticos ou mesmo em empresas como oficinas.

  •   Evitar o acúmulo desnecessário

Tão dolorosa quanto necessária, evitar o acúmulo de objetos dispensáveis é uma dica muito importante para se organizar ferramentas. Pois é, por pior que seja, a depender dos investimentos feitos por cada indivíduo, ambientes domésticos sempre vão exigir um descarte constante de objetos desnecessários.

Nesses casos, isso pode até ser positivo, mas quando abordamos setores corporativos, que precisam ter esse acesso mesmo em casos pontuais, essa solução pode não ser eficiente e, mais do que isso, pode impactar diretamente no funcionamento de negócios.

Ou seja, considerando todos os pontos acima, é notável que organizar ferramentas em casa ou em ambientes empresariais, por melhor que seja a execução dessa tarefa, não é muito eficiente, mesmo que garantir essa característica nesses espaços seja extremamente importante.

Em abril de 2016, por exemplo, a Globo, através do programa Bem Estar, recebeu o psiquiatra Daniel Barros e o neuropediatra Erasmo Casella para debater, justamente, os impactos de uma rotina ajeitada na vida das pessoas.

Na ocasião, foi constatado que a “(…) organização melhora a qualidade de vida e diminui o estresse”, destacando, com ainda mais notoriedade, a importância dessa característica em qualquer espaço.

Portanto, como você pode organizar suas ferramentas de maneira eficiente?

Por todos os fatores já debatidos acima, uma forma eficiente de se organizar ferramentas é aderindo a ambientes externos, que sejam práticos e possuam seu acesso simplificado, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Portanto, espaços de armazenagem privados são a solução. Através deles, é possível solucionar todos os problemas listados anteriormente, assim poupando espaço em locais corporativos ou residenciais, além de garantir a segurança desses objetos tanto contra furtos e roubos quanto contra possíveis desgastes causados por ações do tempo, como chuvas e vazamentos.

Mais do que isso, essa alternativa é extremamente válida para organizar ferramentas de grande porte, como britadeiras, enceradeiras e outros produtos desse gênero.

E vale lembrar!

No último ponto, quando definimos o descarte de ferramentas como uma ação dolorosa, não usamos essa expressão no sentido figurado. Afinal, sabemos como muitas pessoas constroem um forte apego por determinados objetos que, muitas vezes, são associados a outros tempos e até a outros indivíduos.

Furadeiras manuais, chaves enferrujadas e outros produtos podem até não serem mais tão eficientes quanto em outros momentos, mas guardam consigo lembranças, e se desfazer desses itens muitas vezes não deve ser considerada uma opção.

Por isso, destacamos como esses espaços de armazenagem podem ser úteis também para esse grupo. Preservando esses objetos de fatores temporais e potenciais danos causados por quedas ou outros imprevistos, esses locais tendem a ser a melhor alternativa para organizar ferramentas dessa vertente.

E esses espaços ainda podem ser otimizados

Quando apontamos diversas soluções caseiras no início desse material, destacamos que elas, em geral, podem não se adequar a espaços e estruturas domésticas e empresariais por diversos motivos. Porém, isso não significa que essas regras também são aplicadas a espaços de armazenagem privados – pelo contrário!

Utilizando caixas de ferramentas tradicionais, painéis e outros produtos voltados para esse segmento, é possível otimizar o uso desses espaços, seja para itens de pequeno, médio ou grande porte.

Tudo isso vai depender da criatividade e disposição de cada indivíduo, que pode adaptar seu local de acordo com suas preferências, separando esses produtos por níveis de prioridade, formatos e qualquer outra característica que possa ser considerada nesse sentido.

Não perca tempo! Entre em contato com a GoodStorage!

Espaço é organização, e organização é dinheiro! Não desperdice mais recursos por falta de otimização em ambientes residenciais ou corporativos. Na GoodStorage, você encontra as melhores soluções para esses problemas e, mais do que isso, finalmente conquista o espaço que precisava!

Por isso, se está à procura de locais para organizar ferramentas, entre em contato com a GoodStorage.



    Veja também