Dicas

Quartinho da bagunça: 5 dicas para transformar o espaço em home office

O home office veio para ficar, por isso ter um local adequado para o momento de trabalho em casa é essencial para sua qualidade de vida A pandemia pegou muitas empresas e colaboradores despreparados;do dia para a noite, milhares de pessoas tiveram que transformar o lar em um local de produtividade profissional como nunca haviam […]

  • 20 de julho de 2021

O home office veio para ficar, por isso ter um local adequado para o momento de trabalho em casa é essencial para sua qualidade de vida

A pandemia pegou muitas empresas e colaboradores despreparados;do dia para a noite, milhares de pessoas tiveram que transformar o lar em um local de produtividade profissional como nunca haviam feito antes.

A previsão inicial de ficar apenas algumas semanas em casa fez com que muitas pessoas não preparassem um local para trabalhar com qualidade e tranquilidade, e a  mesa de jantar e a cama acabaram sendo a escolha de várias pessoas.

Passado mais de um ano e meio nessa realidade, muitos começaram a buscar alternativas mais apropriadas para a saúde e que fossem mais calmas, a fim de melhorar a concentração. Entre os locais mais procurados para repaginar está o famoso quartinho da bagunça.

Quer deixar seu escritório em casa mais completo e profissional? Confira as dicas que os nossos especialistas prepararam para você:

1. Faça uma limpeza

Antes de colocar a mesa, cadeira e computador no novo escritório em casa, libere todo o espaço!

Não é à toa que esse cômodo é chamado de quarto da bagunça. Móveis antigos, documentos do passado, sobras de reforma e muito mais são depositados ali, sem organizar ou pensar no futuro. Por isso, antes de fazer sua mudança, retire tudo que estiver no cômodo, veja o que faz sentido guardar, o que pode ser doado e o que vai direto para o lixo.

Seu ambiente deve estar totalmente limpo para dar sequência às  próximas dicas para fazer seu novo home office. Caso tenha muitas caixas e objetos que não possa abdicar, considere colocar todos em um self storage, assim tudo fica em um ambiente seguro e limpo.

2. Determine um orçamento para seu home office

Além da crise mundial, a alta procura por notebooks, mesas e cadeiras fez os preços dos itens essenciais se elevarem. Saiba quanto dinheiro poderá gastar com esse investimento, afinal esses itens são essenciais para a sua saúde e produtividade.

Caso sua empresa disponibilize uma espécie de auxílio home office, converse com seu gestor ou RH e saiba qual a ajuda que pode receber, para que  seu orçamento fique um pouco mais folgado!

Com ou sem essa ajuda, confira tudo o que precisa ser comprado ou adaptado e comece a economizar.

3. Faça um planejamento

Elenque quais são suas prioridades, ou seja, aquilo que realmente faz a diferença para sua produtividade. Por vezes, podemos querer um ar-condicionado, uma mesa para lanches rápidos ou mesmo uma decoração diferente, mas se isso não afeta diretamente seu tempo de trabalho, deixe para depois, combinado?

Para seu planejamento, faça uma planta baixa do projeto. Calma, não precisa de um arquiteto: pegue uma trena e veja a metragem que tem disponível e desenhe o espaço em uma folha de papel, assim você pode testar a melhor disposição dos móveis antes de montar tudo.

Além de pensar nos móveis, veja como é a recepção de internet no cômodo. Às vezes, por ser um espaço mais ao fundo da casa e pouco usado, o Wi-Fi pode não chegar com qualidade, por isso, considere um segundo ponto de recepção para poder participar das suas reuniões de trabalho com mais tranquilidade.

Checklist especial para o planejamento do escritório em casa:

  • Internet com qualidade
  • Mesa com espaço para computador e um caderno de anotações
  • Iluminação adequada para o ambiente
  • Cadeira confortável e ergonômica
  • Ventilação do local
  • Tomadas extras para carregar acessórios
  • Prateleiras para servir como suporte para papéis e fundo para as reuniões

4. Vá às compras! Mas com muita consciência

Se até o momento você está em um ambiente improvisado, é provável que esteja sem uma mesa adequada para passar horas trabalhando, por isso, ela e a cadeira ergonômica devem ser suas duas prioridades na hora das compras.

Confira as medidas da mesa, a altura, se possui ou não gavetas ou suporte para um teclado. Veja todas as características que te agradam e separe alguns modelos que estejam dentro do seu orçamento, depois leia comentários de compradores antigos e confira resenhas na internet.

Seguindo esse caminho, seu orçamento irá funcionar muito bem e você sempre terá móveis de qualidade para estudar e trabalhar de casa por muito mais tempo. Ter a postura correta enquanto trabalha auxilia na sua produtividade e diminui os riscos de danos à sua saúde.

5. Mantenha o ambiente sempre bem organizado

O propósito de mudar seu home office para um cômodo especifico é ter mais privacidade e concentração, certo? Então sua organização deve ser de primeira!

Se você não respeitou as dicas anteriores como: não limpou o espaço; comprou os móveis de tamanho adequado; ou colocou muitas coisas em um ambiente pequeno, está na hora de voltar um pouco e rever suas decisões; sem seguir o planejamento, a bagunça será o único resultado desse escritório.

Use as gavetas da mesa ou as prateleiras das paredes para apoiar papéis importantes, canetas e acessórios para ligações (como fones de ouvidos), assim seu espaço de trabalho só terá o essencial e os demais estarão sempre por perto.

Caso tenha o costume de utilizar quadros de recados e ideias ou um calendário de parede, deixe ele pendurado no seu campo de visão, para ter um lembrete constante das próximas obrigações, além de programar seus dias de trabalho com antecedência.

Outro acessório excelente para seu home office é um timer. Isso mesmo, um timer de cozinha comum. Use para determinar pausas para alongamento, tempo de reuniões e, até mesmo, o horário certo para desligar o computador e aproveitar a família.

Gostou do conteúdo da GoodStorage? Compartilhe com os amigos e acompanhe nosso Instagram e Facebook para conferir nossas dicas semanalmente!

Na GoodStorage você aluga o espaço que atende às suas necessidades por quanto tempo quiser. Ainda conta com privacidade, segurança,  sem burocracia. Conheça nossas soluções para você e para sua empresa! Solicite agora um orçamento sem compromisso e saiba o tamanho ideal de box guarda volumes para você.



    Veja também